sexta-feira, 10 de maio de 2013


Boletim Diário da CNBB - 

REFLEXÃO
Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.

COMEMORAÇÕES
Ordenação Presbiteral
  • Dom Giuliano Frigeni, PIME, Bispo de Parintins - AM
Ordenação Episcopal
  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo do Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio
  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte - MG
  • Dom Silvério Jarbas P. de Albuquerque, OFM, Bispo Emérito de Feira de Santana - BA
NOTÍCIAS
Faltam quase dois meses para a Jornada Mundial da Juventude e o clima de preparação é intenso na arquidiocese do Rio de Janeiro. Por isso, o tema da Vigília dos Jovens Adoradores do mês de maio se volta ao serviço e ao voluntariado: “Se alguém tem o dom do serviço exerça-o como graça dada por Deus”.
A Vigília inicia às 22h com a acolhida. Em seguida haverá um momento de estudos do YouCat, o catecismo jovem da Igreja, conduzido pela Comunidade Pequeno Rebanho. A Missa, marcada para começar às 23h, será presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Após a celebração, a vigília continua com condução do padre Antonello, da Comunidade Aliança de Misericórdia e Suely Façanha. A noite termina com a condução do cantor católico Nilton Júnior. O encerramento será às 5h30.
Os intercessores da JMJ Rio2013 que terão suas histórias apresentadas aos jovens são o beato José de Anchieta, lembrado na liturgia do dia 9 de junho, e Santa Teresa dos Andres. A reflexão será feita por grupos da Iniciação Cristã e da Juventude de Ação Mariana (JAM), respectivamente.
Para aqueles que não estiverem no Rio de Janeiro e quiserem acompanhar, o evento será transmitido ao vivo pela WebTV Redentor.

Aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio, no Centro Cultural de Brasília (DF), o 9º Encontro Nacional das Redes de Proteção. O evento foi realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), juntamente com a Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB e a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
O encontro deste ano teve como tema “Migrantes, Refugiados, Retornados e Apátridas: os Desafios da Integração”. O objetivo foi contribuir, por meio da análise de conjuntura, aportes, debates e troca de práticas e experiências, na reflexão e formulação de propostas para superar os desafios do acesso aos benefícios sociais e da efetiva integração dos migrantes, refugiados, retornados e apátridas na sociedade brasileira.
O assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, padre Sidnei Marco Dornelas, esteve presente do evento e destacou o significado do encontro. “O evento traz um balanço, uma visão, uma panorâmica de toda realidade migratória que acontece hoje no país. É um momento importante para confrontar as políticas públicas para os refugiados e o trabalho que é feito na base, na ponta do sistema do atendimento ao migrante refugiado, com todas as suas demandas e dificuldades”, disse.
O encontro acontece todos os anos e participam representantes de entidades, centros de apoio e de atendimento ao refugiado de todas as partes do país.

No dia 28 de maio, a arquidiocese de Mariana e Paulinas Editora farão o lançamento do livro Dizer o Testemunho. A obra reúne artigos escritos por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e é resultado de um projeto de pesquisa realizado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, criada há 10 anos por dom Luciano.
O lançamento ocorre em comemoração ao 10º aniversário da Faculdade Arquidiocesana de Mariana e ao 25º aniversário de posse de dom Luciano como arcebispo de Mariana.
O evento será realizado no Espaço Cultural Dom Oscar de Oliveira, na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, a partir das 20h. Mais informações: (31) 3558-1439 e secretaria@famariana.edu.br.

Nenhum comentário: