quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ocupação da Assembleia e aprovação do fim do imposto de fronteira estiveram entre os temas tratados
Renato Annes - MTE 4146 | Agência de Notícias - 18:07-11/09/2013 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Frederico e Edegar foram dois dos parlamentares que se manifestaram nessa tarde
Durante o período das Comunicações da sessão plenária dessa quarta-feira (11), o deputado Paulo Odone (PPS) fez uma avaliação dos acontecimentos e das providências tomadas ontem, durante a ocupação da antessala da presidência da Casa por integrantes do Bloco de Lutas e do Cpers-Sindicato. Condenou os métodos usados pelo referido Bloco de Lutas - de ocupações, depedração do patrimônio público e de falta de orientação política – estranhando que o Cpers tenha nele se escorado para criar um fato político. E elogiou as tratativas do presidente da Casa, deputado Pedro Westphalen (PP), bem como os de outros parlamentares presentes, na ocasião, que culminaram com a marcação de uma audiência entre o governador Tarso Genro e os manifestantes e a desocupação do Palácio Farroupilha.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) também parabenizou presidente Pedro Westphalen pela mediação entre governo e manifestantes. Ainda comentou sobre o balanço das finanças do Estado até agosto desse ano, em que o governo acumulou um déficit orçamentário de mais de R$ 1 bilhão, superando o déficit de 2012, do mesmo período, que foi de R$ 732 milhões. Estes números, conforme a deputada, alertam para a responsabilidade de os parlamentares analisarem o próximo orçamento com muita cautela. “Aqui foram aprovados empréstimos, porque acreditávamos que tudo o que era prometido iria acontecer; mas os números, até 31 de agosto, não apontam bons resultados”, asseverou. 

O deputado Miki Breier (PSB) fez um relato sobre o projeto “Curta na Educação”, que tramita na Assembleia, voltado para os jovens das escolas, por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Associação Nacional de Escolas Católicas.

O deputado Alexandre Postal (PMDB) parabenizou o Farrapos Rugby Clube, de Bento Gonçalves, que ontem recebeu da Assembleia, por requerimento de sua autoria, a Medalha da 53ª Legislatura. O Farrapos já detém os títulos de tetracampeão gaúcho de rugby; campeão da Copa do Brasil de 2010 e único clube gaúcho no Campeonato Brasileiro da categoria.

O deputado Frederico Antunes (PP) destacou a aprovação do fim do chamado “imposto da fronteira", ontem, com a aprovação de decreto legislativo que teve origem em requerimento de sua autoria, e pediu a inserção, nos Anais da Casa, do editorial do “Correio do Povo” de hoje, a respeito do assunto. Noutro pronunciamento, constestou a afirmação do deputado petista Raul Pont de que o ato de votação do decreto legislativo pelo fim do “imposto da fronteira” pelo Parlamento foi demagógico.

O deputado Heitor Schuch (PSB) destacou manifestação que está sendo comandada pela Fetag sobre o crédito fundiário. “Há uns 11 meses não há liberação de recursos para esse setor”, observou. Também congratulou-se com a administração e comunidade de Vera Cruz pela condição de município do Estado com melhor desempenho no crescimento do valor adicionado fiscal no ano passado.

O deputado Raul Pont (PT) manifestou sua opinião sobre a votação do fim do “imposto da fronteira” através da aprovação de decreto legislativo, na tarde de ontem, criticando o comportamento “hipócrita” dos deputados oposicionistas durante a  votação, os quais, segundo o petista, à época do governo Yeda Crusius, aprovaram o referido imposto. Destacou também a inconstitucionalidade da matéria ontem aprovada.

O deputado Raul Carrion (PCdoB) também se referiu à “incoerência” dos deputados que apoiaram o fim do imposto da fronteira, o qual aprovaram a matéria quando da gestão do governo Yeda Crusius. Lamentou pelos prejuízos que a medida ontem aprovada vai trazer ao Rio Grande do Sul. Também lembrou o assassinato, há 40 anos, de Salvador Allende, ex-presidente chileno, com a cumplicidade do governo norteamericano e, inclusive, do brasileiro, durante o golpe militar de 1973 naquele país.

O deputado Cassiá Carpes (PTB), um ano antes das eleições e um ano e meio antes de encerrar o seu mandato, anunciou nesta quarta-feira que não mais concorrerá nas eleições de 2014 - nem pelo PTB e nem por outro partido – em razão do atual quadro da política brasileira.

O deputado Aldacir Oliboni (PT) classificou como positiva a notícia de que Porto Alegre poderá ter o 3º Polo Naval do Estado, o qual poderá operar já no primeiro semestre de 2014, com a produção de material para as plataformas de petróleo de Rio Grande.

O deputado Edegar Pretto (PT) comemorou a divulgação, pela  Fundação de Economia e Estatística – FEE, de crescimento do PIB do Rio Grande do Sul de 15% no último semestre. Segundo o petista, este índice dá um indicativo de que, no semestre, o RS cresceu 8,9%, acima do crescimento da China, que foi de 7,6%, no mesmo período. E destacou a política acertada do governo Tarso Genro em prol do desenvolvimento gaúcho.

Nenhum comentário: