quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O governador Tarso Genro participou, nesta quinta-feira (29), de encontro com 500 produtores de leite, que reuniram-se na 36ª Expointer para o lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, cuja meta é dobrar a produção leiteira do Rio Grande do Sul nos próximos dez anos. A a produção leiteira no Estado envolve 450 municípios e 121 mil famílias.

No encontro, em que os produtores discutiram as ações da Câmara Setorial do Leite, Tarso falou sobre a importância do setor para a economia do Rio Grande do Sul e dos investimentos realizados para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.
"Esta cadeia orgulha o Estado e, apesar das dificuldades, compõe um dos vetores principais de honra e cooperativismo. Está na base produtiva do Estado e representa quase 6% do PIB gaúcho, o que equivale a R$ 6 bilhões por ano", disse. "O conceito de crescimento que trabalhamos é orgânico, estruturado e de baixo para cima, onde todos ganham", completou o governador.

Mais Leite de Qualidade
No lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, foram firmados convênios com cooperativas, indústrias de laticínios e termos de cooperação técnica com agentes financiadores. Também ocorreram as assinaturas ao termo de adesão dos produtores ao programa, que estimula o uso de ordenhadeiras e resfriadores de expansão direta, o que não só contribui para o aumento da produção, mas, fundamentalmente, para a melhoria da qualidade do produto in natura, o que eleva a remuneração paga aos produtores.

O projeto, além de oferecer oportunidades para aquisição de resfriadores de expansão direta por aqueles que não contam com nenhuma estrutura de resfriamento nas propriedades, também aponta para a substituição dos resfriadores de imersão, tecnologia obsoleta, menos eficaz e mais onerosa.
A cadeia do leite é considerada atividade vital para o agronegócio gaúcho, e também configura-se como opção de sustentabilidade para as pequenas propriedades rurais e a minimização do êxodo rural.
Durante o encontro, o governador também falou sobre a reorganização de várias câmaras setoriais no âmbito da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) com representações autênticas: "o tom do crescimento depende da interlocução de pequenos, médios e grandes produtores, e esse diálogo entre Governo e produtores deve ser principalmente a favor dos que mais precisam. A cadeia do leite é uma atividade produtiva fundamental para o desenvolvimento equilibrado do Estado", finalizou Tarso.
Confira os canais de comunicação da Expointer
Portal: www.expointer.rs.gov.br
Facebook: www.facebook.com/expointeroficial
Twitter: https://twitter.com/expointer_rs
Flickr: www.flickr.com/expointer2013
Youtube: www.youtube.com/user/governors2011
Texto: Daiane Roldão, com informações da Seapa

Nenhum comentário: