terça-feira, 15 de janeiro de 2013


As empresas gaúchas do setor têxtil que participam da 3ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios – São Paulo Prêt à Porter apostam na construção de uma identidade e na diferenciação para atrair compradores. A mostra começou ontem (13/01) e vai até 16 de janeiro no Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), 28 empresas gaúchas estão reunidas em um estande coletivo. “Esse é o primeiro ano que o Governo do Estado, através da SDPI (Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento), subsidia a participação da indústria têxtil na feira. Mesmo não fazendo parte dos 22 setores estratégicos, avaliamos que o setor têxtil é fundamental para a economia gaúcha”, ressalta a coordenadora da Área Internacional da SDPI, Mariela Klee.
Entre as marcas do Rio Grande do Sul que participam da São Paulo Prêt à Porter, três fazem parte de um projeto que valoriza a identidade cultural. A Bordados Jussara, Up Man e Iungui, do Arranjo Produtivo Local (APL) Pólo de Moda da Serra Gaúcha, integram o Projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha, resultado de um estudo das pesquisadoras Bernardete Susin Venzon e Eliana Rela, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto, realizado pelo Pólo de Moda - APL apoiado pela política de economia da cooperação – e UCS, teve orientação do estilista Walter Rodrigues, que lançou às empresas o desafio de perceberem os valores culturais para destacarem em suas coleções. A proposta é valorizar a identidade, desenvolvendo coleções que mesclem experimentações, produtos de tecnologias conhecidas, mas ainda não trabalhadas pela marca, e itens que fazem parte do DNA da empresa. “Buscamos interpretar nossa identidade cultural para traduzir em produtos que resgatassem esses valores com originalidade”, conta a empresária Janete Jung Castro, da marca infantil Iungui.
Na linha infantil, Janete trabalha com alfaiataria, o que já diferencia seus produtos da concorrência. Com o projeto de identidade cultural, a marca se destacou ainda mais. “Buscamos elementos locais, com temática do gaúcho, com matéria-prima natural - 100% algodão e bordados manuais”, detalha Janete. Lançada em outubro, a nova coleção já é percebida pelo mercado. “Houve interesse que esperamos que se traduza em vendas.”
Mesmo não integrando o projeto de identidade cultural, outras empresas também buscam valorizar os valores locais. É o caso da Balagandã, de Santa Maria, que busca nas suas origens a inspiração para produzir acessórios. Referências ao Rio Grande do Sul podem ser percebidas nas alças e formatos das bolsas, nas alpartagas – calçado típico usado pelo gaúcho -, e em produtos diferenciados feitos à mão.

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