terça-feira, 24 de setembro de 2013

De 25 a 01 de outubro acontece a 15ª Semana Municipal do Idoso de Santiago.Na próxima quarta-feira, 25, às 19 horas, sessão comemorativa ao Dia do Idoso na Câmara de Vereadores.Antes, as 14 horas serão realizadas palestras sobre Qualidade de Vida na terceira Idade, nos bairros Vila Rica e Santiago Pompeu.No dia 26, no Clube Sete de Setembro, a partir das 13h30min – abertura oficial da Semana do Idoso com momento ecumênico através das igrejas Missionária Cristo está Voltando e Católica; homenagem à professora Enadir Vielmo pelos serviços prestados como coordenadora da semana municipal do idoso, por 14 anos e palestra – Terapia Ocupacional – com o psicólogo Christian Belaguarda Ribeiro e apresentações artísticas pela escola municipal Heron Ribeiro. A partir das 15 horas, apresentação da fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sorteio de brindes, baile e chá de confraternização. No mesmo dia estarão sendo realizados encontros no Cras Delci Viero Ruivo e nas Unidades de Saúde dos Bairros Vila Nova, Monsenhor Assis, Riachuelo e São Jorge. No dia 27, a partir das 13h30min, no Clube Sete de Setembro momentos de dinâmicas, apresentação de corais, de esquetes teatrais e chá de confraternização. Na Escola Municipal Silvio Aquino, às 14 horas – 2ª Gincana dos Avós; no ESF Carlos Humberto – Terceira Idade em Ação e no Parque Zampereti – 2º Encontro – Bem Viver na Melhor Idade.
  No dia 30, às 14 horas será realizada a tarde Festiva junto ao Asilo Santa Isabel. Dia 01 de outubro, a partir das 14 horas, no Clube Sete de Setembro momento ecumênico e posteriormente atendimento de serviços de saúde, pelo Hospital de Caridade e Exército Brasileiro, dia da beleza, sorteio de brindes e baile.A Semana Municipal do Idoso é uma realização da Prefeitura de Santiago, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Lions Clube, além de dezenove colaboradores e com apoio dos veículos de imprensa de Santiago.
  A presidente do Conselho Municipal do idoso, Maria de Fátima Ribeiro, destacou a importância da participação de todos nas atividades que também contarão com a integração das escolas, afirmando que procurou visitar os educandários com intuito de divulgar a programação, pois a chamada " melhor idade" tem como aliada a experiência de vida que pode ser dividida com a geração atual. Destacou também a participação dos clubes de serviço e os demais parceiros na elaboração e efetivação das ações.
    A Semana Municipal do Idoso foi instituida através do Projeto de Lei 014/99 de autoria do então vereador do PSDB, João Batista Bitencourt Borges. Como idealizador do primeiro grupo de idosos, que na época se reunia no Centro Social Urbano, Batista justificou o projeto levando em consideração a salutar convivência entre idosos e seus pares, de forma contínua e sistemática, o que, sem dúvida, propicia o resgate automatico de sua autoestima e a superação das dificuldades trazidas pelo decorrer dos anos.
  Atualmente, João Batista Borges am recordar sua iniciativa de instituir a Semana Municipal do Iodoso, obervou que Santiago é uma cidade que já privilegia ações de resgate da cidadania desta público. Colocou que a convivência entre os idosos é fundamental, "mas a integração com a comunidade é um valor intrínseco de importantíssima relevância a ser buscadado de maneira incessante."
   Os programas atuais voltados aos idosos estão presentes em várias instituições, como Centro Cultural - Aureliano de Figueiredo Pinto e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de seus projetos, levando qualidade de vida e integração. Semanalmente acontecem os bailes com repetido sucesso, onde são escolhidos o rei e a rainha da terceira idade. Até mesmo na escolha da Garota Balneário de Ernesto Alves, que ocorre durante a promoção - Sai da Toca - na abertura do verão, representantes da " melhor idade" também estão entre as concorrentes, de acordo com a faixa etária prevista.

Nenhum comentário: