segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Placas de demarcação proporcionam maior segurança a surfistas e pescadores
Foto destaque

As placas que delimitam o espaço para a prática de surf e pesca no litoral gaúcho estão agradando profissionais e amadores. A iniciativa inédita da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) utiliza padrões internacionais, com as sinalizações informando os locais de pesca, surfe e áreas destinadas aos banhistas (escape), em toda a extensão que vai de Torres a Quintão.

Conforme o salva-vidas da praia de Imbé, soldado Gabriel Campos Chaves, a delimitação para as áreas de surf e pesca foi fundamental para a melhoria das condições das atividades, assim como as áreas de escape. "O trabalho ajudou e o pessoal respeita, a área de escape está localizada antes da boca do rio, onde antes aconteciam muitos salvamentos. No mar de nordeste os surfistas entravam e caíam bem no local de boca do rio, não conseguindo sair. A placa indicativa de escape hoje representa a segurança do surfista, que olha de dentro do mar e vê que ali é uma área onde ele poder sair sem pegar a corrente do rio", destacou.

"Facilitou a questão da segurança do surfista, o pescador hoje respeita a sua área não colocando a rede em áreas em que o esporte é praticado, já que antes amadores colocavam anzol e caniço na área de banho e surf. O surfista também deve respeitar sua área, principalmente para a questão de segurança e preservação da vida. A iniciativa é extremamente positiva, principalmente no inverno quando o perigo da rede é maior", disse o analista de sistemas, Alexandre Oliveira Pires, que há 30 anos pratica o esporte na praia de Imbé.

Para o aposentado Hugo Leivas, adepto da pesca amadora há mais de 40 anos, a segurança é a melhor garantia para a prática dos dois esportes. "A demarcação é importante porque assim cada um faz o que gosta de forma mais tranquila e certamente mais segura, sem um prejudicar o outro. O anzol pode fazer um ferimento leve ou mais grave, e o surfista na maioria dos casos é a vitima", ressaltou.

Foram instaladas no Estado 162 placas e a parceria com os municípios litorâneos é de controle e manutenção dos sinais. O investimento da Corsan agrega as ações de segurança do programa Verão numa Boa.

Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Nenhum comentário: