Médicos da Atenção Básica podem tirar dúvidas sobre diagnóstico por meio de 0800
03/05/2013 11:10 - Portal Brasil
O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior
A partir deste mês, os médicos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, terão disponível o telefone 0800 644 6543 para tirar dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos ou obter segunda opinião formativa. O serviço, que conta com equipe composta por especialistas em Medicina da Família e Comunidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. A ligação é gratuita.
Ao todo, 3.895 médicos participam da atual edição do programa e trabalham em Unidades Básicas de Saúde de 1.287 municípios localizadas, principalmente, nas periferias dos grandes centros urbanos, em regiões de difícil acesso, com população rural e pobreza elevada.
Por meio do Provab, estes médicos cursam pós-graduação com duração de 12 meses, atuam com a supervisão de Instituições de Ensino Superior e acompanhamento dos gestores locais, e agora, contam com ferramentas digitais de apoio ao seu trabalho, como o 0800.
O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior. Através deste canal, o profissional da Atenção Básica, antes de encaminhar o paciente para outra unidade ou nível da assistência, pode ter acesso a um médico especialista experiente, que vai tirar dúvidas e orientá-lo sobre como cuidar daquele paciente ali mesmo na periferia ou no interior, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Isso vai qualificar e agilizar todo o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo, por exemplo, o tempo de espera e as filas para exames".
Funcionamento
Além do telefone 0800 644 65 43, os serviços de consultoria, diagnóstico e educação podem ser feitos por meio da Plataforma Online do Telessaúde Brasil Redes, por onde o profissional envia a pergunta por texto e receberá a resposta em até 72 horas, e também via webconferência, por meio de software de comunicação online, que deve ser agendada junto aos núcleos de Telessaúde que dão suporte a região onde o profissional atua.
A outra ferramenta que os médicos têm a disposição para subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão é o Portal Saúde Baseada em Evidências, que possibilita o acesso as melhores publicações científicas, de conteúdo atualizado e com práticas clínicas.
Telessaúde
A rede do Telessaúde Brasil é composta por 14 núcleos localizados em instituições formadoras de referência e órgãos de gestão. Conta com aproximadamente dois mil pontos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), de mais de 1,1 mil municípios, e 21,2 mil profissionais das equipes de Saúde da Família.
O ano passado, o Telessaúde Brasil Redes recebeu um reforço de R$ 70 milhões para implantação de novos pontos e 64 núcleos, e estará presente, até o final de 2013, em 3.266 municípios de todas as unidades federativas.
Fonte:
Ministério da Saúde
Ministério da Saúde
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