quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Fundação Cultural Palmares (FCP) lança amanhã, 18, às 15h, em Salvador/BA, a chamada pública nº 01/2013, que vai investir cerca de R$ 4 milhões na criação de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (NUFAC’s) – centros que vão oferecer capacitação profissional para 1.200 jovens negros e negras em todo o Brasil.

O evento, que vai acontecer no Palácio Rio Branco, contará com as presenças das ministra da Cultura, Marta Suplicy e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Edital destinará a cada Núcleo o orçamento necessário para custear as despesas com 120 jovens. Cada aluno receberá também uma Bolsa Incentivo que poderá ter a duração de até 10 (dez) meses, dependendo do período de duração do curso.  O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, explica que a Bolsa é, principalmente, um estímulo para diminuir a evasão aos cursos.

Com a Bolsa Incentivo, os alunos poderão se dedicar aos cursos e consequentemente ter um bom desempenho”, afirma. “Além do mais, a capacitação desses jovens fortalecerá o mercado de trabalho no campo cultural e incentivará a promoção, a preservação e a difusão do patrimônio e das expressões culturais afro-brasileiras e africanas”, afirma. 

Inscrições – Poderão se inscrever na chamada pública entidades privadas sem fins lucrativos que atuam nas áreas de cultura e a educação. As entidades interessadas devem acessar o endereço eletrônico www.palmares.gov.br/nufac e conferir o edital. O prazo para as inscrições é até 30 de julho.

Serviço
Lançamento do edital NUFAC 2013
Data: 18 de julho de 2013
Horário: 15h
Local: Palácio Rio Branco, Praça Tomé de Souza, Salvador- BA

Informações para a imprensa
Mara Karina Silva
Assessora de Comunicação/Fundação Cultural Palmares - MinC
Tel.: 55 (61) 3424.0185/ 9831.0215E-mail: mara.silva@palmares.gov.br

Nenhum comentário: