quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AES SUL




Projeto Educar para Transformar contemplou a cidade de Santiago, dentro dos trinta e nove primeiros municipios a serem visitados. Aluns da rede pública municipal de educação satisfazem suas curisiodades em relação ao meio ambiente e energia e assistem espetáculo teatral, tudo num só lugar.
 
 Centenas de alunos da rede pública municipal de educação já visitaram o Projeto AES Sul na Comunidade – Educar para transformar, desenvolvido por uma equipe de Porto Alegre. Conforme a monitora, Luana Santos da Silva, o projeto trás o espaço Ciência, montado em uma espécie de lonão com quatro eixos temáticos; energia, mobilidade, lixo e água. Após passarem por este espaço, as crianças são levadas a assistirem uma encenação de teatro multimídia.
  O projeto AES Sul na Comunidade iniciou no dia 02 de maio deste ano e esta etapa prossegue até o mês de dezembro, inicialmente em trinta e nove cidades abrangidas pela empresa. Com Santiago, já foram dezoito municípios contemplados. Os experimentos são todos muito interativos, fazendo com que as crianças possam tirar suas dúvidas. No primeiro experimento a equipe trata sobre a destinação correta do lixo; em seguida sobre lixão e aterro sanitário; porcentagem da água existente no planeta; pegada hídrica (que especifica a quantidade de água existente em cada produto, desde a matéria-prima até a composição final); ciclo da água; mobilidade urbana, como os vários meios de transporte, índices de poluição e gastos de energia. O espaço Ciência finaliza com o assunto voltado à energia dentro dos experimentos: princípios do eletromagnetismo, caminhos da energia (usina hidrelétrica, termoelétrica e aeólica) e por fim o experimento de uma casa com vários produtos eletroeletrônicos onde os estudantes tem noção do quanto se gasta de energia e o custo final.  No espaço do teatro, as crianças  assistem a peça “ O Inspetor Intergaláctico” que abrange todos os eixos tratados no espaço da Ciência. A estrutura foi montada junto à Escola Criança Feliz, no Ginásio Municipal de Esportes - Aureliano de Figueiredo Ponto, na última terça-feira, 21, até essa quarta-feira, 22. Sob a supervisão da AES Sul, o projeto foi realizado pela Casa do Projeto de Porto Alegre.  

Nenhum comentário: