terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Sisu registra adesão recorde
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, criado em 2010, registrou número recorde nesta primeira edição de 2013, com 1.949.958 inscritos, concorrentes a 129.319 vagas em 3.752 cursos. As inscrições foram encerradas na sexta-feira, 11. A cada ano, o Sisu, que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem registrado números expressivos. Em 2012, 1.757.399 candidatos inscreveram-se para concorrer a 108.560 vagas. Em 2011, foram 1.080.193 estudantes. Em 2010, 890.902.


Edital recebe propostas para Pontos de Leitura de Cultura Negra
Foi prorrogado até 25 de março o prazo para inscrição no edital do projeto de implantação de Pontos de Leitura de Cultura Negra, lançado em novembro. O edital prevê investimentos de R$ 3,2 milhões.  O projeto selecionado deve ter como objetivo contribuir para a melhoria do acesso à leitura e à produção literária, por meio do apoio à instalação de 27 Pontos de Leitura em entidades privadas sem fins lucrativos, que tratem de ações voltadas para a preservação da cultura negra e ações afirmativas de combate ao racismo no país; além de articular ações presenciais e à distância, para produção, fomento e fruição da leitura e literatura da população negra do país.


Ciência sem Fronteiras tem inscrições prorrogadas até dia 25
As inscrições das novas chamadas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para  bolsas de graduação-sanduíche em instituições de 15 países foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro. Os destinos são Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Até o momento, mais de 40 mil pessoas se candidataram à seleção do Programa. Com a prorrogação, a pasta pretende garantir a maior participação de estudantes.


BPC na Escola quer chegar a todos os municípios
Para garantir o acesso à educação de crianças e jovens com deficiência beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), 58% dos municípios do país precisam aderir ou renovar a adesão ao programa BPC na Escola. Atualmente, mais de 2,3 mil municípios já participam. A meta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é chegar a todos os municípios. O Ceará é o estado com o maior percentual de adesão, com 95% das cidades inscritas. Mato Grosso do Sul, com 87%, ocupa a segunda posição, e Acre, com 86%, a terceira. Dos 455 mil beneficiários do BPC de 0 a 18 anos, quase 69% estão matriculados na escola.



Presidência da República

Nenhum comentário: