terça-feira, 16 de julho de 2013

Nova campanha de trânsito alerta passageiros contra o transporte clandestino



Objetivo é alertar especialmente as pessoas que buscam apenas passagens mais baratas e não pensam ou não sabem dos riscos que estão correndo

A nova campanha nacional de trânsito começou a ser veiculada nesse domingo (14) com o objetivo de combater o transporte clandestino no País. Com o slogan “Quem viaja de transporte pirata pode ficar pelo meio do caminho. Não embarque nessa”, a ação quer enfatizar o risco que o usuário corre ao contratar esse tipo de transporte, assim como orientá-lo a comprar somente passagens de transportadoras regulares.
Ministério das Cidades Campanha transporte clandestino Ampliar
  • Campanha transporte clandestino
A iniciativa é uma realização dos ministérios das Cidades, dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo é alertar especialmente as pessoas que buscam apenas passagens mais baratas e não pensam ou não sabem dos riscos que estão correndo.
O risco do transporte pirata é percebido nas estatísticas: nas estradas, a maioria dos acidentes envolve veículo pirata, já que esse tipo de transporte não segue as regras de segurança cobradas pela ANTT e não passa pelas certificações programadas.
Para combater esse tipo de transporte, a Polícia Rodoviária Federal e a ANTT têm feito intensas fiscalizações, para identificar esses transportes e não permitir que eles continuem a viagem.
A campanha também contará com peças publicitárias e ações criadas para TV, rádio, e internet. A ação faz parte do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada: Um Pacto pela Vida), iniciativa do governo federal para reduzir em 50% o número de acidentes, entre 2011 e 2020.
Conheça as campanhas e tenha acesso a todo o material no site e na página do Facebook.

Pacto
O Pacto Nacional pela Redução de Acidentes foi lançado em maio de 2011 como a resposta brasileira à proclamação da ONU que, em março de 2010, anunciou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Além do Brasil, mais 178 nações são signatárias do acordo.
A meta mundial é reduzir em até 50% o índice de mortalidade nas ruas e estradas destes 178 países nos próximos 10 anos. Para isso, todos lançaram seus planos.
No Brasil, o Pacto é coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e promove campanhas de conscientização, ações de mobilização e educativas, com o objetivo de reduzir o número de mortes e outros danos causados por acidentes de trânsito.

Estradas brasileiras
A malha rodoviária brasileira soma cerca de 1,7 milhão de quilômetros entre estradas federais, estaduais, municipais e concessionadas. Esta modalidade de transporte é responsável por 96,2% da locomoção de passageiros e de 61,8% da movimentação de cargas no País, segundo a Confederação Nacional do Transporte.

Fonte:
Ministério das Cidades

Nenhum comentário: