sábado, 4 de maio de 2013

Os atropelamentos com morte vêm sofrendo redução gradual no Rio Grande do Sul nos últimos dois anos. De 479 ocorrências em 2010, representando 24% do total de acidentes, passou para 402 em 2012, ou 21% do total. Apesar da queda, o número de pedestres mortos ainda preocupa as autoridades. E não somente no Estado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) conclamou os países-membros a pensarem na segurança do pedestre na II Semana Mundial de Segurança no Trânsito, que ocorre de 6 a 12 de maio.

A OMS provocou governos, escolas, universidades e instituições de todos os tipos a promoverem ações para alcançar uma meta ambiciosa: uma semana sem mortes de pedestres. Em todo o mundo, são 5 mil mortes a cada semana. No Rio Grande do Sul, a meta da OMS representa a vida de oito pessoas. Esse é o número de pedestres que morreram semanalmente, em média, no Estado, de 2007 a 2012. No total, foram 2,5 mil pedestres mortos no período.

O estudo do Detran/RS que analisou os acidentes com pedestres no período de 2007 a 2012 demonstra que quase 70% dos pedestres que morrem no trânsito são homens, mas a diferença entre os sexos vem oscilando nos últimos anos. Em 2012, a participação dos homens em atropelamentos caiu 10%, enquanto a das mulheres subiu 12%. Idosos acima dos 65 anos são os mais vitimados (representam quase 30% dos pedestres mortos) e as crianças até 10 anos também inspiram cuidados. Somente nesta faixa etária, foram 145 vítimas no período analisado.

Embora mantenham uma distribuição parelha entre os dias da semana, os atropelamentos com morte aumentam um pouco aos sábados. De uma média de 59 de segunda a sexta-feira, passa a 72, em média, aos sábados. A grande maioria das ocorrências é registrada no turno da noite (46%). Foram 1.167 pedestres mortos em atropelamentos neste turno no período.

Nenhum comentário: