quarta-feira, 22 de maio de 2013


Atletas estiveram em Brasília nesta terça-feira (21) para pedir apoio à proposta que limita mandato de dirigente e profissionaliza a administração das entidades
Um grupo de atletas brasileiros esteve em Brasília nesta terça-feira (21) para conquistar apoio político em favor da emenda de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que insere na Medida Provisória 612/2013 dispositivos que alteram a Lei Pelé. As articulações começaram no gabinete do presidente da Câmara em exercício, deputado André Vargas (PT-PR), que declarou apoio ao espírito da proposta. “É uma causa absolutamente justa. Estamos preocupados com a infraestrutura, mas a pauta dos atletas é estruturante, algo que garanta transparência e eficiência para a gestão esportiva, que fique como legado para depois dos eventos”, destacou Vargas.
 A emenda estabelece, por exemplo, a limitação dos mandatos de presidentes e dirigentes de federações subvencionadas pelo Estado. Os mandatos teriam uma duração máxima de quatro anos, permitida apenas uma única reeleição. A remuneração ficaria restrita aos dirigentes que atuam efetivamente na gestão executiva. Presidente da Atletas pela Cidadania, a ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, destaca que a proposta é por adesão e não obriga nenhuma entidade a seguir o novo modelo proposto. “Para ter todas essas vantagens na liberação de recursos públicos e na isenção tributária, os dirigentes terão que adotar esse novo modelo. A proposta não obriga, mas valoriza quem adotar uma gestão profissional”, esclareceu Moser.
A emenda exige ainda a transparência dos atos administrativos, em especial com os dados econômicos, contratos, patrocinadores, diretos de imagem, propriedade intelectual e quaisquer outros aspectos da gestão. Os atletas e ex-atletas teriam assegurada a representação de suas respectivas representações das modalidades esportivas no âmbito dos órgãos e conselhos técnicos incumbidos da aprovação dos regulamentos das competições. “A mobilização dos atletas é significativa e o que eles trazem como proposta também é bastante interessante e pertinente”, declarou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que recebeu os atletas no Palácio do Planalto. A mobilização dos esportistas surtiu efeito imediato e levou o relator da proposta, deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), a acatar a emenda na íntegra. A Atletas pela Cidadania ainda se reuniu com o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes.
Autor da proposta, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) entende que a mobilização precisa se intensificar de agora até agosto, quando está prevista a votação da Medida Provisória. “Quem quiser construir um Brasil transparente vai ter que aderir a esta medida”, declarou o parlamentar. Jerônimo lembrou ainda que os atletas e ex-atletas teriam assegurada a representação de suas respectivas representações das modalidades esportivas no âmbito dos órgãos e conselhos técnicos incumbidos da aprovação dos regulamentos das competições.
A Atletas pela Cidadania luta pela eficiência administrativa das finanças direcionadas ao fomento do esporte. O objetivo final é o combate às fraudes e a redução dos custos de transação, proporcionando a profissionalização dos entes desportivos, tanto sob o aspecto de gestão dos negócios quanto na busca por resultados práticos. A comitiva que esteve em Brasília foi formada pelos seguintes atletas: Ana Moser, Raí, Leila, Kelly Santos, Mauro Silva, Flávio Canto, Neco, Patrícia Medrado, Ida, Ricardo Vidal e Carmem de Oliveira.

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

Nenhum comentário: