quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


SEXO NÃO TÃO FRÁGIL ASSIM
No Dia Internacional da Mulher, a engenheira Sibylle Muller mostra
a força da feminina no mercado empresarial, até então, dominado pelos homens.

Comemorado no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data que celebra os efeitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pelas mulheres que se manifestaram por melhores condições de vida e de trabalho. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve e fizeram inúmeras reivindicações, resultando na morte de 129 trabalhadoras (trancadas e queimadas vivas).

De fato, força feminina venceu todos os obstáculos e hoje é referência no mercado de trabalho. Dotada de um comportamento totalmente confiante, a mulher além de possuir uma percepção essencialmente diferenciada, detém princípios únicos, por isso elas estão cada vez mais presentes neste cenário e a ascensão feminina pode ser vista em diversos segmentos. No ambiente corporativo, o grande diferencial é que elas conseguem agregar sensibilidade no dia a dia empresarial.

Um grande exemplo de mulher que conquistou o seu lugar ao sol por méritos próprios e se tornou uma empreendedora de sucesso é Sibylle Muller, engenheira civil e Mestre em Construção Civil, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais, pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Universidade de São Paulo (USP), optou, aos 41 anos de idade fundar a AcquaBrasilis, empresa referência no mercado de tratamento e reúso de águas residuárias e de águas pluviais para aproveitamento em fins não potáveis, bem como, de potabilização de águas de mananciais superficiais e profundos.

Ao invés de seguir o rumo natural e se aposentar, Sibylle optou por enfrentar um grande desafio, talvez o maior de todos. Tudo começou quando foi convidada para desenvolver um projeto na área ambiental, mais especificamente, voltada para a parte de remediação de solos contaminados. Durante esse processo, e a convite da empresa que a contratou, Sibylle viajou para a Alemanha para representá-la. A viagem coordenada pelo governo do Estado da Bavária foi uma imersão de três semanas em tecnologias ambientais alemãs de solo, água e ar, com visitas oficiais a órgãos governamentais e empresas.

Com isso, a profissional adquiriu conhecimento e trouxe para o Brasil as principais inovações do segmento, trazendo inclusive, a representação de uma empresa no ramo de tratamento de esgoto doméstico.  Aperfeiçoando-se cada vez mais no segmento e com as viagens para a Alemanha que se tornavam cada vez mais frequentes, a profissional começou a criar uma rede de relacionamento e de parceiros muito interessante.

Desta forma, o primeiro grande projeto da Acquabrasilis aconteceu em Salvador, quando teve a oportunidade de firmar uma parceria com a Universidade Federal da Bahia. O projeto tinha como objetivo captar e tratar o esgoto da Escola Politécnica da Universidade para reúso. Para isso, foi necessária a construção de uma infraestrutura de tanques para a instalação de rotores AcquaCiclus, junto ao prédio da Escola Politécnica da UFBA. O processo demorou cerca de dois anos, e gerou a primeira série de dados de monitoramento de uma ETE acadêmica para reúso de esgoto doméstico. Com isso, Sibylle já se sentia privilegiada, uma vez que contribuiu de forma significativa para a criação de trabalhos acadêmicos.

Tempos depois, a tecnologia importada da Alemanha pela Acquabrasilis já estava presente em diversas construções, e a empresa conquistava dia a dia, concorrências significativas no setor. Com a adesão do mercado nacional sobre projetos de reúso de água e aproveitamento de água  pluvial para fins não potáveis e potabilização de águas de mananciais, a diretora da AcquaBrasilis começou a desenvolver e adaptar os sistemas às diversas necessidades dos seus clientes brasileiros, apresentando projetos customizados e compatibilizados com os projetistas hidráulicos, arquitetos, paisagistas e outros técnicos envolvidos em grandes projetos.

Saiba mais sobre a AcquaBrasilis
Com tecnologia desenvolvida na Alemanha adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis é hoje, referência de atuação no mercado de reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.

Nenhum comentário: