terça-feira, 7 de maio de 2013


RS Sem Fronteiras: EGR deve assumir o controle de 820 quilômetros de estradas no estado

Foto destaque

Após muita polêmica e decisões judiciais, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deverá assumir as praças de sete polos de pedágio, num total de 820 quilômetros de estradas, em todo o Rio Grande do Sul. Mas a EGR, fundada há menos de um ano, já é a responsável pelo funcionamento das três praças de pedágio comunitário, em Campo Bom, Portão e Coxilha. Para falar sobre esses temas, o entrevistado desta semana do programa de rádio RS Sem Fronteiras é o titular da empresa, Luiz Carlos Bertotto.

"O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro que recebe de volta rodovias que haviam sido concedidas", informa ele. Bertotto também fala da questão judicial com as antigas concessionárias sobre a duração dos contratos e sobre o polo de Lajeado. "Os contratos têm 15 anos de duração. As concessionárias alegam que eles passaram a valer a partir da cobrança de pedágio, mas nós temos o entendimento de que o prazo vale a partir da assinatura do contrato", explica.

A EGR, em Porto Alegre, tem uma equipe de cerca de 40 funcionários (muitos cendidos de outros órgãos), para o trabalho de gestão, controle e fiscalização, além do pessoal que atua nas praças de pedágio e dos serviços terceirizados.

O programa RS Sem Fronteiras é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e está disponível para download gratuito - acesse os arquivos de áudio anexos acima.

Texto: José Antônio Silva 

Nenhum comentário: