sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA BRIGADA MILITAR.
           Nas últimas 24 horas, foram fiscalizados 09 veículos automotores, abordadas e identificadas 14 pessoas, confeccionados 10 Boletins de Atendimento, confeccionado 03 boletim de ocorrência policial.                              Sendo que das principais destacamos as seguintes:

FURTO QUALIFICADO

            Ontem por volta das 19h uma guarnição de serviço compareceu na Rua Vardislava  Martinelo,   Bairro Jardim dos Eucaliptos  onde um Sr comunicou que teve sua casa arrombada, de onde foram furtados vários objetos, dentre eles: jóias, 10 kg de carne, e uma  motosserra marca Sthil. Foi confeccionado o boletim de comunicação de ocorrência policial.

AUTOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO NOTIFICAÇÕES

       Nas ultimas 24 horas foram expedidos 09 autos de infração de trânsito sendo que 01 condutor conduzia veiculo registrado porem não licenciado, 02 condutores conduziam veiculo sem possuir CNH, 01 condutor conduzia veiculo sem os documentos de porte obrigatório e 01 veiculo foi recolhido ao depósito do DETRAN.

AVISO

         O COMANDO DO 5º RPMon AVISA QUE DURANTE OS JOGOS DA COPA SANTIAGO DE FUTEBOL JUVENIL, NÃO SERÁ PERMITIDA ENTRADA NOS ESTÁDIOS ONDE SERÃO REALIZADOS OS JOGOS COM OS SEGUINTES OBJETOS:
- GARRAFAS PLÁSTICAS E DE VIDRO;
- RÁDIOS COM MAIS DE 10 cm²,
- GUARDA-CHUVAS PONTIAGUDOS;
- BANDEIRAS COM MASTRO DE MADEIRA E FERRO;
- BEBIDAS ALCOÓLICAS, REFRIGERANTES E SIMILARES;
- ARMAS, BRANCAS E DE FOGO;
- CAPACETES DE MOTOCICLISTAS.








COM ABIGEATO ALTO, ESTADO DEVE AGIR
    O elevado abigeato na região da Campanha levou o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, a Bagé para um encontro com ruralistas, nesta quinta-feira, do qual participaram representantes das policias Civil e Militar. O secretário disse que está previsto o repasse de R$ 3,2 milhões do governo federal para equiparar as Polícias do estado neste ano.  Michels também informou que cinco secretarias elaboram um estudo que servirá de base para a criação de um comitê gestor que deverá estabelecer estratégias integradas contra o abigeato, em todo o estado.
   Outro aspecto que deve ser observado é que o número de casos é ainda maior do que o oficial. Muitas vítimas sequer registram ocorrência.
Nos municípios da área de responsabilidade do 5º R P Mon, os índices oficiais deste tipo de crime, são pequenos. A patrulha rural do 5º regimento realiza trabalho preventivo diuturno, visitando propriedades rurais, e operações integradas, que aliadas ao trabalho de Inteligência, mantêm estes índices estáveis.
   Há de se ressaltar a importância da comunicação deste tipo de crime seja a BM ou a Polícia Civil, para que providências sejam adotadas, o mais rápido possível. Estudos mostram que as consequências do furto abigeato, vão do dinheiro que deixou de circular no comércio, do imposto que deixou de ser recolhido, sem falar nos malefícios que a venda de carne clandestina pode causar à saúde pública.
  Não menos importante é que o produtor rural, ao transportar seu gado, deve providenciar toda a documentação necessária, para não incorrer em crime contra a fazenda estadual, e em alguns casos ter os animais apreendidos até que comprove a procedência.


Santiago, RS, 18 de Janeiro de 2013.
                                   
                                      
   LACORTE – 3º SGT
  Responsável da Sala de Operações


Bittencourt – sd
Comunicação social – 5º R P MonSANTIAGO
Propriedades rurais são alvo de furto/abigeato em Maçambará.
Um proprietário rural da localidade de Três Bocas, interior de Maçambará, comunicou que nessa quarta-feira (16/01) ao fazer a contagem do seu rebanho de bovinos deu pela falta de 21 (vinte e uma) vacas bradford, com marca e sinal registrados. O comunicante não soube informar a data exata em que ocorreu o furto. Outras propriedades rurais lindeiras também foram alvo de furto/abigeato nos últimos dias.
Furto/arrombamento de residência.
Um morador na Rua Ladislava Martineto esquina com a Rua Cleito Severo, relatou que na data de ontem (17/01) saiu de casa por volta do meio-dia e retornou no final da tarde quando constatou que a sua residência havia sido arrombada, sendo quebrado o vidro da janela dos fundos, por onde entraram e furtaram uma motosserra sthil numero de serie 338 340 562, uma bomba de chimarrão em ouro e prata com iniciais TRM, três facas, aproximadamente 10 kg de carne congelada e um porta-jóias com varias jóias. Não há suspeitos do fato.
SÃO BORJA
Veículo é incendiado em via pública.
A sra. M.M.P. residente em São Borja, relatou que na madrugada de ontem (17/01) pessoas não identificadas atearam fogo em seu veículo GM/Montana placas IQV-8474 que estava estacionado em frente a sua residência na Rua General João Manoel esquina com Rua Eng. Manoel Luiz Fagundes. A comunicante suspeita que o incêndio tenha sido criminoso tendo em vista que foi encontrado sob o veiculo uma bucha e uma garrafa plástica, provavelmente utilizada para iniciar o fogo. O veiculo teve perda total com um prejuízo aproximado de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais). A comunicante disse que uma escola em frente a sua casa possui câmera de vigilância o que poderá auxiliar na identificação dos autores.

ITAQUI
Motociclista foge ao ser abordado pela Polícia Rodoviária Federal em Itaqui.
No final da tarde de ontem (17/01) policiais da PRF em serviço de fiscalização na BR-472, km 484 entrada sul da cidade de Itaqui, deram ordem de parada ao condutor de uma motocicleta placa INX-4393, o qual não obedeceu acelerando o veículo empreendendo fuga, indo em direção a Uruguaiana. O veículo acabou entrando em uma propriedade rural lindeira à rodovia em alta velocidade, sendo que o condutor por diversas vezes perdeu o controle da direção e por pouco não atropelou um grupo de funcionários da agropecuária que estavam trabalhando. Os policiais calcularam que a velocidade empreendida pelo condutor na fuga passou dos 120 km/h e ao tentar sair novamente da propriedade rural, ainda alta velocidade, acabou colidindo com um portão que estava fechado causando danos em sua motocicleta e no portão. O condutor acabou caindo ao solo sofrendo escoriações e se negou ser socorrido pelos policiais e pelo SAMU. O condutor foi identificado pelas iniciais E.M.R. 20 anos, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia de Itaqui para o registro policial e as providências que o caso requer.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).


Nenhum comentário: