quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Museu do Futebol vira boteco para lançamento de livro sobre futebol organizado por Ruffato

No próximo dia 06 de fevereiro, a Editora DSOP transformará o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em um verdadeiro boteco para marcar o lançamento de seu novo livro Entre as quatro linhas – Contos sobre futebol. O evento tem início às 19 horas e é aberto a todos os interessados

A obra é uma antologia de quinze contos de grandes autores da literatura nacional, organizada pelo autor Luiz Ruffato, um dos principais nomes da literatura nacional. As histórias abordam um tema de grande relevância em nossa sociedade, mas que, até então, tinha tido pouco destaque no mundo literário, que é o futebol.

Assim, nada mais correto do que, além da noite de autógrafos, seja montada uma estrutura diferente dos lançamentos literários, remetendo ao mundo da bola e aos longos debates em volta de uma mesa, servindo cerveja, caipirinha e comidinhas de bar para os participantes.

Sobre a obra

Entre as quatro linhas que delimitam o palco futebolístico, estão guardadas histórias, emoções e uma paixão que virou característica reconhecida mundialmente como do povo brasileiro.

O amor pelo futebol norteia o enredo dos contos escritos por um time de peso da literatura contemporânea, Mário Araújo, Fernando Bonassi, Ronaldo Correia de Brito, Eliane Brum, Flávio Carneiro, André de Leones, Tatiana Salem Levy, Adriana Lisboa, Ana Paula Maia, Tércia Montenegro, Marcelo Moutinho, Rogério Pereira, Carola Saavedra, André Sant’anna e Cristovão Tezza, que entram em campo sob a direção audaciosa do capitão Luiz Ruffato.

Ruffato, organizador da obra, dribla as convenções e coloca literatura e futebol no mesmo time, apostando no orgulho nacional como tema central de contos selecionados cuidadosamente, que expõem todo o sentimento guardado nesse universo. Torcedor, jogador, juíz, mídia, construção e desconstrução dos mitos, a poética relação com a bola, aproximação e distanciamento familiar, a angústia e o encanto repousam em belas e inesperadas narrativas que trazem à tona o mais humano dessa relação, tornando um livro acessível e interessante tanto para os amantes da bola quanto para os apaixonados por boas histórias.

O livro vem suprir uma lacuna na literatura brasileira, já que o tema tem sido injustamente rejeitado e não recebe um olhar literário adequado há muito tempo, segundo o organizador. “Os personagens da nossa prosa de ficção, de maneira geral, transitam num nível da sociedade em que o futebol é ignorado como manifestação coletiva – ou por ainda carregar a pecha de agente de alienação ou por pertencer a um universo que pouco frequenta a nossa ficção, o ‘povo’”, destaca Ruffato.

Entre as quatro linhas – Contos sobre futebol é uma forma de conhecer o Brasil por meio de uma de suas maiores paixões, o futebol!

Sobre o organizador

Luiz Ruffato é autor de Eles eram muitos cavalos (2001, lançado também na Itália, França, Portugal, Argentina, Colômbia e Alemanha), De mim já nem se lembra (2006, também lançado em Portugal e no prelo na Itália), Estive em Lisboa e lembrei de você (2009, também lançado em Portugal, Argentina e Itália) e da pentalogia Inferno provisório, composta por Mamma, son tanto felice (2005, lançado também na França, México e Alemanha), O mundo inimigo (2005, lançado também na França e México), Vista parcial da noite (2006), O livro das impossibilidades (2008) e Domingos sem Deus (2012, também lançado em Cuba). É autor ainda da coletânea de poemas As máscaras singulares.
 
Copyright © 2014 DSOP Educação Financeira, All rights reserved.
Você está recebendo este email por ser um contato da DSOP.

Our mailing address is:
DSOP Educação Financeira
Av. Paulista, 726 - cj 1210
Sao Paulo, SP 01310-910
Brazil

Nenhum comentário: