segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Distúrbios do Equilíbrio Corporal

Descubra as características e previna-se

Perda de audição, vertigem e zumbido, são alguns sintomas da Doença de Ménière, doença que prejudica o equilíbrio do corpo. “Esta patologia pode afetar indivíduos de qualquer idade, sendo mais comum entre os 30 e 50 anos”, afirma, Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Esta doença é causada por uma disfunção no aparelho labiríntico, órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Essa disfunção se caracteriza pelo aumento da pressão do líquido que preenche o labirinto membranoso, a endolinfa, reduzindo ou bloqueando suas funções e assin prejudicando o equilíbrio corporal. Este aumento de pressão tende a lesionar as células do aparelho vestibular e da cóclea responsáveis pelo equilíbrio corporal e pela audição. "O comprometimento destes componentes provoca os sintomas que caracterizam a doença. Normalmente, apenas um dos ouvidos é afetado, mas há possibilidade do problema ser bilateral", destaca a especialista.
No início da doença, as crises podem apresentar, somente, sintomas auditivos (zumbido e perda de audição), ou vestibulares (vertigem e desequilíbrio). Rita Guimarães ressalta que, o ouvido é composto por diversas estruturas, entre elas a cóclea, responsável pela audição, e o vestíbulo, relacionado ao equilíbrio corporal. "A cóclea e o vestíbulo formam o labirinto, que funciona como um conjunto de canais ósseos e membranos que são preenchidos por um líquido, a endolinfa. Quando a cabeça se movimenta, este líquido se move nos canais e estimula as células sensoriais, informando a posição do corpo no espaço", esclarece.
O diagnóstico é feito com base no histórico clínico do paciente e avaliações otoneurológicas, como a audiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas e eletrococleografia para avaliar a audição e a videonistagmografia, um sistema de análise computadorizado usado para analisar as alterações do equilíbrio corporal. "É feita uma análise dos movimentos oculares e todos os dados são registrados em vídeo. Este exame possibilita localizar a lesão e identificar a causa do problema mais rapidamente, já que os moviments oculares são facilmente visualizados e todos os cálculos são feitos automaticamente", enfatiza.
Não há muitos consultórios equipados com o aparelho que realiza a vídeonistagmografia em todo o Brasil. No Paraná, existe apenas um aparelho, o qual Dra. Rita utiliza para avaliar os distúrbios que afetam o equilíbrio corporal de seus pacientes. "Este exame dá mais segurança ao médico para determinar qual é a doença que está prejudicando o equilíbrio do paciente", acrescenta.
O tratamento da Doença de Ménière é realizado com medicamentos que aliviam os sintomas durante a crise e que previnem a ocorrência de outras. Quando a causa do distúrbio é identificada, realiza-se o tratamento direcionado à eliminação desta. A cirurgia tem indicação limitada.
 
Serviço: Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Telefone: 41-3225-1665  
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Nenhum comentário: