quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Com a finalidade de melhorar o acesso aos meios de comunicação - e a acessibilidade em geral -, começou nesta quarta-feira (21) a 19ª Semana Estadual e a 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no auditório do Ministério Público em Porto Alegre. O evento é realizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do RS (Faders).

Autoridades presentes na abertura anunciaram ações que estão sendo realizadas na área. Também foi feito o lançamento da campanha "Vaga Especial para Estacionar: Eu Respeito" pelo Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público.

Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, ressaltou a importância de dar visibilidade às pessoas com deficiência. "Discussões como essas são necessárias para ouvirmos vocês e termos cada vez mais ações governamentais", disse o secretário.

Fabiano Pereira assinou, junto com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Eduardo de Lima Veiga, e o secretário de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Raul Cohen, o protocolo da campanha "Vaga Especial para Estacionar: Eu Respeito". O documento trata, em especial, do respeito que todos devem ter com todas as pessoas, mas principalmente das pessoas com deficiência, afirmou Veiga. "Que todos possamos exercer na sua plenitude os nossos direitos tendo ou não deficiência", ressaltou.

Estatuto O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Aldacir Oliboni, informou que o Parlamento está trabalhando na criação e discussão de leis que tratam do tema das pessoas com deficiência. Segundo ele, o Legislativo irá sediar em breve a discussão do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que tramita no Congresso Nacional. "Também devemos incentivar a adesão dos prefeitos ao programa RS Sem Limite, que é de grande importância para a liberação de recursos - muitas vezes, a maior reclamação dos prefeitos", relatou o deputado.

Mais acessibilidade Porto Alegre precisa pensar políticas públicas para tornar-se uma cidade inclusiva, afirmou o prefeito da Capital, José Fortunati. Segundo ele, a sociedade impõe um padrão que não condiz com a realidade de muitas pessoas e atrapalha a sua convivência. "Eu sou vítima dessa padronização. Com um 1 metro e 98 centímetros, não consigo sentar confortavelmente em um ônibus ou avião. Precisamos pensar políticas públicas inclusivas, mas, acima de tudo, voltada para o ser humano, que se traduza em acessibilidade em prédios, elevadores, academia. Todos devemos ser acolhidos do jeito que nos apresentamos", completou o prefeito.

Tudo Fácil terá Central de Intérpretes de Libras A presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), Marli Conzatti, explicou que a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência está ocorrendo em mais de 100 municípios gaúchos. "São encontros, seminários e atividades de lazer durante a semana que darão visibilidade às pessoas com deficiência, para que exerçam o seu protagonismo social, e, ainda, as ajudarão a desenvolver políticas afirmativas na garantia de seus direitos", destacou Marli.

A presidente anunciou, ainda, o funcionamento de uma Central de Intérpretes de Libras nos estabelecimentos do Tudo Fácil e as transformações nos sites do Governo do Estado, tornando-os mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Deficiente visual, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), Moisés Bauer, reclamou da falta de meios de comunicação para cegos. Para ele, é preciso a união das pessoas com deficiência para lutarem por seus direitos. "O que me deixa diferente não é a falta de visão, mas a falta de comunicação acessível para mim, como a falta de leitura em braile. São por essas barreiras que devemos trabalhar todos juntos", defendeu.

Vagas de estacionamento Ao final da abertura da semana, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do MP, Miguel Velasquez, apresentou a campanha Vaga Especial para Estacionar: Eu respeito. A campanha é educativa e de conscientização. "Para sensibilizar e constranger as pessoas que não respeitam os espaços reservados às pessoas com deficiência por lei. Cidadania começa com educação e deficiente moral é aquele que não respeita uma vaga que não é para seu uso", afirmou Velasquez.

Por lei, 2% das vagas de estacionamento devem ser reservadas às pessoas com deficiência e 5%, aos idosos. No ato, representantes de shopping centers e supermercados assinaram o protocolo de adesão à campanha. Nesta quinta-feira, serão distribuídos folderes e adesivos no Shopping Total.

As atividades desta quarta-feira seguiram com a palestra do secretário nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira. À tarde, o professor especialista em Reabilitação Profissional, Romeu Kazumi Sassaki, explica as terminologias sobre pessoas com deficiência em tempos de inclusão. O jornalista e escritor Cláudio Abreu também irá ministrar palestra sobre comunicação e preconceito.

A Semana Estadual e Municipal se estende até o dia 28 de agosto com uma série de atividades.

Programação
Dia 22/08 (Quinta-feira) Manhã: Lançamento Campanha de vagas para estacionamento.
Local: Shopping Total
Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 545- Bairro Floresta
Horário: 11h30 às 13h
Tarde: Palestra AGAS FIERGS- Secretário Raul Cohen e equipe SMACIS
Local: Av. Assis Brasil, 8.787

Dia 23/08 (sexta-feira) Manhã: Linha Turismo e Catamarã
Tarde: 14h, Reunião COMDEPA - Rotechild
GT de Acessibilidade, com o diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público, Miguel Velásquez e o secretário de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen
Local: Rua Siqueira Campos,1300/ 14º andar

Dia 24/08 (sábado)
Manhã e tarde: Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais
Local: Av Aparício Borges, 2001- Departamento de Ensino da Brigada Militar
Horário: 08h às 18h

Dia 25/08 (domingo) Manhã: Encontro com Entidades, PcDs e órgãos governamentais.
Local: Parque Farroupilha
Horário: 09h às 13h

Dia 26/08 (segunda-feira) Manhã: Abertura do Stand da Acessibilidade com Academia Híbrida de ginástica
Local: Largo Glênio Peres
Tarde: Serviços de informação e Atendimento aos PcD s pela SMACIS.

Dia 27/08 (terça-feira)
Manhã: Stand da Acessibilidade com Academia Híbrida de ginástica
Local: Largo Glênio Peres
Tarde: Serviços de informação e Atendimento aos PcD s pela SMACIS.

Dia 28/08 (quarta-feira)
Manhã: Stand da Acessibilidade com Academia Híbrida de ginástica
Local: Largo Glênio Peres
Tarde: - Serviços de informação e Atendimento aos PcD s pela SMACIS.
- Palácio da Justiça BPC Trabalho- Ana Costa- Ministério do Trabalho
Local: Av. Mauá, 1013- Centro

Nenhum comentário: