segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Afonso Hamm trata do projeto de implantação do Controle Biológico da Mosca das Frutas

11112013162657.jpgO deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) esteve reunido, em Brasília, com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès e o diretor executivo, Moisés Albuquerque. O encontro teve como objetivo debater sobre o andamento do projeto para implantação do Centro de Controle Biológico da Mosca das Frutas (Anastrepha Fraterculus) – MOSCASUL, que será instalado em Vacaria. A possibilidade de indicação de emendas para alocar recursos orçamentários à EMBRAPA para o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Controle Biológico também foi tema da reunião.

Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, desde o início abraçou a proposta e junto com as lideranças do setor apresentou o projeto aos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, da Agricultura, Antonio Andrade Ferreira e ao presidente da Embrapa, Mauricio Lopes. O projeto será implantado em três fases: três anos para pesquisa e desenvolvimento; três anos para expansão e a validação dos resultados obtidos na Fase I e o último período será para aplicação comercial com produção massal de agentes de controle biológico e mosca estéreis (Parceria Público/Privada).

Produção

A produção brasileira de maçã atualmente está concentrada nos três estados do sul com ênfase para as regiões serranas do RS e SC. Além da maçã outros cultivos frutícolas são de extrema importância sócio-econômica para a região e entre eles: pêssego, ameixa, laranja, bergamota, uva, amora, framboesa, mirtilo, frutas nativas (cereja-do-rio grande, guabiroba e goiaba-serrana). Todas essas frutas são fortemente infestadas pela mosca-das-frutas, cujos danos podem chegar a 100%. Existem cerca de 50 mil famílias de produtores rurais envolvidos na produção que direta ou indiretamente são afetados pelo ataque da praga.

Neste sentido, a proposta de implantação da Biofábrica é para efetivar o controle biológico. “Estima-se que somente na produção brasileira de maçã, as perdas causadas pela mosca-das-frutas superam 25 milhões anualmente, entre perdas por danos e custo da aplicação de inseticidas”, lamenta Hamm ao relatar um exemplo entre os produtores de pêssego da região de Pelotas, que já não encontram mais alternativas para o controle desta praga. Esta região responde por cerca de 90% da produção de pêssego enlatado do Brasil, sendo que mais de oito mil empregos diretos e indiretos estão ameaçados pelo fechamento das indústrias.



Situação das obras do estádio Beira-Rio é apresentada aos deputados da Comissão de Turismo e Desporto

11112013155530.jpgAs informações sobre as obras no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, que será palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014, no Rio Grande do Sul, foram repassadas na manhã de segunda-feira, dia 11, durante uma visita técnica dos representantes da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados. Estavam presentes: o presidente da Comissão, deputado Valadares Filho, o vice-presidente da CTD, deputado Afonso Hamm e o deputado Darlei de Deus. A programação integra as ações da CTD que cumpre roteiro em todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

A comitiva foi recepcionada pelos coordenadores das câmaras temáticas de estádio, Ricardo Nunes, e de Cultura, Eliana Cunha, do Comitê Gestor da Copa RS (CGCopa). Também estava presente na reunião, a especialista em Tecnologia de Informação do Sport Club Internacional, Carla Ritter.

Na oportunidade, Carla apresentou um relatório aos visitantes sobre a situação das obras e o desenvolvimento da modernização do Estádio Beira-Rio. Também afirmou que o estádio do Sport Clube Internacional ficará pronto até o dia 31 de dezembro deste ano.

O aproveitamento de todo espaço dos estádios pós-copa, envolvendo as áreas de e cultura, turismo e qualificação profissional também foram temas debatidos na reunião. Carla relatou que diversos setores da economia se qualificaram por meio do Pronatec Copa. No período da tarde, a comitiva seguiu visita no Aeroporto Internacional Salgado Filho, para verificar o andamento das obras e os preparativos para receber milhares de turistas.

Nenhum comentário: