sexta-feira, 19 de julho de 2013

AGAS

Expoagas 2013 sorteará automóvel
zero km entre os compradores
Feira já tem mais de dois mil inscritos
Mais de 360 empresas varejistas e duas mil pessoas já estão inscritas para a Expoagas 2013 e 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que ocorre entre 20 e 22 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

O evento está com inscrições abertas pelo site www.agas.com.br, e no ano passado congregou mais de 38 mil pessoas, que movimentaram R$ 304,2 milhões em negócios concretizados durante os três dias da feira. Até o dia 9 de agosto, fornecedores sócios da Agas e varejistas de todos os segmentos têm inscrição gratuita. "Queremos oportunizar grandes negócios aos expositores e estreitar a relação da Agas com outros segmentos, por isso a gratuidade é estendida a bares, restaurantes, farmácias, hotéis e outros setores do comércio", convida o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.

Nesta semana, visando a alavancar ainda mais os negócios realizados na feira, a Agas anunciou o sorteio de um automóvel Celta zero quilômetro no dia 22 de agosto, pouco antes do encerramento da Expoagas, entre todos os visitantes que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras no evento. Informações adicionais pelo e-mail expoagas@agas.com.br ou através do telefone (51) 2118-5200. O regulamento da promoção está disponível em www.agas.com.br.
Agas Jovem traz empresários ao debate
Gustavo Cerbasi comandará programação jovem
Buscando a mais completa e qualificada programação da história da Convenção, a Associação convocou nomes de peso para as palestras da Expoagas 2013. Integram o time de conferencistas do evento Arnaldo Jabor, Marcelo Tas, Alexandre Garcia, Eugênio Mussak, Deb Xavier, Professor Lievore e Carlos Hilsdorf, além das programações técnicas do CAT.

No dia 21 de agosto, o Agas Jovem reunirá centenas de líderes do setor, de todas as idades, em sua programação, marcada para as 16 horas no Centro de Convenções da Fiergs. O encontro terá a palestra Toda empresa deve produzir dinheiro, com o escritor e economista Gustavo Cerbasi.

Após a palestra, o jornalista Tulio Milman comandará o debate O gestor ideal, que, além de Cerbasi, terá as participações dos empresários Vanderlei Micheletto (Mili), Nelson Eggers (Fruki Bebidas) e Rogério Tondo (Orquídea Alimentos). As pré-inscrições para o Agas Jovem são gratuitas para os participantes da Convenção, e podem ser garantidas pelo e-mail agasjovem@agas.com.br. A programação jovem terá patrocínio máster da Nestlé, patrocínios da Tramontina e da Garoto e apoios da Fruki e Wake.
Encontro de diretoria e representantes
da Agas chega à oitava edição
Diretoria da Agas estará reunida em Gramado
Ocorrerão em Gramado os acertos dos últimos detalhes para a Expoagas 2013 e as projeções para o segundo semestre do setor supermercadista gaúcho. Na semana que vem, dia 27 de julho, o Master Palace Hotel, na Serra, será palco da oitava edição do Encontro de Diretoria e Representantes Agas.

Além de discutir detalhes da Expoagas, os dirigentes da Associação poderão, no encontro, debater as principais demandas do setor, alinhar estratégias para o segundo semestre e discutir as reivindicações ao poder público. Na ocasião, também será traçado um balanço das atividades da Agas no primeiro semestre.

O oitavo Encontro de Diretoria e Representantes Agas tem patrocínios da Orquídea e do Sindigêneros/RS, e copatrocínios da Ticket e da JBS.
Agas leva cursos para o varejo
de Salvador do Sul
Prefeitura Municipal é parceira
na promoção dos cursos
Pioneiro no setor supermercadista sul-americano, o projeto itinerante De Olho no Futuro, da Agas, desembarca em Salvador do Sul dia 22 de julho trazendo quatro cursos aos colaboradores e gestores de supermercados, comércios e varejo da região em geral.

Viabilizados a partir de parceria com a Prefeitura Municipal, os cursos ocorrerão no interior da escola móvel da Agas, equipada com auditório para até 50 pessoas, que estará estacionada no Parque Municipal Afonso Cristóvão Wallawer, sempre com cursos das 8h30 às 17h30.

As temáticas abordadas vão do atendimento até a liderança de equipes, e os investimentos para participação são de R$ 35 para sócios a R$ 45 para não sócios da Agas. Somente no primeiro semestre de 2013, a carreta da entidade já visitou 21 municípios e capacitou 2,8 mil pessoas. A iniciativa tem patrocínio da Oniz Distribuidora e da Ades. Informações adicionais e inscrições pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail cursos@agas.com.br.

Confira a grade de cursos em Salvador do Sul:
Curso superior forma oito gestores em agosto
José Reni dos Santos
será o orador da turma
Criado em 2009 de forma pioneira no País a partir de parceria entre a Agas e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o curso superior de Gestão em Supermercados formará sua terceira turma no próximo dia 21 de agosto.

A cerimônia de coroação dos estudos dos oito formandos ocorrerá em meio à Expoagas 2013, no Centro de Eventos da Fiergs, na capital. Nesta semana, todos os oito componentes da turma - cinco homens e três mulheres - foram aprovados na apresentação do trabalho de conclusão, em encontro ocorrido em Porto Alegre.

Na formatura do dia 21 de agosto, a paraninfa será a mentora do curso e instrutora da UCS, Cláudia Ramos, e o professor homenageado será Marcelo Luis Thomé. O patrono da turma é o presidente da Agas, Antônio Longo, e o orador do grupo será o formando José Reni Milanezi dos Santos. Os formandos são oriundos de Gravataí, Imbé, Sapucaia do Sul, Tapejara, Santo Antônio da Patrulha, Rodeio Bonito e Sinimbu.
Agas Jovem recebe últimas
inscrições para curso de liderança
Turma deverá ter 25 alunos
Sob a liderança da santanense Caroline Righi, o Departamento Agas Jovem está com inscrições abertas para mais uma de suas iniciativas com vistas à qualificação, congregação e troca de experiências entre jovens lideranças do segmento supermercadista: entre agosto e setembro, o grupo promove o curso Capacitação e desenvolvimento de jovens lideranças.

O projeto terá quatro encontros, todos presenciais e na sede da Agas, em Porto Alegre. O curso, que será ministrado pelo professor, neurocientista, doutor e PhD Paulo Ferreira, presidente do Instituto Eckart, buscará traçar o perfil de cada participante, idealizar um líder ideal e instruir os alunos em busca de técnicas que os aproximem deste modelo idealizado.

A ação é exclusiva a jovens supermercadistas e gestores do setor, e a primeira aula ocorrerá dia 9 de agosto. Os encontros terão intervalos de 15 dias entre si. As últimas vagas e as informações sobre o projeto estão abertas pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail agasjovem@agas.com.br.
Seis turmas do GES seguem em sala de aula
GES Sebrae, da capital, é uma das turmas com
formatura marcada para este segundo semestre
Administrativo, Jurídico, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Financeira e Operação de Loja. Estes são os seis módulos do curso de Gestão em Supermercados - GES, que desde março qualifica seis turmas de supermercadistas com aulas na capital e no interior do Estado.

Os grupos, que reúnem-se semanalmente em Porto Alegre (duas turmas), Caxias, Passo Fundo, Cruz Alta e Santa Maria, têm previsão de formatura para os meses de setembro, outubro e novembro. Cada turma aprende técnicas teóricas e práticas sobre gestão de supermercados ao longo de seis meses.

Nesta semana, uma das turmas de Porto Alegre, o GES Sebrae - formado exclusivamente por representantes de micro e pequenas empresas - participou de treinamento ao ar livre comandado pela facilitadora Aurelise Braun, como parte do módulo de recursos humanos do curso. Informações adicionais pelo e-mail ges@agas.com.br.
Sepac apresenta seu mix
de produtos na Expoagas 2013
Líder na categoria de papéis higiênicos no sul do Brasil, segundo o Instituto Nielsen, a Sepac aproveitará a Expoagas 2013 para expor seu mix de produtos, divulgar informações sobre o crescimento da indústria, fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros, além de ampliar o mercado de atuação.

No estande, destaque para as linhas Duetto, Paloma, Maxim e Toalha Stylus. Os visitantes poderão conferir também a campanha de TV do Duetto, cujo slogan é 'Missão impossível é achar papel melhor', e a nova campanha de rádio do Paloma.

Para o gerente de vendas da Sepac, Laércio Lacerda, a Expoagas 2013 é uma vitrine para divulgação das marcas e uma excelente oportunidade para estreitar relacionamentos. "Pela importância deste evento e presença de clientes de todo o estado do Rio Grande do Sul temos a participação de grande parte da nossa equipe de vendas do referido estado", comenta. Com sede em Mallet, no sul do Paraná, a SEPAC foi fundada na década de 70 e atua no segmento de papéis tissue, conhecidos como papéis sanitários. Atualmente, sua produção se concentra nas linhas de papéis higiênicos, toalhas de papel e guardanapos.
Na feira, Girando Sol lança
amaciante concentrado
Uma das tradicionais recordistas de negócios na feira, a Girando Sol é presença confirmada na Expoagas 2013. A empresa quer aproveitar o evento para fazer contato com clientes e fechar negócios com estabelecimentos varejistas gaúchos e, inclusive, de outros estados e países.

Na edição deste ano, a companhia de Arroio do Meio vai lançar oficialmente para o Rio Grande do Sul o seu mais recente produto: o amaciante de roupas com fórmula concentrada. Totalmente inovador, foi desenvolvido por meio de intensas pesquisas e análises. O amaciante concentrado da Girando Sol se destaca por ter maior poder de amaciamento e possuir cápsulas de perfume. Com apenas meia tampa, amacia e perfuma até quatro quilos de roupa. A novidade estará disponível nas fragrâncias Blue Care e Rose Care e em frascos de 500 mililitros (ml).

A empresa também vai expor na Expoagas suas nove linhas de produtos já consolidadas: água sanitária; alvejantes; amaciantes; cera líquida; desinfetantes; detergentes lava-louças; lava roupas em pó e líquido; limpadores; e sabão em barra. Em razão dos tamanhos e fragrâncias diferenciados, o mix da Girando Sol atinge cerca de 150 itens voltados à limpeza doméstica. A Girando Sol também é patrocinadora do Agas Mulher, atividade que integra a programação da feira.
Frimesa agora nas redes sociais
A Frimesa abriu um novo canal de comunicação com a estreia oficial de suas páginas no Facebook e no Youtube. A proposta é ampliar o relacionamento dos consumidores com a marca.

Com o tema "com amigos tudo fica mais gostoso", a fanpage da Frimesa no Facebook tem postagem diária de receitas, dicas e ainda informações da empresa. Tudo com uma linguagem leve, divertida e positiva, com foco na amizade. Existem ainda aplicativos, campanhas e muitas outras interações para engajar ainda mais o público com a marca.

No Youtube, há um canal personalizado, "A Frimesa", com a identidade e o posicionamento da marca, com armazenamento dos vídeos "Receita de Amiga". Há ainda VTs das propagandas e institucionais da empresa. Também há a estreia do SAC 2.0, diminuindo o tempo de resposta aos consumidores, além do monitoramento da marca nas redes sociais. A fanpage da Frimesa está disponível no endereço www.facebook.com/frimesaoficial.
Arlobras também tem lançamentos
Subsidiária da Casa Garrido, do Uruguai, a gaúcha Arlobras é uma das expositoras da Expoagas 2013. A empresa vem à feira apresentar suas linhas exclusivas de embalagens importadas, que se diferenciam pelas terminações e pela qualidade dos materiais. "Como empresa recente no mercado, nossa expectativa é ter um contato de primeira mão com os clientes, que acreditamos ser a melhor maneira de compreender suas necessidades e oferecer-lhes a solução em embalagem mais adequada", explica Evelyn Carámbula, do Marketing.

Entre os produtos em exposição na mostra, estarão a família de bandejas para micro-ondas da marca Cotnyl e a linha de artigos descartáveis para festas da marca Kovalplast, composta por copos, taças, pratos e outros itens.

A principal novidade da Arlobras, entretanto, será um pote descartável facetado e transparente que dá distinção aos doces. Seu exclusivo desenho propõe praticidade, permitindo encaixar a tampa em sua base e também o perfeito empilhamento no transporte.
Tirol lança leite Zero Lactose
Dados disponibilizados pelo Governo Federal apontam que quatro entre dez brasileiros não podem consumir leite, queijo, iogurte e manteiga. Pensando nesse público, em 2011 a Tirol lançou o Leite Premiare com baixa lactose. Na época, era possível retirar 90% da lactose da bebida.

Nestes dois anos, a procura e a aceitação pelo produto foi tão crescente que a marca lança agora o Zero Lactose, indicado para pessoas que sofrem de intolerância a lactose, permitindo uma alimentação balanceada, com todos os benefícios do leite, sem prejudicar o organismo.

O aumento da procura por produtos especiais pode ser exemplificado pelo crescimento nas vendas do Iogurte Morango 0% Lactose da Tirol, que teve uma elevação de 216,82% na procura, entre janeiro e maio de 2013, na comparação com o mesmo período de 2012. Os números são tão positivos que a Tirol prepara-se para lançar, nos próximos meses, a versão coco do mesmo iogurte sem lactose.
Senff aposta em mais um canal
de relacionamento com o cliente
Em sua busca constante pelo estreitamento dos laços e visando oferecer suporte aos mais de 30 mil clientes, a Senff lançou um blog: semanalmente, são postados textos que abordam de forma dinâmica as principais dúvidas dos clientes, lojistas ou empresas. Acessando o site www.senff.com.br, é possível ter acesso a todos os canais de relacionamento.

De panificadora à rede de supermercados, são mais de 120 anos em que a Senff é pioneira no lançamento de cartões com marca própria no País. Desde o ano 2000, a empresa dedica-se exclusivamente à administração de cartões e, em 2010, também se tornou financeira.

A Senff também oferece produtos como Cartão Alimentação, Presente, Combustível e outros. Além disso, realiza empréstimos consignados e CDC (Crédito Direto ao Consumidor). São quatro filiais além da matriz em Curitiba: Campinas, Porto Alegre, Londrina e Rio de Janeiro.
Banco Mundial busca aproximação
com a Cooperativa Languiru
Encontro ocorreu no começo do mês, na Languiru
No dia 8 de julho, a Cooperativa Languiru, de Teutônia, recebeu a visita do especialista em desenvolvimento rural do Banco Mundial, Maurizio Guadagni, acompanhado de sua esposa e do diretor executivo da Federação Brasileira de Plantio Direto, Ivo Mello.

O encontro possibilitou a troca de informações quanto aos processos de gestão e produção da Languiru. "Via Federação, o Banco Mundial tem realizado o levantamento de informações para programa de transferência de tecnologia para o Leste Europeu, com foco no plantio direto", explicou Mello.

Conforme Guadagni, o plantio direto, aliado à tecnologia, oferece inúmeros benefícios, em especial em aspectos ambientais. "O uso da tecnologia e do plantio direto reduz os danos ao meio ambiente, e o Banco Mundial busca levar esta tecnologia para as pequenas propriedades", disse. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, ressaltou que o plantio direto é uma das técnicas utilizadas pelos agricultores da região, considerada o segundo maior minifúndio da América Latina. "Com as características das pequenas propriedades nos municípios da região, o plantio direto tem apresentado bons resultados, agregando valor às propriedades rurais dos associados da Languiru. Com essa fertilização orgânica do solo, os índices de produção são elevados", explicou.
Curtas
Expoagas sustentável - A ambientação do palco da Expoagas 2013 será 100% ecosustentável, totalmente produzida com material reciclado e reciclável. Ao término do evento, o material - cerca de 800 kg de papelão, laminados pet, colagem à base d'água e madeira de reflorestamento - será doado para a Associação de Recicladores de Bento Gonçalves, composta por 18 famílias da região. A empresa Matrix Ambientação Sustentável é a responsável pela ação.

Comitê de RH - Está ocorrendo hoje (19), em Porto Alegre, a primeira reunião do Comitê de Recursos Humanos Agas. O grupo terá reuniões periódicas para debater a gestão de pessoas e questão relacionadas às demandas de mão de obra no varejo gaúcho.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Jaderson Carvalho, Leandro dos Santos.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

Nenhum comentário: