quinta-feira, 2 de maio de 2013


REFLEXÃO
O verdadeiro evangelizador tem plena consciência de que ele não atua por suas próprias forças. Também sabe que a missão à qual participa não é uma missão sua ou mesmo humana. Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna, se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra, e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Francisco José Zugliani, Bispo Emérito de Amparo - SP
  • Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Obl Reg OSB, Arcebispo Emérito da Paraíba - PB
  • Dom Darci José Nicioli, CSSR, Bispo Auxiliar de Aparecida - SP
Ordenação Presbiteral
  • Dom José Geraldo da Cruz, AA, Bispo de Juazeiro - BA
  • Dom Luís Ferrando, Bispo de Bragança do Pará - PA
Ordenação Episcopal
  • Dom Celso José Pinto da Silva, Arcebispo Emérito de Teresina - PI
  • Dom Fernando Mason, OFMConv, Bispo de Piracicaba - SP
  • Cardeal Eusébio Oscar Scheid, SCJ, Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ
  • Dom Waldyr Calheiros Novaes, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ
  • Dom Antônio Lino da Silva Dinis, Bispo de Itumbiara - GO
NOTÍCIAS
A Diocese de Rio do Sul comunicou o falecimento, aos 87 anos de idade, de seu bispo emérito dom Tito Buss, ocorrido ontem, dia 30 de abril, às 22h no Hospital Regional de Rio do Sul, vítima de falência múltipla de órgãos.
Seu corpo está sendo velado na Catedral Diocesana, e a missa de corpo presente e o sepultamento serão hoje, 01 de maio, as 17h, no mesmo local.
Biografia
Dom Tito Buss nasceu em São Ludgero (SC) em 1º de setembro de 1925. Frequentou a escola primária em sua terra natal e o Seminário Menor em Azambuja – Brusque. O curso filosófico no Seminário Maior de Mariana (MG), de 1945 a 1947. Os estudos teológicos fez em São Leopoldo (RS), de 1948 a 1951.
Foi ordenado presbítero por Dom Pio de Freitas, bispo de Joinville, a 08 de dezembro de 1951. Atuou na formação dos novos presbíteros até 1968, quando foi nomeado Pároco da Catedral São Francisco Xavier, em Joinville e Orientador Vocacional e Professor de dogma no Instituto Teológico de Curitiba. Na capital paranaense, foi pároco da Paróquia Santo Agostinho, que ele mesmo iniciou.
Eleito bispo da Diocese de Rio do Sul em 12 de março de 1969, foi ordenado no dia 03 de agosto de 1969, assumiu no mesmo dia como 1º bispo diocesano. Seu lema episcopal foi “Prega a sã doutrina” (Tt 2,1). Por oito anos foi representante do episcopado catarinense junto ao Conselho Permanente da CNBB.

Nenhum comentário: