quarta-feira, 22 de maio de 2013


Boletim Diário da CNBB - 
REFLEXÃO
O que faz com que na maioria das vezes não compreendamos corretamente a mensagem de Jesus geralmente são as diferenças que existem entre os nossos interesses e os dele. Enquanto Jesus estava pensando na necessidade da cruz para a realização do Reino de Deus, seus discípulos estavam pensando em um reino com critérios humanos, fundamentado principalmente nas diferenças, nas relações de poder e na hierarquia social, econômica e política. Sempre que não nos colocamos em sintonia com o projeto de Jesus e não colocamos o amor como o critério último das nossas vidas, podemos nos equivocar na compreensão do Evangelho e buscar interpretações que existem muito mais para legitimar os nossos interesses do que para nos conduzir à verdade e ao Reino.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Remídio José Bohn, Bispo de Cachoeira do Sul - RS
Ordenação Presbiteral
  • Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas - Caravelas - BA
  • Dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior - PI
  • Dom Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília - DF
Ordenação Episcopal
  • Dom Bruno Pedron, SDB, Bispo de Ji-Paraná - RO
  • Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo de Guarulhos - SP
NOTÍCIAS
Com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, os peregrinos correm contra o tempo para conseguir efetuar as suas inscrições. Até o início de maio, mais de 215 mil pessoas de todo o mundo já se inscreveram, a maioria brasileiros e latino americanos. Apesar de não ser obrigatória, existem várias facilidades para quem se inscreve como peregrino.
Todos os inscritos receberão o kit peregrino e um seguro, benefícios presentes em todos os pacotes. O Kit contém diversos acessórios inéditos e exclusivos. Também terão entrada franca nos eventos do Festival da Juventude, que será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho.
Também há uma grande vantagem no quesito alimentação. Na inscrição, o peregrino pode escolher um pacote, e receberá um cartão para comer em restaurantes, lanchonetes e bares credenciados. Haverá também locais com a oferta do Menu Peregrino, uma refeição completa (prato principal, bebida e sobremesa), que cabe dentro do orçamento diário do cartão. Os locais estarão sinalizados e seus endereços disponíveis no Guia do Peregrino e no aplicativo para smartphones e tablets.
Garantir o transporte com um dos pacotes da Jornada também é vantagem no bolso. O peregrino que se inscreve nesse pacote recebe um cartão-transporte para a utilização do transporte público do Rio de Janeiro durante a JMJ. O cartão pode ser usado em ônibus (exceto em ônibus executivos com ar-condicionado), metrôs, trens e barcas. A validade se estende até às 10h do dia 29 de julho.
Vale lembrar que os ônibus fretados não poderão circular no Rio de Janeiro durante a JMJ. A medida foi tomada pelos organizadores para evitar congestionamentos e permitir maior fluidez no trânsito. Por este motivo, os ônibus precisam ser cadastrados. O Setor Nacional vai distribuir os veículos nos “bolsões” de estacionamento localizados nos bairros de Paciência e Recreio dos Bandeirantes, onde os ônibus ficarão guardados até o final da Jornada.  
De acordo com a rota indicada no ato da inscrição do veículo, as caravanas precisarão se dirigir para um dos três pontos de apoio em municípios próximos ao Rio de Janeiro. É nesses pontos, que ficam em Cachoeira Paulista (SP), Casimiro de Abreu e Itaipava (RJ), que o coordenador do grupo saberá o local para o qual o ônibus precisa se dirigir ao entrar na cidade sede da JMJ.
Hospedagem
Os peregrinos podem optar pela inscrição com hospedagem oferecida pela JMJ Rio2013. Os grupos que escolherem a hospedagem da Jornada devem levar consigo saco de dormir e colchonete e poderão ser hospedados em casas de família, centros paroquiais, escolas públicas e particulares, universidades, ginásios poliesportivos, casas de festas e centro comunitários. Todas as estruturas estarão equipadas com água, chuveiros e banheiros. O valor do pacote com hospedagem sai mais barato do que pagar diárias em albergues, pousadas e hotéis numa cidade turística como o Rio de Janeiro.
Já o pacote completo é a grande sacada para quem quer economizar nos dias em que o Papa Francisco estará no Rio. Ao fazer a sua inscrição pelo pacote A1 (que compreende a semana completa do evento), ou B1 (só para o fim de semana), o peregrino garante a alimentação, hospedagem, transporte, Kit Peregrino e seguro para todo o evento.
E para quem deseja participar só da Vigília e da Missa de Envio da JMJ Rio2013, que acontecerão nos dias 27 e 28 de julho, em Guaratiba, os peregrinos inscritos terão acesso às ilhas exclusivas, de melhor localização no Campus Fidei com relação ao palco onde estará o Papa Francisco.
Para fazer o cadastro dos ônibus fretados, clique aqui.
Para fazer a inscrição na JMJ Rio 2013, clique aqui.

Nesta terça-feira 21 de maio, o segundo dia do Encontro de Comunicação promovido pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) teve início com a Celebração Eucarística e uma reflexão sobre o Documento de Aparecida (DA) na ótica da comunicação, na sede da Conferência, em Bogotá. O evento é voltado aos bispos e assessores de comunicação das Conferências Latino-Americanas e, se prossegue até esta quarta-feira, 22.
Na sessão da manhã, dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, participou de uma videoconferência, onde disse aos participantes palavras de ânimo e esperança, enfatizando pontos relevantes sobre a comunicação como “Cultura do Encontro” e da “Comunhão”.  Na oportunidade do contato, dom Claudio destacou que é preciso dar maior ênfase à comunicação como um trabalho comprometido com a comunhão e, para que a Igreja não se feche, mas esteja à disposição das pessoas.
O bispo sugeriu fazer uma avaliação dos meios de comunicação para verificar se estão promovendo o encontro e a comunhão com todos os que creem e com aqueles que não creem; por uma Igreja que demonstre simpatia ao homem e que comunique Jesus Cristo a todos. De acordo com os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade de Melo e Ir. Élide Maria Fogolari, o encontro está favorecendo partilhas importantes das experiências na área da comunicação, contribuindo, assim, para o fortalecimento da PasCom da Igreja na América Latina.


No dia 18 de maio, a Diocese de Juazeiro (BA) sediou o Encontrão de Líderes da Pastoral da Criança. O evento, realizado na cidade de Pilão Arcado (BA) teve como objetivo o encontrão o fortalecimento da Missão do Líder na Pastoral.
Os mais de 120 voluntários participaram de palestras sobre autoestima, missão do líder, ações da pastoral, mística e espiritualidade. O assessor foi o responsável pela comunicação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Edson dos Santos de Jesus.

Entre os dias 17 a 19 de maio, aconteceu na cidade de Icó (CE), a capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 1 (Ceará). O evento foi realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Expectação e contou com a presença de 50 participantes.
Os novos agentes da Pastoral da Sobriedade irão realizar trabalhos pastorais com atividades voltadas a prevenção ao uso de drogas; a intervenção junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente; na recuperação do dependente químico, na reinserção familiar e social do dependente em sobriedade e na atuação política com articulação e diálogo.
Os agentes iniciarão suas atividades através da abertura do Grupo de auto-ajuda da Sobriedade na Paróquia. O grupo desenvolve ações interligadas e age interligando as demais pastorais, movimentos e ministérios dentro da paróquia, quando, por ser pastoral social, busca ser causa de transformação pessoal, comunitária e da sociedade pela promoção de ações concretas em favor da Vida junto à iniciativa privada, escolas públicas, e governos.

O Regional Nordeste 4 (Piauí) realizou nos dia 17 e 18 de maio o Encontro de Encerramento da 5ª Semana Social Brasileira. O evento aconteceu no Centro Guadalupe, em Teresina, coordenado pelo Fórum Regional das Pastorais Sociais. Participaram do encontro o arcebispo de Teresina e referencial das Pastorais Sociais, dom Jacinto Furtado, o bispo de Oeiras, dom Juarez Sousa e o bispo de Floriano, dom Valdemir Ferreira.
O objetivo do encontro foi recolher e sistematizar as reflexões acerca da temática da 5ª Semana Social Brasileira: Participação da sociedade na democratização do estado – O Brasil que temos e o Brasil que queremos, realizado nas dioceses junto às Pastorais Sociais.
Tiveram participação sete das oito dioceses do Regional, diversos representantes das Pastorais, organismos e movimentos sociais.
O encontro buscou preparar o Encerramento da Semana Social Nacional que acontecerá nos dias 03 a 05 de setembro, em Brasília, e contará com a participação do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí).

Em comemoração ao centenário da diocese de Caetité, que ocorre neste ano de 2013, acontece entre os dias 22 e 24 de maio, um ciclo de debates. O evento promovido pela diocese e o Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será realizado no Auditório do Campus VI da UNEB.
Na primeira noite haverá uma conferência com o historiador e especialista em História da Igreja na América Latina e no Brasil, padre doutor Oscar Beozzo.
No dia 23, uma mesa redonda discutirá sobre o tema “A influência da Igreja no contexto sócio-político nacional e regional”. Estarão presentes nessa discussão a professora Mestra Gabriela Nogueira Amorim, de Bom Jesus da Lapa, o professor doutor Ricardo Tupiniquim, o professor mestre Paulo César de Brito e o padre Beozzo.
Na última noite, 24 de maio, acontecerá a apresentação e lançamento do livro Diocese de Caetité: 100 anos de fé e missão nas terras sagradas do sertão. O livro foi escrito com a colaboração de professores, estudantes de História e Letras da UNEB e também de alguns padres da diocese. Nele pode-se encontrar artigos e temas como os antecedentes de 1913, a fé e a religiosidade popular no alto sertão, presença e atuação dos leigos, a renovação do Concílio Vaticano II, presença das religiosas e dos missionários estrangeiros e as biografias dos oito bispos que serviram pastoralmente nesses 100 anos de diocese.
Em cada noite acontecerão também apresentações culturais e uma exposição sobre a Diocese de Caetité.

No dia 20 de maio, dom Vicente Costa, bispo da diocese de Jundiaí (SP), recebeu políticos de onze cidades, no 5º Encontro promovido pela Pastoral Diocesana Fé e Política, sediado na Cúria Diocesana. Na ocasião, o bispo convidou as autoridades a serem construtores de uma sociedade em vista do bem comum. Participaram seis prefeitos, dois vice-prefeitos, vereadores, padres, diáconos e membros da Pastoral Fé e Política paroquiais.
O encontro contou com exposições sobre o tema “Juventude e Políticas Públicas”, com informações e dados atualizados que comprovam a ascensão das políticas públicas sociais e dos movimentos ligados à juventude, que são fundamentais para a mudança do perfil da sociedade brasileira. A coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade apresentou um balanço das ações da CF 2013 na diocese de Jundiaí. O próximo encontro está marcado para o dia 28 de outubro de 2013.

No dia 18 de Maio, a cidade de Goianésia (GO) sediou a XV Romaria da Terra e das Águas, que teve como tema "Cerrado e Sustentabilidade" e como lema "Vi então um novo céu e nova terra" (Ap 21, 1). O evento foi promovido pela Diocese de Uruaçu, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra do regional Centro-Oeste.
O objetivo da Romaria é o despertar para a problemática ecológica e ambiental no mundo hoje, “não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador”, explica o padre Pedro Márcio, da paróquia de Goianésia.
A Romaria ocorreu no clima da vigília de Pentecostes. De acordo com a Polícia Militar, participaram cerca de 7 mil romeiros. Além de caravanas das paróquias da Diocese de Uruaçu, estavam presentes romeiros de diversas cidades goianas. O ponto alto da Romaria foi a visita da imagem de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, vinda do Santuário diocesano. Trazida elas mãos de Dom Messias Reis, bispo de Uruaçu, a imagem sobrevoou de helicóptero o local da Romaria.
Estiveram presentes os seguintes bispos: Dom Messias dos Reis, bispo da Diocese de Uruaçu; Dom Tomás Balduíno, bispo emérito da Diocese de Goiás; Dom Eugênio Rixen, bispo da Diocese de Goiás; Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri.
Ao final da celebração, foi lida a carta de comprometimento da XV Romaria da Terra e das Águas, que exorta os romeiros a adotarem um estilo de vida que respeite a biodiversidade e promova um desenvolvimento que sustente a vida para todos, privilegiando a solidariedade acima dos interesses particulares. A próxima Romaria da Terra e das Águas será realizada na Cidade de Goiás, daqui a quatro anos.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: