sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aleitamento Materno é tema de campanha no País



A iniciativa do Ministério da Saúde é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e traz o slogan ‘Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você’


Divulgação/Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável Ampliar
  • O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável
O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (1°), a campanha de amamentação com o slogan ‘Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você’. O foco da ação é no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil a fim de garantir o aleitamento até os dois anos.
A iniciativa acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentro das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com adesão de 150 países.
O lançamento foi realizado em um evento que reuniu mães em uma sala de cinema. Foi o ‘Cinematerna’, um horário exclusivo dado a elas e a seus bebês durante a programação em ambiente com temperatura amena e luz suave. Para a exibição, o ministério fez parceria com 10 redes de cinema, que colocarão à disposição 60 salas em 30 cidades de 14 estados.
O Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Durante a campanha, cerca de 200 mil cartazes deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.

Importância da amamentação

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde de 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.
A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Rede Cegonha
As ações de aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios estão entre as principais estratégias da Rede Cegonha voltadas para a saúde da criança.
A Rede Cegonha foi criada pelo governo federal para garantir à mulher e à criança um atendimento seguro, humanizado e de qualidade, no planejamento reprodutivo da família, na adequada atenção ao pré-natal, parto e pós-parto, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os dois anos de idade.
A Rede permite a ampliação do acesso, acolhimento e qualidade no atendimento de mães e bebês na Rede Pública de Saúde. Em todo País, R$ 3,6 bilhões foram investidos desde a criação da estratégia, em maio de 2011.

Banco de Leite

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é a maior e mais complexa do mundo, pois conta com 210 Bancos de Leite e 117 postos de coleta em todo o País. Por ano, são coletados em média 166 mil litros de leite humano que beneficiam, aproximadamente, 170 mil recém-nascidos. Além disso, o modelo de Banco de Leite Humano brasileiro é referência internacional. O Brasil já exportou técnicas de baixo custo para implantar bancos de leite humano em 23 países da América Latina, Caribe hispânico, Península Ibérica e África.
Em 2013, o Ministério da Saúde investirá R$ 7 milhões em procedimentos realizados pelos Bancos de Leite. O valor foi mais que quadriplicado – acréscimo de 411% –, em relação ao total gasto atualmente pelos bancos, de cerca de R$ 1,7 milhão por ano. Outros R$ 746 mil para construção de cinco novos bancos de leite e R$ 3,9 milhões para a reforma de 53 bancos de leite em todo o País até o fim de 2013 com recursos da estratégia Rede Cegonha.

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