sábado, 4 de maio de 2013


REFLEXÃO
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e a participação nessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS, Bispo Emérito de Caetité - BA
Ordenação Episcopal
  • Dom Gilio Felicio, Bispo de Bagé - RS
NOTÍCIAS
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publica nota sobre a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. No texto, a entidade destaca que "o reconhecimento pela Igreja da santidade de Nhá Chica, passado pouco mais de cem anos de sua morte, confirma a importância de se colocar em relevo o exemplo de sua vida de fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho".
A seguir, a íntegra do texto:
Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica

Brasília, 2 de maio de 2013

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com toda a Igreja, louva e bendiz a Deus pela Beatificação de Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada pelo povo de Nhá Chica, neste sábado, 4 de maio de 2013, na cidade mineira de Baependi. O reconhecimento pela Igreja da santidade de Nhá Chica, passado pouco mais de cem anos de sua morte, confirma a importância de se colocar em relevo o exemplo de sua vida de fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho.
A Beatificação de Nhá Chica é uma mensagem de extraordinário significado e importância para nossa Igreja. Filha e neta de escravos, analfabeta, órfã ainda criança, viveu no escondimento, na pobreza e na simplicidade. Devota de Nossa Senhora da Conceição, consagrou seu tempo e consumiu sua vida, como leiga que testemunha a fé, servindo às pessoas, especialmente na nobre tarefa de escutar e aconselhar. Seu cuidado com os mais pobres rendeu-lhe o belo título de “Mãe dos pobres”. Aos que lhe atribuíam favores especiais, respondia com a verdade de quem crê: “Isso acontece porque rezo com fé”.
A biografia de Nhá Chica revela sua vida de intimidade com Deus e nos estimula a buscar o ideal proposto por Cristo, como nos lembra São Paulo: “A vontade de Deus é esta: a vossa santificação” (1Ts 4,3). O testemunho de nossa mais nova Beata torna-se, portanto, convite irrecusável a viver intensamente o encontro com Jesus Cristo que “implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade, perdão e reconciliação” e leva cada discípulo-missionário a se tornar “fonte de paz, justiça, concórdia e solidariedade” (cf. DGAE, 16).
Saudamos e agradecemos à Diocese de Campanha e a todos que se dedicam à causa de canonização de Nhá Chica, bem como ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, por presidir a cerimônia de beatificação desta Serva de Deus.
Que a Beata Nhá Chica alcance de Deus graças e bênçãos para todo o povo brasileiro e nos ensine a trilhar o caminho da santidade, vivendo na simplicidade e na pobreza evangélicas.
Raymundo Damasceno AssisCardeal arcebispo de Aparecida (SP)Presidente
José Belisário da SilvaArcebispo de São Luis (MA)Vice-presidente
Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de Brasília (DF)Secretário Geral

O Congresso Mundial de Universidades Católicas estendeu o prazo para a submissão de trabalhos. Os participantes e universidades parceiras poderão enviar, até 6 de maio, sugestões de apresentação de trabalhos nas Arenas Temáticas, assim como propostas para a realização de painéis, fóruns, oficinas e mostras artístico-culturais. Serão recebidas inscrições de trabalhos que abordem o tema do Congresso: Novos Tempos, Novos Sentidos e seus eixos temáticos.
As propostas serão submetidas à avaliação da Comissão Científica e da Comissão Pastoral do CMUC, que informarão aos proponentes o resultado da avaliação até  17 de maio . As submissões de propostas deverão ser enviadas em uma das três línguas oficiais do congresso: português, espanhol ou inglês.
O CMUC acontecerá na PUC Minas entre 18 e 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico (avenida Dom José Gaspar, 500). São esperados estudantes, professores e funcionários de universidades católicas de todos os continentes, que podem se inscrever até 30 de junho pelo site www.cmuc.pucminas.br. Mais informações: (31) 3319-4398.

A Cáritas Brasileira apresentou nesta sexta-feira, 03 de maio, o edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2013. Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2013 apoiará projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano “Fraternidade e Juventude”.
O Fundo Nacional de Solidariedade é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades no Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem nas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade.
Confira edital completo aqui
Para conferir a prestação de contas do FNS 2012 clique aqui

Desconstruir o modelo de Estado vigente e garantir a participação popular no processo de construção de uma sociedade democrática é o centro das discussões propostas pela 5ª Semana Social Brasileira (SSB), que terá sua edição regional realizada de 3 a 5 de maio, no Centro de Pastoral Arquidiocesano, em Feira de Santana (BA). O evento é mais uma etapa das Semanas Sociais que acontecem em todo o Brasil numa iniciativa das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de refletir sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros, suas contradições e possibilidades de superação.
A SSB, neste evento organizado pelo Regional Nordeste 3, vai promover oficinas temáticas sobre a questão agrária e a violência no campo e na cidade; questão urbana e a cidade da exceção; tráfico de pessoas; segurança alimentar e hídrica; acesso aos direitos sociais e políticas públicas e controle popular do Judiciário. Participam representantes de movimentos sociais, comunidades eclesiais, pastorais, que deverão debater os rumos da sociedade brasileira em vista da construção do bem comum.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: