quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Benefícios pagos nos locais em estado de calamidade voltam ao cronograma normal

O INSS informa que o pagamento dos benefícios aos municípios em que foi publicado estado de calamidade pública volta a ser efetuado no calendário normal, já divulgado pela Previdência Social, a partir do próximo dia 25 de janeiro. O motivo é o fim do prazo decorrido e o encerramento do estado de calamidade pública nessas localidades. Assim, os beneficiários do INSS, cujo crédito estava sendo antecipado para o primeiro dia do cronograma mensal de pagamento, voltam a receber no dia útil de pagamento correspondente, conforme previsto no cronograma mensal da Previdência Social.

ProUni: Total de inscritos chega a 1,03 milhão

Encerrado o prazo de inscrições, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação registrou 1.032.873 inscritos. Como cada candidato teve a oportunidade fazer até duas opções curso, o total de inscrições foi de 2.011.538. A primeira convocação de candidatos pré-selecionado será feita nesta quinta-feira, 24. O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos relacionados no ato da inscrição vai até o dia 31. Em 8 de fevereiro será feita a segunda chamada de pré-selecionados.

MS oferece curso gratuito para farmacêuticos
Os farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de instituições públicas de ensino superior poderão expandir seus conhecimentos em Assistência Farmacêutica. O Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein oferecem uma capacitação gratuita nessa área. O curso será ministrado presencialmente, em São Paulo, e oferece 320 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro e o curso, por meio do site: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10152

Produtividade brasileira de grãos cresce 24% em dez anos

Projeções do Governo Federal apontam que o crescimento da produção de grãos no Brasil nos últimos dez anos deve registrar elevação de 46,5%, o que não implica também no aumento excessivo de área, de apenas 15,7% no período. Como resultado, o índice de produtividade previsto para o país este ano de 3,46 toneladas por hectare (t/ha), se confirmado, será o maior da história – 24% maior que na safra 2002/2003. As informações têm base nos levantamentos históricos de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Luz Para Todos já levou energia elétrica a quase 15 milhões de pessoas

O Luz Para Todos já atendeu a 3 milhões 22 mil 529 famílias no meio rural brasileiro, levando o benefício da energia elétrica a cerca de 14,7 milhões de pessoas, de Norte a Sul do Brasil. Os números fazem parte do mais recente levantamento da coordenação do Programa, na Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. O LpT foi criado em novembro de 2003, a partir da constatação, no  Censo 2000 do IBGE,   da existência de 2 milhões de famílias na zona rural sem energia elétrica.

Brasil terá quatro novas unidades de coleta de sangue de cordão umbilical

O Brasil vai contar com mais quatro novos bancos públicos de sangue de cordão umbilical até 2016. O sangue do cordão umbilical contém células-tronco, o que aumenta as chances de pacientes encontrarem um doador compatível para o transplante de medula no País. Somente 30% dos pacientes encontram o doador na família, e cerca de 70% depende dos bancos públicos. Atualmente, mais de mil brasileiros estão à procura de um doador compatível.

MTE resgatou 2560 trabalhadores em 2012


O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego retirou no ano passado 2.560 trabalhadores de condições análogas à de escravo em todo país. Os dados são do último relatório apresentado pela Secretaria de Inspeção do MTE no dia 15 de janeiro. Ao todo foram 135 operações já computadas pela Secretaria em 2012 e que resultaram em mais de R$ 8,6 milhões em pagamentos de indenizações aos trabalhadores resgatados.





Presidência da República

Nenhum comentário: