Consumidor não será cobrado por ligações sucessivas de celular para um mesmo número
Para evitar que o consumidor tenha prejuízos com falhas na ligação, a Anatel estipulou medidas para que, a partir da segunda ligação, a chamada seja gratuita
Divulgação / Governo do Paraná
Ampliar
Ligações sucessivas feitas de aparelho celular entre os mesmos
números de origem e destino serão cobradas apenas uma vez. A
determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi publicada nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU).- Daqui 90 dias, se uma ligação for interrompida, o usuário pode repeti-la e a segunda chamada será considerada como se fosse a primeira
De acordo com a publicação, para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas no intervalo máximo de 120 segundos entre os mesmos números de origem e de destino. A alteração entrará em vigor em 90 dias. A decisão da Anatel tem o objetivo de evitar que o usuário tenha prejuízos financeiros com quedas constantes de ligações.
No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes.
Anatel
Para aumentar a efetividade da solução de reclamações de usuários, a Anatel mantém um sistema automatizado de registro, encaminhamento e tratamento das demandas. O código 1331 recebe reclamações, sugestões e críticas dos usuários de serviços de telecomunicações enquanto o 1332 atende, com a mesma finalidade, exclusivamente pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Regras para telefonia móvel
Pelas regras, somente são cobradas chamadas com duração acima de 3 segundos, sendo que do quarto ao trigésimo segundo de ligação é cobrado o valor total correspondente a 30 segundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário