sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Estudantes do ensino médio podem participar de concurso sobre a Previdência Social



As inscrições começam no dia 12 de agosto e se encerram no dia 30 de setembro

Divulgação / Gov.São Paulo A redação deve ser redigida em texto dissertativo, narrativo ou descritivo Ampliar
  • A redação deve ser redigida em texto dissertativo, narrativo ou descritivo
Em comemoração aos 90 anos da Previdência Social no Brasil, foi lançado um concurso de redação destinado a alunos do ensino médio matriculados em escolas públicas ou particulares de todo o País. Com o tema “Qual é a importância da Previdência Social para o seu futuro”, o concurso pretende despertar o interesse dos estudantes para a Previdência Social e sua importância para os brasileiros.
As inscrições começam no dia 12 de agosto e se encerram no mês seguinte, no dia 30 de setembro, e devem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível no Portal da Previdência Social. Cada participante poderá concorrer com uma única redação inédita, que deve ser enviada, obrigatoriamente em formato PDF, para o e-mailredacaoprevidencia@gmail.com.
As dez melhores redações darão origem à primeira edição da Coletânea de Redações da Previdência Social. Os autores das três primeiras colocadas, e os respectivos professores orientadores, serão premiados com um tablet e participarão de solenidade realizada em Brasília, com despesas de transporte e alimentação pagas pelo Ministério da Previdência Social.

Redação
A redação deve ser redigida em texto dissertativo, narrativo ou descritivo. O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, em fonte Arial, corpo 12, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Na correção da redação, será levada em consideração a originalidade, pertinência temática, coesão e coerência de cada texto, que serão avaliados por uma comissão julgadora responsável. Os textos que não obedecerem os critérios e forem entregues após o dia 30 de setembro serão desclassificados do concurso.

Previdência Social
A Previdência Social é responsável pelo sustento do trabalhador e de sua família nos casos em que ele esteja impedido de exercer suas atividades (por acidente, doença, maternidade etc.) ou durante a aposentadoria.
Todos os trabalhadores do País têm direito à aposentadoria. Para conceder o benefício, a Previdência Social dividiu os trabalhadores nas categorias empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso e segurado especial.
As contribuições para a Previdência Social são arrecadadas mensalmente pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Essa renda acumulada mês a mês é usada para pagar os benefícios do segurado. O valor recolhido depende da remuneração recebida pelo trabalhador e de seu perfil de contribuinte.
O contato com a Previdência Social pode ser feito pela Central de Atendimento (disque 135 em todo o Brasil), pelo site da instituição e em unidades de atendimento .



Nenhum comentário: