quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Provas do Enem serão realizadas neste fim de semana

Quase 6 milhões de estudantes brasileiros farão as provas do Enem 2012 neste sábado (3) e domingo (4). O teste é uma oportunidade para que estudantes ingressem em universidades federais ou faculdades particulares do País. A prova será aplicada conforme o horário oficial de Brasília e deve-se usar, apenas, caneta de cor preta feita com material transparente. Vale lembrar que é necessário levar um documento oficial com foto e ler com antecedência e atenção o manual da redação.

Governo prorroga prazo para prefeituras solicitarem recursos para creches


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) prorrogaram para 23 de novembro o prazo para as prefeituras informarem o número de crianças do Bolsa Família de até quatro anos matriculadas em creches públicas ou conveniadas em suas cidades. O prazo anterior terminaria nesta quarta-feira (31). A informação deve ser registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) para que os municípios e o Distrito Federal recebam repasses de R$ 238,4 milhões.

Benefícios pagos pela Previdência Social retiram 24 milhões de pessoas da pobreza

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2011, os benefícios pagos pela Previdência Social retiraram da condição de pobreza 24 milhões de pessoas, uma redução de 12,8% na taxa de pobreza do Brasil. A informação está no Informe de Previdência Social, divulgado ontem (31), que traz uma análise dos técnicos da Previdência sobre os números da PNAD. Foram consideradas pobres pessoas com rendimento domiciliar per capita inferior a meio salário mínimo.


Governo investe em melhorias na assistência oncológica

Entrou em consulta pública ontem (31) um conjunto de medidas voltadas para a melhoria da qualidade dos exames Papanicolau (indicado para a detecção das lesões precursoras do câncer de colo do útero), com o objetivo de qualificar a assistência oncológica no País. O esforço do governo federal é estruturar um programa nacional de monitoramento da qualidade dos serviços que realizam exames de Papanicolau (citopatológicos) no âmbito do Sistema Único de Saúde.  

Alunos de 85,2 mil escolas da rede pública terão acesso a coleções contendo 360 livros de literatura e didáticos

Um acervo de 360 obras selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em 2013, será distribuído a 85,2 mil escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal. Do total de escolas, 50,5 mil oferecem matrículas dos anos finais do ensino fundamental e 34,7 mil são do ensino médio. O PNBE de 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio, com um investimento de R$ 75 milhões, na compra e distribuição.

Ministério do Trabalho adia a obrigatoriedade do novo Termo de Rescisão de Contrato

 

O Ministério do Trabalho e Emprego determinou na tarde de ontem (31) que o antigo formulário de rescisão de contrato de trabalho terá validade até 31 de janeiro de 2013, uma vez que muitas empresas não adotaram os novos formulário. De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, a adesão ao novo Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) chega a 41%, percentual considerado baixo. A transição para o novo modelo de formulário foi iniciada em 2011 e era esperado um maior índice de uso do documento. 

Nenhum comentário: