quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Técnicos da Divisão de Habilitação do Detran/RS apresentaram, nesta terça-feira (15), em Porto Alegre, para integrantes de entidades de ciclistas, material pedagógico sobre a bicicleta no trânsito a ser utilizado nas Centros de Formação de Condutores (CFCs). A intenção é obter a avaliação dos ciclistas, que trarão sugestões de melhorias para o conteúdo a ser abordado nos cursos teóricos.

Os representantes Marcelo Sgarbossa (Lappus.org), José Antonio Martinez e Renato Soprana Pecoitz (Mobicidade) levaram o material para debater com o grupo de ciclistas das entidades. As sugestões serão avaliadas pelo Detran/RS e o produto final será apresentado em um nova reunião dentro aproximadamente 15 dias.

A apresentação será disponibilizada para os CFCs, acompanhada de orientações pedagógicas, para ser utilizada pelos instrutores nas aulas de primeira habilitação, renovação ou reciclagem. Com a iniciativa, o Detran/RS quer sensibilizar e subsidiar os Centros a trabalharem o assunto, enfatizando o comportamento do condutor, sem deixar de abordar o ponto de vista do ciclista, já que as pessoas ocupam diferentes papéis no trânsito, utilizando diversos modais.

Além dos CFCs, o Detran/RS também trabalhará na inclusão da temática na formação dos próprios instrutores nas Universidades, e na formação de condutores profissionais (cursos especializados). O diretor técnico do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, manifestou sua satisfação em ver o movimento de ciclistas ganhar corpo e influenciar os órgãos governamentais, tornando-se parceiro na construção de novas políticas públicas.

Entre as sugestões apresentadas estão a inclusão da normativa sobre a distância de segurança entre os veículos (não somente a  lateral, já bastante divulgada),  considerando o tempo de resposta dos freios da bicicleta - imediato - e o dos veículos automotores. Os ciclistas também sugeriram a inclusão de um tópico sobre o cuidado na conversão, já que o chamado "laço da morte" (quando o motorista ultrapassa o ciclista para fazer uma conversão) é, segundo Martinez, a maior causa de morte de ciclistas no mundo.

Acidentes com ciclistas
Estudo do Detran/RS que avaliou os acidentes no RS, de 2007 a 2011, detectou que, no período, foram computados 740 acidentes com vítimas fatais envolvendo ciclistas. Do total de vítimas, 688 são homens e 51 mulheres. Acima da faixa dos 40 anos, observa-se um aumento brusco de acidentes fatais envolvendo motociclistas.

Do total de veículos envolvidos em acidentes com vítimas fatais no Estado, 6% são bicicletas, percentual considerado elevado pelo Detran/RS, devido à sua proporção com a frota.

Nenhum comentário: