sábado, 4 de maio de 2013


No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é essencial manter a discussão e defesa desta questão, que continua pertinente e relevante como era quando a data foi criada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1991.

Em comemoração a esta data, IMPRENSA vai reunir profissionais, entidades de representação, professores e estudantes para um debate sobre a liberdade de imprensa no novo cenário da comunicação. A quinta edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia vai acontecer dia 7 de maio, no Museu da Imprensa Nacional, em Brasília (DF).

Personalidades confirmadas para o fórum já iniciaram o debate sobre o papel da imprensa na malha social e os riscos da interferência sobre a atividade do jornalismo.

Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes de Televisão, comenta que a imprensa brasileira, como instituição, amadureceu mais rápido do que as demais instituições nacionais e que a contribuição da "mídia" para o avanço da democracia pode ser mensurada pela quantidade de denúncias que geraram consequências severas.

Nereide Beirão, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), acredita que um dos grandes desafios para a atuação dos jornalistas é a "judicialização da censura". "Um jornalista ficar sujeito a uma decisão de um juiz, muitas vezes com pagamento de multas altas, a partir de uma matéria fundamentada e correta, é injusta e é uma pressão que não deveria existir", afirma.

Confirmado para a abertura do fórum, Ricardo Noblat chama a atenção que muitas empresas de comunicação pertencem a grupos políticos. "A liberdade de imprensa, ali, é mínima. São muitas, muitas mesmo as empresas de comunicação simplesmente quebradas, simplesmente dependentes de favores de governos para sobreviver. Essas não têm liberdade", ressalta.

Confira os nomes confirmados para o debate:
Cátia Seabra (Folha de S.Paulo)

Dad Squarisi (Correio Braziliense)

Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes)

Fernando Tolentino de Sousa Vieira (Imprensa Nacional)

Ministra Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

Heraldo Pereira (TV Globo)

Hugo Studart (Universidade Católica de Brasília)

Maria Eugênia Moreira (Jornal de Brasília)

Nereide Beirão (EBC)

Ricardo Noblat (Blog do Noblat / O Globo)

Théo Rochefort (ABERT)

A participação é gratuita e as vagas limitadas!
Inscreva-se
e reafirme o seu direito de falar e ser ouvido.

Serviço:
Realização: revista e Portal IMPRENSA
Patrocínio: Organizações Globo
Apoio Institucional: Souza Cruz, Imprensa Nacional, ANJ, ANER, ABERT, ABRAJI e FENAJ
Data: 7 de maio de 2013
Local: Museu da Imprensa Nacional - auditório
SIG (Setor de Indústrias Gráficas) – quadra 6 – lote 800 – Brasília-DF

Nenhum comentário: