segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Abertas inscrições para capacitação de cooperativas de produção agropecuária



Propostas podem ser apresentadas por entidades privadas sem fins lucrativos até o dia 16 de novembro

Com o objetivo de fortalecer as cooperativas de produção agropecuária e o aprimorar o processo de gestão produtiva, comercial e cooperativista, está aberta a chamada pública Nº002/2012, que seleciona propostas de projetos de capacitação. As propostas podem ser apresentadas por entidades privadas sem fins lucrativos para todo território nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro. Os interessados devem fazer as inscrições pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Com a chamada, o Mapa também pretende ampliar a participação de mulheres e jovens no debate de políticas do cooperativismo e facilitar a articulação entre as redes de cooperativas. "Nada mais justo apoiar os projetos de cooperativismo no momento que comemora-se o Ano Internacional das Cooperativas", afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
Estão disponíveis R$ 2,4 milhões para o financiamento de projetos.

Participação
Divulgação / Mapa Além de fortalecer o cooperativismo, o ministério pretende aumentar a participação de mulheres e jovens na àrea Ampliar
  • Além de fortalecer o cooperativismo, o ministério pretende aumentar a participação de mulheres e jovens na àrea
Para enviar os projetos, as cooperativas de produção agropecuária deverão manter uma correlação direta com os programas do Departamento de Associativismo e Cooperativismo (Denacoop) do Mapa e enquadrar-se em uma das sete linhas de atuação da chamada.
Mais informações sobre o edital, aqui.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, a intenção é buscar a valorização dos recursos humanos, das pessoas que participam e administram o cooperativismo. Além de capacitar as cooperativas e levar novas tecnologias sustentáveis para que se possa trabalhar com a organização da produção.

Linhas de atuação
Entre as linhas de atuação está a capacitação gerencial e técnica do quadro social e ou funcional de pequenas associações rurais e cooperativas de produção agropecuária, usuários do Programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA) e participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Outra linha de atuação é a capacitação do corpo técnico de cooperativas com o fim de disseminar entre os cooperados técnicas sustentáveis de manejo agrícola, buscando evitar o desperdício e implementar o conceito de agricultura de precisão.
Segundo o coordenador do Denacoop, Kleber Santos, existe uma demanda do setor cooperativista em capacitar, principalmente, as pequenas e médias cooperativas. “Nosso maior objetivo é contribuir para a profissionalização das cooperativas e para adoção de tecnologias sustentáveis, bem como destacar o PAA e o Pnae, os programas de transferência de renda para pessoas que estão ligadas a pequenas associações e cooperativas”, explicou.

Nenhum comentário: