quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TRÂNSITO


Dentro da intensa programação da Semana Nacional de Trânsito no Estado, o Detran/RS promove, em conjunto com seus parceiros, atividades para chamar a atenção sobre os riscos do excesso de velocidade. O tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida foi selecionado pelo Denatran para esta edição da SNT por ser um dos principais fatores causadores/contribuintes para os acidentes de trânsito (e para a gravidade desses acidentes). Um banner no site www.detran.rs.gov.br reúne as atividades promovidas pelas Prefeituras e instituições de todo o Estado.
O Detran/RS inicia o Ciclo de Palestras em Universidades, uma atividade que compõe o programa de aproximação com as universidades, que já vinha sendo realizado para inserir o tema trânsito na formação acadêmica e instigar a realização de estudos e pesquisas  na área de segurança e mobilidade. Além de trabalhar questões de segurança com um grupo de risco - jovens na faixa dos 18 aos 29 são 30% dos mortos no trânsito – o ciclo de palestras visa sensibilizar os universitários para a temática e trabalhar conceitos que promovam o debate dentro da instituição.
No dia 20, o Detran/RS participa da programação da SNT do Estado de São Paulo, dentro de Fórum de Debates sobre Alcoolemia no Trânsito. O presidente Alessandro Barcellos e técnicos da autarquia apresentarão o case da Balada Segura, na sede do Detran paulista, para representantes de órgãos de trânsito, de fiscalização e outras instituições que apresentarão experiências exitosas de redução de acidentes no País.
Os 273 Centros de Formação de Condutores do Estado estarão mobilizados na campanha “Todos pela Segurança no Trânsito/Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, promovida pelo SindiCFC em parceria com o Detran/RS . Serão realizadas 200 blitzes educativas e 200 palestras sobre segurança no trânsito em todo o Estado, envolvendo quatro mil profissionais. 
As blitze acontecerão no dia 29 de setembro, das 9h às 12h, nas principais vias públicas urbanas e rurais do Estado, com forte atuação na Capital. As palestras educativas têm como público estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas e acontecem durante toda a semana.
No dia 25, encerramento da SNT, O Detran/RS promoverá, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, três apresentações da peça Exército dos Sonhos, da Fundação Thiago Gonzaga, para estudantes do Ensino Médio.

Nenhum comentário: