quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Grupo de Trabalho discute regimento interno do Conselho Estadual do Turismo

Foto destaque
  • Cabe ao Conselho estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para políticas de turismo
O Grupo de Trabalho formado por 21 representantes de diversas regiões do Estado, sociedade civil e poder público esteve reunido na Secretaria do Turismo (Setur), na manhã desta quinta-feira (17), para discutir a proposta de regimento interno do Conselho Estadual do Turismo (Conetur).

Cabe ao Conselho estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a implementação da política do turismo no Estado, além de debater políticas públicas do setor, com participação democrática e controle social por meio de seus representantes.

Segundo a Assessora de Relações Institucionais da Setur, Camile Pegoraro, a reunião foi bastante produtiva. "Depois de um intenso debate, conseguimos chegar a um consenso de uma proposta para ser apresentada ao conjunto do Conselho, que estará reunido pela primeira vez no mês de março", avaliou.

O regimento interno define o funcionamento do Conselho. as atribuições dos conselheiros e estabelece o cronograma de trabalho a ser seguido durante o ano. Ao todo, 62 conselheiros e 62 suplentes formam o Conetur.

Conetur
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 226/2012 do Executivo que reestrutura o Conselho Estadual de Turismo (Conetur). O Conselho, presidido pela secretária do Turismo, Abgail Pereira, irá monitorar a implantação do Plano Diretor do Turismo do RS.

Dezesseis integrantes da administração estadual fazem parte do Conetur, além de um representante da Famurs, um da Assembleia Legislativa, um da União de Vereadores do RS; 13 da sociedade civil, seis do Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat e um representante de cada região turística do Estado, indicado pelo Fórum Regional de Turismo.

Texto e foto: Valeria Pereira
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário: