quarta-feira, 25 de julho de 2012

CANDIDATOS

Os candidatos à prefeitura de Santiago, Antonio Diniz Manganeli Cogo da coligação PMDB/PSDB/PTB. Antonio Carlos Rosa Bueno da coligação PT/PDT/PPL e Julio Cesar Viero Ruivo – PP falaram sobre as primeiras ações de seus planos de governo.


 
      Julio Ruivo fez questão de ressaltar que seu plano de governo está pronto e surgiu da discussão de vários setores da sociedade, reconhecendo com isso que ainda falta muita coisa a ser feita. Observa que o plano de governo trás mudanças significativas que visam concluir o processo de mudança que está em andamento na cidade. / As ideias se voltam a suprir as carências nos  setores  econômico, educacional e social. Julio Ruivo disse que se for reeleito, pretende, entre outras ações, focar sua administração em dois eixos que são: educação e área econômica, com propostas de apoio aos arranjos produtivos locais, criando novos núcleos industriais e apoio aos pequenos negócios e ao empreendedor individual. Na educação vê a necessidade de um maior suporte ao ensino técnico e ampliação das escolas de educação infantil para minimizar a oferta de vagas; para o ensino fundamental pretende incentivar a formação continuada dos professores e investimentos em sistemas de educação  que possam melhorar o caráter pedagógico dos profissionais./ Quanto a área social a proposta se volta à melhorias das especialidade de saúde, construção da Unidade de Pronto Atendimento e ampliação do trabalho dos CRAS, incentivos à população rural e busca por energia alternativa, além de manter a identidade cultural da cidade através do Programa Cidade Educadora.//




     Antonio Carlos Rosa Bueno defendeu mudanças no modelo de governo, o qual, segundo ele vem sendo o mesmo há bastante tempo. Prevê o enxugamento dos gastos públicos para sobrar recursos e aplicá-los naquilo que a sociedade realmente necessite. Bueno destaca que seu projeto de governo está comprometido em enxugar 50% dos Cargos de Confiança, os CCs; redução no número de estagiários e contratados e terceirizados, valorizando o servidor público concursado. Vê  a necessidade de Santiago investir mais naquilo que produz e aproveitar a experiência do setor industrial, principalmente o setor moveleiro, para abertura de novos mercados. Na saúde, entre outras ações, o candidato petista quer valorizar os conselhos e criar o conselho político da cidade que contemple toda a sociedade, chamando para participar as instituições militares e religiosas na construção do modelo de desenvolvimento da cidade. Para Bueno, não deverá haver nenhuma iniciativa que parta do executivo, mas sim de um diálogo profundo com a sociedade. Seu projeto de governo prevê também atenções às questões da geração de emprego e renda e parcerias com os governos Estadual e Federal, principalmente com ênfase ao ensino superior gratuito. Destaca também o desenvolvimento sustentável urbano e rural, fortalecido através de projetos.
:








   
  Diniz Cogo quer dar uma atenção especial à saúde, destacando a intenção de informatizar e agilizar o setor, considerado um dos pontos mais críticos; na área de educação, prevê a  ampliação das Escolas Municipais para implantação do turno oposto em todos os educandários da rede e atenção especial para projetos como o “ Bola Pro Futuro” e para a Escola Criança Feliz, com profissionalização em todas as áreas de acordo com a vocação dos alunos, melhorias no distrito industrial como asfaltamento, iluminação e segurança e um olhar diferenciado para as pequenas empresas da cidade. No interior, o candidato Diniz, se eleito, pretende dinamizar a patrulha agrícola que realmente atenda a todas as necessidades das comunidades e não apenas o melhoramento de estradas. Também é intenção do candidato implantar um modelo de gestão na frota da prefeitura, com objetivo de diminuir gastos, bem como a busca pelo um “postão” do SUS com atendimento pediátrico 24  horas e atividade integral das Escolas Municipais de Educação Infantil para suprir às necessidades das mães que trabalham durante o período de férias. Seu programa de governo prevê também atenções à cultura, turismo, segurança pública, esporte e lazer e modernização da gestão pública, com propostas voltadas ao programa de revitalização dos recursos hídricos do município.

Nenhum comentário: