quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HCS


A mulher de iniciais  V.N.F. registrou no  plantão da Polícia Civil que no dia 26, por volta das 14 horas, seu tio Miro Antonio Nadalon, 62 anos de idade sofreu uma queda  no interior de sua residência e passou a sentir fortes dores, sendo acionado o SAMU que o conduziu até o Pronto Socorro Municipal, onde foi atendido pelo medico plantonista e liberado logo após porque segundo o médico o paciente não apresentava nenhum problema grave de saúde. A vítima, segundo a ocorrência, retornou para casa num veículo normal, mas permaneceu sentido dores muito fortes, chegando a desmaiar. Como o paciente continuava sentindo dores intensas, por volta das 19h30min, solicitou o resgate do Corpo de Bombeiros que o conduziu novamente ao pronto socorro, sendo, imediatamente, encaminhado por outro médico que estava de plantão, para a realização de exame de raio x, através do qual foi constatada uma fratura no fêmur esquerdo, ficando internado  no HCS. Miro foi submetido a uma cirurgia na terça-feira à tarde para colocar o osso no lugar, mas seu quadro clinico piorou devido a outras complicações, contidas na ocorrência policial como infecção no pulmão, rins e um quadro de anemia. A comunicante acredita que o estado de saúde do seu tio se agravou devido à suposta falha no primeiro atendimento médico.
  A diretora Técnica do Hospital de Caridade de Santiago, Sonia Nicola disse que a partir da complicação do quadro clinico de Miro, o HCS tomou as providencias necessárias para transferência do paciente ao CTI de Alegrete, onde acabou morrendo na tarde desta quinta-feira, provavelmente por complicações pulmonares. A transferência foi necessária, através da central de leitos, tendo em vista a falta de vagas no CTI de Santiago já que os dez leitos existentes estavam com pacientes no respiradouro. A partir do registro policial, a médica observou que  HCS iniciou levantamento para verificar o que realmente aconteceu, no atendimento junto ao pronto socorro; se efetivamente  onde houve falha e como isso ocorreu. Reiterou que o hospital vai procurar dar uma resposta, principalmente para a família. Sonia acrescentou que uma das preocupações em relação ao pronto socorro está relacionada ao acúmulo de pacientes para serem vistos, principalmente no domingo, onde não existe outro local de atendimento. Reitera que muitas vezes o movimento é tão grande o que impede a prestação de um atendimento melhor como deveria ser feito para os casos de urgência/emergência pelo médico plantonista por causa do curto espaço de tempo entre  um paciente e outro. Se houve negligência ou não, isso só será esclarecido depois que o médico for ouvido e a partir de todos os detalhes constantes no levantamento de praxe que é realizado pela direção do Hospital em casos de denúncia de suposta negligência médica.
   O corpo de Miro Nadalon está sendo velado em Santiago e será sepultado nesta sexta-feira no cemitério de Cerca de Pedras, interior de Santiago.

Nenhum comentário: