quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dr. Fábio Cardoso lista a importância desse líquido para nossa saúde e Lidiane Barbosa culinarista funcional nos ensina a preparar as águas saborizadas que prometem muito mais que apenas hidratar
Beber bastante água por dia é um hábito muito saudável o ideal é consumir, no mínimo, 2 litros por dia. Por isso, Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva, longevidade, antienvelhecimento e médico desportista listou alguns benefícios desse líquido que vão motivar qualquer um aumentar o consumo enquanto a culinarista funcional Lidiane Barbosa nos dará receitas para transformarmos essa água em saborizadas e funcionais algo bem mais atrativo e nutritivo. Confira:
Cerca de 70 a 75 % do nosso corpo é constituído por agua. Barata e livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo.
A função deste líquido em nosso organismo é bem ampla, por isso Dr. Fábio Cardoso listou abaixo alguma de suas ações benéficas:
1. A adequada hidratação garante um bom volume de sangue, responsável pelo transporte de nutrientes para as células e eliminação de toxinas, prevenindo fadiga, queda de concentração, cefaleia e tontura. Com o sangue mais fluído a água facilita a absorção de sais minerais e vitaminas principalmente as do complexo B , que são hidrossolúveis ,promovendo uma pele mais viçosa, cabelos mais brilhantes e unhas saudáveis.
2. Sistema digestivo: a água auxilia na produção de enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo garantindo uma boa digestão e absorção de nutrientes, hidrata as fibras dos alimentos, aumentando o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento intestinal.
3. Regulação da temperatura corporal: durante a realização de exercícios e no verão a transpiração aumenta, como mecanismo fisiológico de resfriamento do corpo. A água regula a temperatura do corpo ao absorver e liberar calor pela produção e evaporação do suor.
4. Função renal: a água facilita o trabalho de filtragem pelos rins, eliminando toxinas e diminuindo o risco de aparecimento de infecções urinárias e cálculos (pedras).
5. Olhos: a quantidade e qualidade adequadas das lágrimas (liquido lacrimal) oferecem uma maior proteção contra infecções por vírus e bactérias.
6. Saúde dentária: a água é importante para a produção de saliva, facilitando a mastigação e reduzindo os resíduos alimentares A escovação dentária tendo como aliada a quantidade ideal de saliva diminui o risco de aparecimento de cáries.
7. Peso: o centro da fome e da sede se encontram na mesma estrutura cerebral chamada de hipotálamo. Portanto muitas pessoas confundem a sensação de sede com a de fome. Garantindo uma boa hidratação a tendência é que se ingira uma quantidade menor de comida podendo auxiliar na manutenção ou até a perda de peso. Ingerir água gelada é melhor ainda, pois o organismo deverá aquecê-la para sua posterior absorção e isso exige um gasto calórico.
Toda vez que entramos num processo de dieta ou redução de peso o organismo tende depois de um período a reduzir o metabolismo, quando é feita uma hidratação adequada conseguimos manter esse metabolismo ativado. Quando desidratados diminuímos nosso metabolismo porque todo processo energético celular e de troca ele depende de hidratação adequada, se não tiver hidratação correta deixaremos de perder peso.
8. Articulação: a água combina-se a moléculas viscosas para formar fluídos lubrificantes para as articulações.

Porém mesmo com todos esses aspectos positivos para algumas pessoas beber água ainda é um verdadeiro desafio o que no verão e em dias secos pode ser bem prejudicial à saúde.
Para nos ajudar com esse problema a culinarista funcional Lidiane Barbosa nos ensinará receitas de águas saborizadas ou aromatizadas.
Como nos explica Lidiane água saborizada ou aromatizada é uma água mineral acrescida de sabor característico de frutas. Uma ótima saída para o verão e principalmente para que m não tem o hábito de tomar água por achar nosso tesouro “sem graça”.
Importante sempre lembrar que se trata de uma água com sabor. E não de um suco aguado.

Receita 1
Limão siciliano, alecrim e carambola:
Suco de ½ limão siciliano
1 ramo de alecrim
½ carambola cortada em fatias de 2 centímetros
1 litro de água filtrada
Lave e higienize as frutas e o alecrim
Acrescente o suco do limão siciliano na água.
Acrescente as fatias de carambola e o ramo de alecrim.
Levar a geladeira.
Essa água deverá ser consumida em até 3 horas devido ao amargor do limão.
Função:
Além de desintoxicar purificando o organismo, alto teor de vitamina C aliviando assim problemas respiratórios.
O alecrim também chamado de erva da alegria, combate a tosse, gripe e asma, equilibra a pressão arterial, melhora dores reumáticas e contusões, dentre outros.

Receita 2
Frutas vermelhas, hortelã e cravo da índia:
½ xícara de mix de frutas vermelhas – mirtilho, morango e framboesa
1 ramo de hortelã
1 colher de chá de cravo da índia
1 litro de água filtrada
Lave e higienize bem as frutas e o ramo de hortelã.
Acrescente a água as frutas, o ramo de hortelã e o cravo da índia.
Levar a geladeira.
Função:
As frutas vermelhas tem alto poder antioxidante, protegendo assim contra os efeitos do envelhecimento.  Além disso possue ações anticancerígenas, melhoram a visão, melhoram a flora intestinal, estimulam a memória dentre outros benefícios.

Receita 3
Tangerina e cardamomo:
½ tangerina
2 canelas em pau
1 colher de café de semente de cardamomo
1 litro de água filtrada
Lave e higienize a tamgerina.
Tire os gominhos e os acrescente à água.
Acrescente a canela em pau e as sementes de cardamomo.
Leve à geladeira
Função:
O cardamomo produz um agradável efeito aromático. Além de aliviar os problemas digestivos, seu odor é canforado, quente e penetrante. Usa-se também para aliviar problemas urinários

Receita 4
Pepino e hortelã:
1/3 de pepino japonês cortado em fatias finas
1 ramo de hortelã
1 litro de água filtrada
Lave e higienize bem o pepino e hortelã.
Corte o pepino em rodelas bem fininhas.
Coloque as rodelas de pepino na água e acrescente o ramo de hortelã.
Leve à geladeira.
Função:
O hortelã ou menta é uma das plantas mais utilizadas em todo mundo. Funções : calmantes, respiratórias, digestivas, sanguíneas depurando o sangue.

VOCÊ SABIA QUE:
A. quando se sente sede o corpo já está desidratado!
B. segundo a Política Nacional de Alimentação para bebês até 6 meses o leite materno já é suficiente. A partir dos 6 meses a introdução de água é recomendada. Na adolescência 500 ml a 1 litro / dia.
C. O corpo de um adulto gasta em média 2 litros de água. Ele varia dependendo da estrutura corpórea, tipo de exercício físico, atividades durante o dia, o clima em que mora, grau de umidade, altitude, tipo de vestimenta, circulação sanguínea da pele, etc.
D. Um parâmetro para saber se estamos hidratados é a avaliação da coloração da urina, quando clara ao longo do dia significa que a hidratação está adequada. 

Nenhum comentário: