sexta-feira, 3 de maio de 2013


Médicos da Atenção Básica podem tirar dúvidas sobre diagnóstico por meio de 0800

03/05/2013 11:10 - Portal Brasil

O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior

A partir deste mês, os médicos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, terão disponível o telefone 0800 644 6543 para tirar dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos ou obter segunda opinião formativa. O serviço, que conta com equipe composta por especialistas em Medicina da Família e Comunidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. A ligação é gratuita.
Divulgação/Senado Federal O 0800 auxiliará os médicos nos procedimentos ou diagnósticos e até para obter segunda opinião formativa Ampliar
  • O 0800 auxiliará os médicos nos procedimentos ou diagnósticos e até para obter segunda opinião formativa
Ao todo, 3.895 médicos participam da atual edição do programa e trabalham em Unidades Básicas de Saúde de 1.287 municípios localizadas, principalmente, nas periferias dos grandes centros urbanos, em regiões de difícil acesso, com população rural e pobreza elevada.
Por meio do Provab, estes médicos cursam pós-graduação com duração de 12 meses, atuam com a supervisão de Instituições de Ensino Superior e acompanhamento dos gestores locais, e agora, contam com ferramentas digitais de apoio ao seu trabalho, como o 0800.
O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior. Através deste canal, o profissional da Atenção Básica, antes de encaminhar o paciente para outra unidade ou nível da assistência, pode ter acesso a um médico especialista experiente, que vai tirar dúvidas e orientá-lo sobre como cuidar daquele paciente ali mesmo na periferia ou no interior, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Isso vai qualificar e agilizar todo o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo, por exemplo, o tempo de espera e as filas para exames".

Funcionamento
Ao ligar para o 0800, o médico é atendido por um profissional de call-center que confirma a participação dele no programa e remete o atendimento para uma equipe qualificada, composta por médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade. O novo canal de comunicação faz parte do Telessaúde Brasil Redes, que utiliza as tecnologias de informação para apoiar os profissionais de saúde na sua prática clínica e processo de trabalho, oferecendo consultorias e diagnósticos aplicadas às questões e dificuldades vivenciadas na prática clínica, na gestão do cuidado e no processo de trabalho em saúde.
Além do telefone 0800 644 65 43, os serviços de consultoria, diagnóstico e educação podem ser feitos por meio da Plataforma Online do Telessaúde Brasil Redes, por onde o profissional envia a pergunta por texto e receberá a resposta em até 72 horas, e também via webconferência, por meio de software de comunicação online, que deve ser agendada junto aos núcleos de Telessaúde que dão suporte a região onde o profissional atua.
“Desta forma integramos Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços de saúde a Núcleos de Telessaúde Técnico-científicos, capazes de imergir no problema apresentado pelo médico da atenção primária e apresentar respostas mais rápidas para a população”, afirma Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
A outra ferramenta que os médicos têm a disposição para subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão é o Portal Saúde Baseada em Evidências, que possibilita o acesso as melhores publicações científicas, de conteúdo atualizado e com práticas clínicas.

Telessaúde
A rede do Telessaúde Brasil é composta por 14 núcleos localizados em instituições formadoras de referência e órgãos de gestão. Conta com aproximadamente dois mil pontos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), de mais de 1,1 mil municípios, e 21,2 mil profissionais das equipes de Saúde da Família.
Desde 2007, foram realizadas mais de 109 mil teleconsultorias, 859 mil telediagnósticos (análise de exames de apoio a distância) e mais de 346 mil participações em atividades de teleducação. “Onde o Telessaúde já foi implantado evitamos o encaminhamento dos pacientes para atendimento em outro serviço em 70% a 80% dos casos. Isso tem um relevante impacto financeiro, além de ampliar o acesso e melhorar a resolubilidade da atenção à saúde prestada à população”, enfatiza Mozart Sales.
O ano passado, o Telessaúde Brasil Redes recebeu um reforço de R$ 70 milhões para implantação de novos pontos e 64 núcleos, e estará presente, até o final de 2013, em 3.266 municípios de todas as unidades federativas.

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