quarta-feira, 13 de novembro de 2013



O Departamento de Cultura de São Francisco de Assis divulgou nesta semana a programação da Semana da Cultura 2013 que vai acontecer de 16 a 24 de novembro com diversas atividades, como: oficinas, painéis, exposições, apresentações artísticas, homenagens, cinema, diálogos culturais e espaços destinados ao incentivo à leitura.

Dia 16 de novembro – sábado
Cavalgada do Passo em 23.
Organização: Fernando Witt e Bernardo Ribeiro Martins
14h00 – Fixação do marco inicial (Passo do Catarina) e pronunciamento de autoridades; 17h00 – Mateada na Praça Cel. Manoel Viana com atrações musicais e recepção aos cavalarianos participantes; 18h00 – Inauguração do Monumento “Cruz Missioneira” em homenagem aos combatentes de 1923; 20h00 – Jantar-show com lançamento do DVD de Mauro Moraes no CTG Pedro Telles Tourem.

Dia 17 de novembro – Domingo
Local: Anfiteatro Prof. Sebastião Moreira Oliveira
20h00 – Sessão Especial de Cineclube Querência do Bugio com o filme “A morte não marca tempo” com o saudoso José Mendes.

Dia 18 de novembro – segunda-feira
Local: Anfiteatro Prof. Sebastião Moreira Oliveira
19h00 – Entrega da Comenda Tyrteu da Rocha Vianna, instituída pelo Departamento de Cultura a entidade homenageada em 2013.
20h00 – Apresentações da 1ª Mostra Cultural “Escola Fazendo Arte”.

Dia 19 de novembro – terça-feira
Local: Anfiteatro Prof. Sebastião Moreira Oliveira
19h00 – Painel “O Turismo local: Desafios e Perspectivas para o município”. Palestrante convidada: Lavínia Siqueira, turismóloga.
20h00 – Noite dos Segmentos Culturais: Entrega do título Destaque Cultural 2013 a quem se destacou no ano, conforme avaliação dos representantes dos Fóruns Setoriais de Cultura. Lançamento de livros, apresentações de Ballet, Danças Tradicionais, Capoeira, Hip Hop, Jazz, dentre outros.

Dia 20 de novembro – quarta-feira
Local: Casa de Cultura Tyrteu da Rocha Vianna (Rua Pinheiro Rocha, 438)
09h30 – 1ª Mostra da Cultura Gaúcha com oficinas: Preparo do Chimarrão, Os nós de Lenço, Favos de bombacha, Danças Tradicionais e Dia da Consciência Negra.
Haverá ainda, Exposição de Pintura em tela sob a coordenação do Museu Cônego Hugo.

Dia 21 de novembro – quinta-feira
Local: Praça Independência
20h30 – Arte Cine SESC – Cinema ao ar livre. Exibição do longa-metragem “Meu Pai é Figurante” com Dedé Santana. Gênero: Comédia.

22 de novembro – sexta-feira
Local: Casa de Cultura Tyrteu da Rocha Vianna
Manhã e Tarde – Dia da Leitura com participação de livreiro convidado e autores que estarão realizando sessões de autógrafos e dialogando com alunos da rede pública de ensino.

Dias 23e 24 de novembro – sábado e domingo
Local: Anfiteatro Prof. Sebastião Moreira Oliveira
Manhã, Tarde e Noite – Oficinas de Teatro, Dança e Circo do Instituto Estadual de Artes Cênicas para alunos devidamente inscritos. Instrutores: Fernando Faleiro, Sandra Loureiro e Patrícia Sachet.

FOTO Logomarca da Semana da Cultura



02 – Município prepara homenagem a Tyrteu Rocha Vianna

Tyrteu Rocha Vianna foi o nome escolhido pela administração municipal para a Casa de Cultura que está sendo implantada pelo município de São Francisco de Assis. A partir do dia 20 de novembro, a Casa estará aberta servindo de sede para o Departamento de Cultura que planeja instalar nela, os memoriais da Revolução de 1923 e do Querência do Bugio, além de reservar espaço para o acervo “Berço da Literatura Rio-grandense” com obras de autores assisenses.
A inauguração oficial do novo espaço de promoção da Cultura acontecerá em 2014 com a inauguração simultânea destes memoriais.
Segundo o diretor de Cultura, Herton Couceiro, a homenagem a Tyrteu representa um resgate da história e uma alusão a quem realmente tanto fez pela Cultura do município, do estado e do país. "Estamos fazendo justiça por reconhecer todo o talento deste filho assisense e seu legado", observou o diretor.

Tyrteu é citado em todo o Brasil e é referência internacional. Foi um poeta de vanguarda e pioneiro de rádio amador, considerado pela crítica como um dos mais dotados ou o poeta mais modernista do início do século XX, no Rio Grande do Sul.
Por ser alguém muito culto e poliglota, era chamado por Getúlio Vargas, de quem ganhou a confiança, para traduzir mensagens em várias línguas, tendo sido convidado para ser embaixador do Brasil, no Japão.
“Saco de Viagem”, seu único livro serviu de referência à obras sucessoras, como de Oswald de Andrade, explorando o humor, direcionado à política local e linguagem regional do gaúcho.

FOTO Casa de Cultura Tyrteu Rocha Vianna


03 – A Corte do Carnaval 2014

São Francisco de Assis já está preparando um grande carnaval para o ano de 2014 com desfiles de escolas de samba e no domingo, dia 10 de novembro, realizou a festa de escolha das rainhas adulta, juvenil, infantil e rei momo para compor a Corte do Carnaval.
Vinte concorrentes disputaram os títulos e com ginásio lotado, baterias afinadíssimas, lindas fantasias e uma disputa acirrada, os jurados Rodrigo Neres, Drean da Costa, Fernando Quadros, Michele Martins e Marcos Monteiro chegaram a decisão final e apontaram os escolhidos:
Rei Momo: Anaurelino dos Santos "Niko" (Imperadores do Samba Assisense)
Rainha Adulta: Érica dos Santos (Mocidade Independente de São Francisco)
Rainha Juvenil: Jéssica Carvalho (Asas da Liberdade)
Rainha Infantil: Morgana Sisti Pazini (Imperadores do Samba Assisense).
Diversas autoridades estiveram presentes no evento: prefeito Horácio Brasil, diretor de Cultura e secretário interino de Turismo e Desporto Herton Couceiro, secretária de Educação e Cultura Edy Elaine Bittencourt, secretário de Agricultura e Abastecimento Divando Nemitz, presidente da Câmara de Vereadores Antônio Érbice, vereadora Sônia Nemitz, presidente da Unesfa Fátima Brum, dentre outros.
Apesar da forte chuva, a comunidade assisense atendeu ao chamado e lotou o ginásio para assistir ao grande espetáculo de cultura popular que começa dar o tom do quanto o Carnaval de São Francisco de Assis vem crescendo com força total.

Nenhum comentário: