terça-feira, 7 de agosto de 2012

SUS


Número de transplantes cresce no País



O Sistema Único de Saúde oferece exames, cirurgias, acompanhamento médico e medicamentos aos pacientes que necessitam de transplantes e já é o principal sistema público do mundo

Os índices representam dados dos primeiros quatro meses deste ano e, até abril, já haviam sido realizados 7.993 transplantes no País. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.
Ministério da Saúde O Sistema Nacional de Transplantes possui 172 hospitais aptos a realizarem atendimento ao paciente que necessita de cirurgia
O número de doadores também aumentou e nesse primeiro quadrimestre, o País registrou elevação de 29% no número de doadores - 726 doadores - comparado ao mesmo período do ano passado – 564.  “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. O país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita à população”, destaca ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Sistema Nacional de Transplantes conta com 35 Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, que facilitam a circulação das informações sobre a compatibilidade e a disponibilidade dos órgãos e tecidos em todo o País; 11 Câmaras Técnicas Nacionais; 172 Centros de Transplantes – hospitais aptos aos procedimentos cirúrgicos; e 316 equipes de transplantes, que são divididas por especialidade de órgão. 
Em abril, o Ministério da Saúde possibilitou o aumento de até 60% no repasse de recursos para ampliação do número de transplantes no SUS. Os hospitais que fazem transplante de rim, por exemplo, tiveram um reajuste específico de 30% para estimular a realização dos procedimentos e a redução do número de pessoas que aguardam pela cirurgia.
Em 2011, foram investidos R$ 1,3 bilhão para manutenção e crescimento da rede - quatro vezes mais que o total de recursos alocados para o setor em 2003, quando foram destinados R$ 327,85 milhões.
Portal Brasil O número de transplantes aumentou em 17 unidades da Federação e registrou 7.933 cirurgias.
Incentivo a doação
Os interessados em ser doadores de órgãos no Brasil podem manifestar sua vontade no Facebook. A rede social tem mais de 37 milhões de usuários no País e, com a nova funcionalidade - lançada no dia 30 de julho - pretende reunir e cadastrar possíveis doadores. A ideia é promover a intenção de doar órgãos, utilizando o poder das redes sociais.
O usuário poderá adicionar a opção por ser doador em sua Linha do Tempo e escrever sobre sua decisão. Além disso, é possível também escolher com quem a informação poderá ser compartilhada, utilizando o controle de privacidade. O aviso poderá aparecer tanto na linha do tempo quanto na descrição do perfil.
Os usuários interessados em ativar a funcionalidade devem navegar pela sua Linha do Tempo e clicar em Evento Cotidiano (na parte superior da linha). Em seguida devem selecionar a opção Saúde e Bem Estar e depois selecionar a opção Doador de Órgãos. O público que poderá ver a mensagem deve ser escolhido e logo em seguida, a opção salva. (FONTE GOVERNO FEDERAL)

Nenhum comentário: