segunda-feira, 4 de março de 2013

Projetos de estudantes gaúchos participam de concurso no México
Foto destaque
  • Sabrina Joana Hansen durante a Mostratec 2012
Dois projetos de alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) participam do "Proyecto Multimedia", um concurso latino-americano dirigido a trabalhos das áreas de computação e robótica. O evento ocorre entre os dias 07 e 10 de março, em Guadalajara, México.

O projeto "Sistema para Auxílio na Regulação da Assistência à Saúde (Saras), desenvolvido pelo aluno Felipe Cezimbra Rubo, com orientação do professor André Lawisch, consiste no desenvolvimento de um sistema que auxilia as atividades regulatórias de leitos de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) no Rio Grande do Sul.
A Central Estadual de Leitos trabalha com a demanda assistencial de leitos de UTI em todo o estado sendo que, atualmente, o controle é realizado através de contatos telefônicos (em média são feitos três contatos por dia). O projeto Saras propõe um sistema em etapas: dispositivo inserido nas rotinas de internação hospitalar para detectar ocupação de leitos, atualização remota do banco de dados na internet, visualização do mapa de leitos pelos profissionais da central de regulação através de um site. Dessa forma, a informação é disponibilizada no momento em que é gerada, permitindo assim a atualização do mapa de leitos em tempo real e promovendo a melhoria na gestão dos recursos utilizados.

Outro projeto que participa do concurso é o "Dispositivo para Apoio de Braços II", da estudante Sabrina Joana Hansen, com orientação do professor Fábio Ricardo de Oliveira de Souza. O projeto tem como objetivo auxiliar pessoas que trabalham em frente ao computador por um longo período, evitando possíveis desconfortos causados pela falta de apoio nos braços. Foi desenvolvido um sistema móvel para apoio de braços que acompanhasse os movimentos feitos pelo usuário. Possui regulagem de altura para adaptar-se às diferentes necessidades de cada usuário.

Os projetos participam do encontro através do Prêmio Carlos Armando Koch, oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2012).

Texto: Luis Eduardo Selbach

Nenhum comentário: