segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BRASIL SEM MISÉRIA


Com 263.077 pré-matrículas, Pronatec Brasil Sem Miséria supera expectativa
Entre os cursos oferecidos de programa de qualificação profissional, estão os de costureira, eletricista, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador e pedreiro. Meta do governo federal é oferecer 1 milhão de vagas até 2014
 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ), uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, superou a expectativa de alunos pré-matriculados para os cursos de qualificação profissional.  Já são 263.077 pré-inscritos em todos os estados e no Distrito Federal. Esse total corresponde ao número de pessoas encaminhadas pelas equipes de assistência social que atuam na inclusão produtiva urbana nos municípios e no DF.
De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, a expectativa era matricular 230 mil alunos este ano. Na primeira quinzena deste mês, já foram feitas 130.341 matrículas em centenas de cursos - entre eles, costureira, eletricista, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador e pedreiro.
“Mais de 130 mil alunos em sala de aula, num período inferior a seis meses, demonstra que o Pronatec atingirá os objetivos de incluir a população extremamente pobre no mercado do trabalho”, avalia Müller.  Ele destaca que os cursos oferecidos estão associados à demanda e a expectativa é incluir no mercado esses alunos, seja como trabalhadores com carteira assinada, cooperativados ou microempreendedores individuais.
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria coordena a oferta de vagas de qualificação profissional. A meta do Pronatec Brasil Sem Miséria é oferecer 1 milhão de vagas até 2014. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho com duração mínima de 160 horas.
Os cursos são oferecidos em instituições reconhecidas pela qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são gratuitos. Os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.
Quem quiser informações sobre o Pronatec Brasil Sem Miséria deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de sua cidade.

Nenhum comentário: