quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ELEIÇÕES

Os mesários da 44ª ZE estão recebendo treinamento e material de seção durante esta semana:
- Nos dias 10 e 11 foram treinados os presidentes de seção e 1º mesários de Santiago (266 mesários ao total).
- No dia 12 foram treinados os
presidentes de seção e 1º mesários de Itacurubi (32 mesários ao total).- No dia 13 serão treinados os presidentes de seção e 1º mesários de Capão do Cipó (30 mesários ao total).
- No dia 14 serão treinados os presidentes de seção e 1º mesários de Unistalda. (22 mesários ao total).

Os mesários restantes, outros 350 com a função de 2º mesário e secretário dos 4 municípios da 44ª ZE, receberão orientação daqueles que tiveram treinamento presencial ou farão treinamento virtual via internet no site do TRE.

No total, auxiliam a justiça eleitoral como mesários, escrutinados, administradores
de prédio, oficiais de justiça e motoristas 832 pessoas. Destes, aproximadamente 50% são voluntários.
Candidatos
Todos os candidatos a prefeito e vereador dos 4 municípios da 44ª ZE estão com seus processos de registro de candidaturas julgados. A cituação de cada candidato pode ser consultada no site do TSE.

Propaganda Irregular
Atualmente não tramita nenhum processo de propaganda irregular na 44ª ZE. Dos 3 processos protocolados, todos já foram julgados.


Carga de Urnas
A partir do dia 19 de setembro até o dia 01 de outubro inicia-se o processo de Geração de Mídias e Carga de Urnas para a eleição. Este processo será fiscalizado pelo Ministério Público Eleitoral, OAB, partidos políticos e coligações.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dúvidas mais comuns dos eleitores:

Qual documento preciso apresentar para votar?
    Para votar o eleitor deverá apresentar o documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista), sendo facultativa a apresentação do título eleitoral. Importante, ao contrário de eleições anteriores a 2010, somente portando o título eleitoral o eleitor NÃO poderá ser habilitado a votar.

Até quando posso obter a segunda via do título eleitoral?
    Para obter a 2ª via do seu título eleitoral, deverá se dirigir, preferencialmente, ao seu respectivo Cartório Eleitoral, até 27/09/2012, portando documento oficial de identificação (pode ser carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou CNH). O novo documento será emitido na hora.

Como justificar ausência as urnas no dia da eleição?
    Para efetuar a justificativa o eleitor deverá comparecer, no dia da eleição, aos locais destinados ao recebimento das justificativas com o formulário de Requerimento de Justificativa preenchido, munido do número do título de eleitor e de documento oficial de identificação.

Horário de funcionamento do cartório eleitoral de Santiago:
Segunda a Sexta das 12 as 19 horas. Sábados, Domingos e Feriados das 14 as 19 horas.
Rua Pinheiro Machado, 2382 - Centro - Santiago        Telefone: 3251 2307

Nenhum comentário: