terça-feira, 24 de julho de 2012

EDITORIAL


                                

                                        O QUE SE ESPERA DAS FAIXAS

           Com o asfaltamento de algumas ruas da cidade a sinalização de trânsito passa a ser intensificada como forma de disciplinar  os dois principais usuários do espaço: o pedestre e o motorista.
        Percebe-se ao longo destas ruas um pequeno espaço que é destinado à segurança de quem está caminhando e necessita atravessar de uma via para outra, a então faixa de segurança,  que está á disposição de todos e bem visível em vários pontos, em uns já concluída e em outros em fase de acabamento, justamente como forma de alertar  nós usuários das vias públicas sobre sua importância no universo de placas reguladoras ou indicadoras de trânsito.
      O aspecto de uma “ cidade grande” que as faixas de segurança passam, precisa ser analisado não pelo visual, mas pelo que elas representam no contexto da educação e segurança no trânsito.
     Em Santiago, alguns pedestres ainda não se atrevem a usar as faixas e isso prova a existência de motoristas que ainda não absorveram a ordem explicita na pista de que aquele espaço é de quem está caminhando e precisa ser respeitado. Mas é importante ressaltar que estes usuários também tem a responsabilidade de indicar sua intenção justamente para formar uma linguagem comum entre quem se desloca á pé e quem está dirigindo. Assim como se observa motoristas desobedientes, vê-se pedestres que  ignoram determinadas condutas, usando a faixa de segurança de qualquer jeito.
      È bom lembrar que nesta disputa de espaços, motoristas e pedestres são ser humanos e têm a responsabilidade de preservar a vida. Não  são donos das ruas, nem das calçadas, e cada um deve respeitar o direito de espaço do outro para que o ir e vir se torne um prazer e não um risco à vida ou a integridade física.
 A educação no trânsito reflete aquilo que podemos ser em casa ou no nosso ambiente de trabalho, pois também disputamos espaços, porém todos na qualidade de pedestres.

Nenhum comentário: