terça-feira, 10 de julho de 2012


Alguns suplementos contêm ingredientes que não podem ser consumidos sem o acompanhamento de um médico

O consumo de alguns suplementos alimentares, como o Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros - pode causar graves danos à saúde O alerta foi é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que publicou informe nesta terça-feira (10).

Elza Fiúza/Agência Brasil Alguns suplementos não são regularizados pela Anvisa e contêm ingredientes impróprios para o consumo alimentar        
De  acordo com o informe, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo alimentar, além de substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem o acompanhamento de um médico. Os prejuízos à saúde podem causar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.

Segundo o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, “esses suplementos contêm substâncias proibidas  para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras drogas consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”.


Confira aqui o alerta da Anvisa sobre o caso.
 D
DMAA
A Organização Mundial de Saúde, por meio da Rede de Autoridades em Inocuidade de Alimentos, alertou que tem sido identificado efeitos adversos associados ao consumo da substância dimethylamylamine (DMAA), presente em alguns suplementos alimentares e usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga de abuso.
A substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte. Na Austrália a Nova Zelândia, já está proibida a comercialização de produtos que contém DMAA.
No Brasil, o comércio de suplementos com a substância também é proibido. Na última terça-feira (3), a Agência incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no País, o que impede a importação de suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal.

Recomendações
Para utilização de qualquer tipo de suplemento alimentar, é recomendado consultar um nutricionista ou médico, para identificação de produtos seguros e regularizados junto à vigilância sanitária. Além disso, os consumidores que já adquiriram produtos que contém o DMAA devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos.
Para mais informações, está disponível a Central de Atendimento da Anvisa, no número 0800 642 9782. (Fonte brasil.gov.br) 

Nenhum comentário: