segunda-feira, 6 de maio de 2013


MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


Nova versão do manual operacional do Água para Todos disponível na internet

Documento traz orientações, critérios e procedimentos a serem seguidos pelos estados que já participam ou que venham a aderir ao programa


Brasília, 6.5.2013 - A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional disponibilizou, nesta segunda-feira (6), uma nova versão do Manual Operacional dos Objetos Padronizados do Programa Água para Todos (link do manual). No documento, estão definidos os critérios e procedimentos que devem ser seguidos pelos estados que já fazem parte ou que pensam em aderir aos equipamentos padronizados do Água para Todos (cisternas de polietileno, sistemas simplificados de abastecimento e barreiros).

Dentre as atualizações da nova edição, estão a documentação necessária para os procedimentos de suporte técnico, a caracterização dos barreiros e definições adicionais sobre a aplicação de recursos na construção de sistemas coletivos de abastecimento. Disponível para download no site www.mi.gov.br, o manual operacional é mais uma ferramenta de suporte aos gestores estaduais e municipais na execução do Programa Água para Todos. O Ministério da Integração Nacional também promove reuniões periódicas com os representantes dos estados beneficiados para compartilhar experiências e sanar dúvidas sobre todas as questões envolvidas na operacionalização do programa.


Parte do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Água para Todos reúne um conjunto de ações  do Governo Federal em busca de universalizar o amplo acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola, assim como alimentar os moradores do semiárido. Até o momento já foram instaladas mais 295,9 mil cisternas em todo o semiárido brasileiro. A meta, até 2014, são 750 mil cisternas. “Essas cisternas são muito importantes, pois permitem que as famílias do semiárido captem a água da chuva ou armazenem a água recebida de carros-pipa sem ter de andar longas distâncias para buscá-la”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro.

Além das cisternas, por meio do programa, estão sendo implantados kits de irrigação, sistemas de abastecimento de água e barreiros. Coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, a estratégia conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).


Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário: