sábado, 23 de fevereiro de 2013


Na próxima reunião do Conselho Permanente, que será realizada entre os dias 6 e 8 de março, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentará o subsídio “Hora da Família” para 2013. O texto, cujo tema de 2013 é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”, é utilizado em todo o Brasil para encontros e reflexões.
“O tema deste ano é um dos temas mais importantes para a família que quer ver os filhos crescendo em sabedoria, estatura e graça como o evangelho fala de Jesus (cf Lc 2, 52)”, menciona o presidente da CEPVF, e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.
Ainda de acordo com dom Petrini, esta é mais uma edição do subsídio “Hora da Família”, especialmente preparado para a Semana da Família que acontece no mês de agosto e que se realiza em todas as (arqui) dioceses do Brasil. “Vamos todos juntos rezar e promover a família e todas as suas dimensões em especial nos relacionamentos entre pais e filhos”, disse.
A publicação “Hora da Família 2013” oferecerá sugestões de celebrações que envolvem os membros da família em ocasiões comemorativas, cantos, além de orientações sobre Associações de Famílias, e ainda terá a relação dos endereços eletrônicos de toda a organização da CEPVF.
“A Hora da Família 2013, no ano da fé e em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude propõe ser um valioso instrumento para o relacionamento pai e filhos, principalmente na transmissão educação da fé cristã”, destacou o assessor da CEPVF, padre Wladimir.

O zelo apostólico com a família cristã é uma das marcas do pontificado do Papa Bento XVI. Esta preocupação vem sendo demonstrada, por diversas vezes, em suas homilias, pronunciamentos e catequeses. Em visita “Ad Limina Apostolorum”, com os Bispos do Brasil, realizada no período de setembro de 2009 a novembro de 2010, o Papa exortou sobre a necessidade do cuidado com as famílias brasileiras que passam por momentos de seduções relativistas.
Durante a visita dos Bispos brasileiros do Regional 1 (CE) e Nordeste 4 (PI), em 25 de setembro de 2009, o Papa Bento XVI fez um pronunciamento no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde falou da importância da “família assentada no matrimônio”.“Os vossos relatórios e nossos colóquios individuais tocavam repetidamente esta situação de assédio à família, com a vida saindo derrotada em numerosas batalhas; porém é alertador perceber que, apesar de todas as influências negativas, o povo de vossos Regionais Nordeste 1 e 4, sustentado por sua solidariedade fraterna, continua aberto ao Evangelho da Vida”.
O Papa pediu aos bispos que cuidem das famílias: "Para ajudar as famílias, vos exorto a propor-lhes, com convicção, as virtudes da Sagrada Família: a oração, pedra angular de todo lar fiel à sua própria identidade e missão; a laboriosidade, eixo de todo o matrimônio maduro e responsável; o silêncio, cimento de toda a atividade livre e eficaz. Desse modo, encorajo os vossos sacerdotes e os centros pastorais das vossas dioceses a acompanhar as famílias, para que não seja iludidas e seduzidas por certos estilos de vida relativistas, que as produções cinematográficas e televisivas e outros meios de informação promovem".
Unido aos Bispos do Brasil, o Santo Padre concedeu uma bênção ao povo brasileiro, o qual chamou carinhosamente de "amada Nação". "Trabalhai com inteligência e com zelo; não poupeis fadigas na preparação de comunidades ativas e cientes da própria fé. Nessas se consolidará a fisionomia da população nordestina segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Tais são os meus votos que corroboro com a Bênção Apostólica que concedo a todos vós, extensiva às famílias cristãs e diversas comunidades eclesiais com seus pastores e todos os fiéis das vossas diletas dioceses"
O encontro com o Sucessor de Pedro denominado de visita “Ad Limina”, o Papa acolhe os pastores das Igrejas Particulares, ou seja, das Dioceses e Arquidioceses. É uma oportunidade dos Bispos apresentarem ao Santo Padre informações a respeito das esperanças, alegrias e dificuldades da Igreja Universal, buscando conselhos e diretivas sobre os problemas do próprio rebanho.
Os textos dos pronunciamentos realizados pelo Papa Bento XVI aos Bispos do Brasil e saudações dos Presidentes dos regionais ao Papa, em visitas Ad Limina, de 2009 a 2010, podem ser adquiridos através da publicação “Visitas Ad Limina Apostolorum”, das Edições CNBB. Mais informações: www.edicoescnbb.com.br

A Pastoral da Aids do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), realizou no período de 15 a 17 de fevereiro, no Convento Madre Regina em Petrópolis (RJ), o Retiro anual para os Agentes e Coordenadores da Pastoral da Aids.
Este ano o retiro tratou do tema “Jesus Cristo Encarnado”, ministrado pelo padre Marcos Belizário Ferreira de São Conrado (RJ).
De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Aids no Rio de Janeiro, Geral Paiva, a participação do padre Marcos “foi muito importante pois apontou sempre para o fortalecimento espiritual na pastoral, em família e na sociedade”. E acrescentou destacando que “”esses dias de retiro foi muito bom para impulsionar a Pastoral da Aids na arquidiocese do Rio de Janeiro e fortalecer a importância do trabalho pastoral para nós e para nossos irmãos que nos espera”, disse.
Estiveram presentes no retiro as dioceses de Niterói, Duque de Caxias, São João de Meriti, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: