segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


O traumatismo dental é um problema de saúde pública em nossa sociedade, atingindo parcelas cada vez maiores da população e causando nas pessoas atingidas alterações estéticas, funcionais, psicológicas e sociais.
Vários estudos têm demonstrado que os acidentes automobilísticos, os esportes radicais e as agressões interpessoais são os maiores causadores desses traumatismos que envolvem dentes e tecidos moles vizinhos, lábios e a língua.
Algumas medidas devem ser tomadas pela pessoa atingida, familiares e amigos no momento do trauma e durante o trajeto para o atendimento odontológico, mas é o cirurgião-dentista que deve realizar o primeiro atendimento e examinar a extensão do trauma.
Podemos dividir o traumatismo dental nos seguintes graus:
Fraturas no dente - As pessoas acidentadas podem ter uma parte da coroa dental fraturada ou todo o dente com envolvimento até da raiz. Nessa situação, a vítima deve guardar o fragmento, quando possível em ambiente hidratado como soro fisiológico, por exemplo, e procurar atendimento odontológico de urgência para avaliar a extensão do dano.
Dente com mobilidade – Após o traumatismo, o dente pode apresentar ou não uma fratura no seu longo eixo. Porém, é comum um leve sangramento na gengiva circundante e a mobilidade aumentada. O dente também pode ter se deslocado para um dos lados, entrado para dentro do osso (intrusão) ou saído parcialmente para fora do osso (extrusão).
Avulsão do dente – É muito comum, devido ao forte impacto, o dente sair da boca (avulsão total) e cair no chão. Nesse momento, a vítima deve recuperar o dente e colocá-lo em um recipiente com soro fisiológico ou leite, por exemplo. O próximo passo é procurar um atendimento odontológico com urgência. Caso o atendimento seja feito rapidamente, há grande chance do cirurgião-dentista reposicionar o dente no alvéolo e fixá-lo aos dentes vizinhos com aparelho ortodôntico ou fios metálicos. Essa manobra pode manter o dente no local por muito tempo.
Fratura óssea – Acidentes mais violentos podem causar, além de fratura e mobilidade dental, fratura do osso que suporta o dente ou mesmo uma fratura óssea completa. O tratamento deve ser feito com um cirurgião buco-maxilo facial ou mesmo por um plantonista em um pronto-socorro hospitalar.
Em todos os casos de traumatismo dental é necessário que o paciente faça a avaliação do dente afetado com um endodontista (tratamento de canal) e acompanhe o comportamento do dente (reabsorção ou não da raiz) através de radiografias periódicas, assistido por um cirurgião-dentista.
 *Rafael Belmonte especialista em cirurgia buco-maxilo facial, cirurgia ortognática e implantes  e um dos integrantes do Centro Odontológico Nova São Luiz

CENTRO ODONTOLÓGICO NOVA SÃO LUIZ
Rua Corta Vento, 16, Tatuapé, São Paulo
Fone: 11 2691-3000
Horário: de segunda a sexta, das 8h as 20h e aos sábados das 8h as 14h, além de atendimento de emergência 24 horas
www.clinicanovasaoluiz.com.br

Nenhum comentário: