segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Estado

Lançada campanha para autodeclaração de raça/cor no SUS

Durante o evento também foi apresentada a Linha de Cuidado de Saúde Integral às pessoas como Doença Falciforme
Durante o evento também foi apresentada a Linha de Cuidado de Saúde Integral às pessoas como Doença Falciforme - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
O Governo do Estado, junto com a Secretaria Estadual da Saúde, lançou na manhã desta quinta-feira (14), a campanha pela autodeclaração de raça e cor no Sistema Único de Saúde (SUS) e da Linha de cuidado de Saúde Integral às pessoas como Doença Falciforme. O evento foi realizado no Palácio Piratini – Salão Negrinho do Pastoreio, em Porto Alegre-RS.
Com o slogan " Declare seu amor à sua mãe, avó, avô, pai, ancestralidade. Declare sua Raça/Cor!", a campanha tem por objetivo conscientizar a sociedade gaúcha, principalmente os profissionais de saúde sobre a importância da autodeclaração dos usuários da rede pública de saúde, no ato da notificação sobre o quesito raça/cor nos documentos e bancos de dados do SUS. Essa informação no cadastro de cada usuário é necessária para  formatação de dados epidemiológicos mais eficientes para o processo de implementação da Política de Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário estadual da Saúde Ciro Simoni disse que mais uma vez o Governo do Estado mostra sua disposição para implementar ações  siginificativas para a saúde da população negra. O secretário informou que 80% das comunidades quilombolas do RS já possuem Estratégia de Saúde da Família(ESF).
O Vice-governador Beto Grill salientou o permanente compromisso do Governo com o trabalho que está sendo desenvolvido na Secretaria Estadual da Saúde a partir das demandas do povo negro. "O Governo tem orientado todas as secretarias para que, de maneira transversal,  discutam  e dêem atenção às questões do povo negro", frisou.
O evento contou também com a participação da secretária de Políticas Afirmativas da Presidência da República,(Sepir), Ângela Maria Nascimento, do presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) , José Vellinho, da diretora do departamento de Ações em saúde (DAS), Sandra Fagundes, lideranças do movimento negro e alunos de escolas do bairro Restinga.
De acordo com a coordenadora da Estadual da Saúde da População Negra do RS, Mirian Alves, a campanha faz parte do Programa de Educação Permanente de Combate ao Racismo Institucional que desde março está sendo implementado por meio da capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Básica.
Segundo ela, assuntos como o racismo na instituição pública de saúde, a necessidade da declaração de raça/cor e a prevalência da doença falciforme estão sendo debatidos em cidades pólos das Coordenadorias Regionais de Saúde(CRS) incluindo os visitadores do Programa Primeira Infância Melhor(PIM) Estratégia de Saúde da Família em Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiros. "Com a distribuição dos materiais informativos queremos massificar a idéia  de que o trabalhador de saúde precisa perguntar ao usuário para que este se autodeclare no quesito raça/cor", afirma .
Para a implantação da Linha de Cuidado a Saúde Integral às Pessoas como Doença Falciforme, está garantida pela secretaria estadual da Saúde a regionalização do atendimento especializado, ampliando o número de hospitais contratualizados para atender os portadores. Além do atendimento antes realizado somente no Grupo Hospitalar Conceição e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a partir de agora estão habilitados o Presidente Vargas em porto Alegre, o São Vicente de Paula em Passo Fundo, o Hospital Universitário de Rio Grande e o Universitário de Santa Maria. Também está incluida toda a Hemorrede do Rio Grande do Sul no atendimento clínico hematológico.
Já a Atenção Básica vai funcionar como porta de entrada para a linha de cuidados, com o diagnóstico clínico e encaminhamento via Coordenadoria Regional de Saúde para o serviço especializado. Atualmente o RS tem cerca de 600 portadores de Doença Falciforme cadastrados. Esta doença é hereditária, prevalente na população negra e resultado de uma modificação genética. Apresenta como principais sintomas, anemia crônica, icterícia, inchachos nos punhos e tornozelos e crises dolorosa em ossos músculos e articulações.

Nenhum comentário: