sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

agas

Projeto Verão Agas 2014 chega a Xangri-lá
Assim como em Cidreira, receitas da
Orquídea são um dos destaques
Depois de receber 228 veranistas nas oficinas de Quintão e de registrar bom público nos dois primeiros dias de Cidreira (onde a carreta segue até este domingo), o Projeto Verão Agas chega a Xangri-lá, de 22 a 25 de janeiro, para seguir o ciclo de oficinas destinadas à capacitação, entretenimento e diversão de veranistas e moradores da região.

Durante todo o veraneio, a carreta estará estacionada em pontos de grande fluxo de pessoas, facilitando o acesso dos veranistas, conforme explica Angelita Garcia, coordenadora de Capacitação da Agas. Em Xangri-lá, a carreta estará estacionada no Estacionamento do Unisuper.

As inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser efetuadas no local dos cursos e palestras. Informações complementares pelo telefone (51) 9861-9626, ou através do e-mail carreta@agas.com.br.. Depois de Xangri-lá, a escola móvel irá a Torres, com cursos de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Confira a agenda de Xangri-lá:
Seminário sobre a NFC-e reúne mais
de 90 pessoas na Capital
Hotel Deville recebeu grande público para eliminar dúvidas sobre a NFC-e
Prevista para estar completamente implantada no varejo até 2016, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi tema de debate em seminário promovido pela Agas nesta quinta-feira (16), no Hotel Deville, em Porto Alegre.

Para eliminar dúvidas de supermercadistas, contadores, profissionais da TI e varejistas em geral sobre a NFC-e, a Associação convidou o coordenador técnico adjunto do Encat e fiscal do tesouro da Secretaria da Fazenda, Vinicius Pimentel de Freitas, para trazer mais detalhes sobre o sistema. Segundo ele, a NFC-e é decorrente da necessidade de padronização e da redução de custos, e do sucesso na Nota Fiscal Eletrônica em todo o Brasil. "Ela será implementada por um pedido do Confaz, e é uma solução eletrônica que dispensa a obrigatoriedade de hardware. Além disso, não existe homologação de hardware e de software na NFC-e, e teremos a participação da iniciativa privada neste projeto", explicou Vinicíus. De acordo com o palestrante, o sistema tornará mais simples e fácil o controle do Fisco sobre empresas e consumidores contribuintes. "Para os contribuintes, será muito prático, já que a ideia é que possam acessar seus cupons fiscais direto a partir de um smartphone", disse.

Já o bacharel em informática e sócio-gerente da KW Informática, Alexandre Carvalho de Leonço, ateve-se à parte prática de implementação da NFC-e nos supermercados. "Em termos de hardware, a única necessidade é uma impressora que trabalhe com QR-Code. Com relação ao software, o importante é que ele tenha segurança e capacidade de armazenamento de no mínimo cinco anos", explicou. Ao final do evento, os 92 participantes do encontro puderam dirimir dúvidas com questões diretas aos dois convidados.
Vem aí o GES 2014
Agas deverá montar três
turmas do GES neste ano
Seis turmas de gestores foram qualificadas ao longo de 2013 pela Agas, e pelo menos outros três novos grupos de alunos deverão ser formados pela entidade, neste ano, para seguir o projeto de capacitação do curso de Gestão em Supermercados - GES.

A primeira turma a ter inscrições abertas é a de Porto Alegre, para a qual os interessados já podem garantir sua vaga. O início do curso na Capital será em 25 de março, com encontros semanais durante seis meses na sede da Agas. Focado em aperfeiçoamento, qualificação e resultados, o GES deverá ter mais duas turmas, com cidades-sede ainda indefinidas.

Para mais informações e inscrições para a turma da Capital, contate pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do endereço eletrônico ges@agas.com.br.
Curso superior: ainda há tempo para inscrições
Nova turma será formada a partir
de processo seletivo
Dedicação, conexão com a internet e vontade de aprender. Estes são os requisitos básicos para os interessados em ingressar no curso superior de Gestão em Supermercados, desenvolvido pela Agas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que está com inscrições abertas para a sua quinta turma.

O projeto desenvolve-se em cinco semestres, com aulas diárias pela internet e apenas um encontro presencial por mês, em Porto Alegre. No ano passado, uma turma do curso formou-se durante a Expoagas 2013, recebendo os diplomas superiores, que têm a chancela do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em solenidade na Fiergs.

Para esta nova turma, as inscrições encerram-se dia 7 de fevereiro, com prova na semana seguinte. Mais informações em www.agas.com.br, ou pelo telefone (51) 2118-5200.
Redes sociais: siga a Agas
no Facebook, Twitter e Instagram
No Instagram, Agas publica fotos e vídeos
Mais de duas mil pessoas ligadas ao setor supermercadista estão acompanhando a Agas nas redes sociais. Além da newsletter Notícias Agas, do site e da Revista Agas, a entidade busca, desde 2012, estreitar o relacionamento com seus públicos também através do Facebook, do Instagram e do Twitter.

O www.facebook.com/portalagas e o www.twitter.com/portalagas são atualizados em tempo real, diariamente, com notícias, bastidores, programações, ações do presidente e outras novidades da Agas, dos seus associados e dos fornecedores.

Os portais sociais da entidade atualizam, ainda, alterações jurídicas em legislações municipais, estaduais e federais - enquanto o www.instagram.com/portalagas relata, em fotos, o cotidiano da entidade e dos eventos que a Associação promove.
Naturale amplia unidade fabril
A Naturale está expandindo sua unidade fabril com a aquisição de maquinário para a criação de mais uma linha de produção de barras de cereais. Com os novos equipamentos, a empresa vai duplicar sua capacidade de produção com o objetivo de atender a forte demanda dos mercados interno e externo.

Atualmente, a Naturale possui um quadro funcional composto por 170 colaboradores e está funcionando com 100% do seu potencial, 24 horas por dia. Parte do aumento de produção foi impulsionado pelo lançamento recente das barras de cereais com sabores inéditos no mercado: 7 Grãos, Granola, Doce de Leite com Cobertura de Chocolate e Doce de Leite.

Com apenas 12 anos de existência e localizada em Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, a Naturale tem desenvolvido produtos com a sua marca e também para marcas próprias de empresas do setor supermercadista, como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Makro, Dia% e Unidasul.
Fruki apresenta o Festival de Verão
em Tramandaí e na Praia do Cassino
SPC abriu série de shows
A Bebidas Fruki, com a Fruki Cola, é a principal patrocinadora do Festival de Verão programado para Tramandaí e Praia do Cassino. São cinco eventos marcados pela diversão, interatividade e presença de personalidades importantes da música.

O primeiro deles aconteceu no dia 4 de janeiro, com a apresentação do Só Pra Contrariar (SPC) e da Turma do Pagode, no Cassino. Na sexta-feira passada, dia 10, a atração ficou por conta de Lulu Santos, que tocou na Arena de Shows do Campo do Praião. No dia 7 de fevereiro será a vez do grupo Sambô. Em Tramandaí, o SPC tocou no dia 2 de janeiro, e no dia 25 a dupla Fernando & Sorocaba estará mostrando a sua música sertaneja.

A expectativa é de que os eventos reúnam, somente na Praia do Cassino, mais de 20 mil pessoas. "O investimento feito em eventos é de extrema importância, pois quando vinculamos nossa marca a promoções respeitadas, com posicionamento e que atingem o consumidor, estamos agindo estrategicamente, possibilitando integração com o consumidor final e mostrando a força e conceito da marca Fruki", destaca o gerente de Marketing da empresa, Julio Eggers.
Florestal apresenta o pirulito Coração Brasil
O Brasil se prepara para sediar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e a Florestal, uma das maiores empresas de doces do País e líder na produção e comercialização de pirulitos planos da América Latina, não pode deixar de participar destes momentos históricos que já estão movimentando o Brasil e o mundo.

No embalo destas grandes festas, a Florestal desenvolveu um pirulito em formato de coração, concebido nas cores verde, amarela e branca. A escolha do nome, Coração Brasil, deve-se a todo o envolvimento emocional que o esporte, principalmente o futebol, gera nos brasileiros.

Este produto faz parte da linha Flopito Coração, conhecida no mercado, com peso individual de 10g. Cada pacote contêm 500g e será preenchido com pirulitos de dois sabores diferentes: limão e abacaxi. Para completar o visual do produto, o palito será listrado com as cores verde e amarela. O visual da embalagem também foi construído com as cores da bandeira nacional.
Minuano comemora recuperação
Marcelo Tozzo, diretor-presidente da Minuano (Foto: Lidiane Mallmann)
A história das empresas que dão certo não é feita apenas de conquistas. Uma prova disso é a Minuano, de Lajeado. Uma das pioneiras do país em exportação de carnes, depois de chegar aos primeiros lugares no ranking de vendas, a empresa amargou uma crise que quase a levou à falência em 2002.

Dez anos mais tarde, com mudança de gestão e foco, voltou a crescer. Hoje, ocupa o 10º lugar no ranking brasileiro de exportação de carnes e é a líder do segmento no Estado. Apesar de ter retomado as vendas ao Exterior, prefere apostar no mercado interno. Fundada por Norberto Jaeger em 1946, a Minuano surgiu como uma pequena fábrica de embalagens de papel e tipografia. Em 1955, mudou de ramo e entrou na avicultura. Na década de 1970, tornou-se uma das maiores produtoras de carnes de aves do Brasil e participou da fundação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), que se tornaria União Brasileira de Avicultura (Ubabef) em 2010. À época, foi uma das primeiras empresas do país a exportar frangos inteiros e em cortes.

Apesar de já ter destinado 70% da produção ao mercado externo em meados dos anos 2000 e voltado a vender bem para o Exterior, a Minuano redirecionou o foco para o mercado interno. Mais do que isso, concentra as vendas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, buscando facilitar a logística e reduzir custos. Outra justificativa é a concorrência, já que o mercado da avicultura é dominado por multinacionais. "Aqui nós somos mais fortes. Por isso vamos investir para recuperar o espaço que a Minu (nome do mascote da empresa e que também batiza parte dos produtos vendidos no mercado interno) tinha, principalmente entre os gaúchos", aponta o diretor-presidente, Marcelo Tozzo.
Fonte: Zero Hora
Frily lança concurso cultural
Até o dia 31 de janeiro, amantes de cães e gatos podem participar do concurso cultural "Eu curto o verão com meu melhor amigo", promovido pela Frily.

Para participar da ação, os internautas devem acessar o site da marca (www.frily.com.br) e enviar uma foto sua com o bichinho de estimação. Os autores das cinco imagens mais criativas e originais serão presenteados com um kit de produtos Frily, selecionados de acordo com a espécie (cão ou gato). O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro através do site.

A Frily, marca da Fröhlich, conta com um mix de mais de 35 produtos que atendem animais de pequeno, médio e grande porte.
Centro de Inovação e Tecnologia da GS1
Brasil recebe equipamentos
João Carlos Oliveira, presidente da GS1 Brasil
Falta pouco para entrar em operação o Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, construído junto à nova sede da entidade, em São Paulo. Com inauguração prevista para o primeiro trimestre, o local começa a receber os equipamentos que permitirão conferir as soluções em automação propostas pela associação.

Entre as novidades, está o sistema cartésio, um transelevador fundamental para atender a grandes locais de armazenagem e movimentação de cargas. Este modelo é o primeiro a ser instalado no Brasil, e as peças chegam da Itália e da Alemanha nos próximos dias, segundo a Cassioli, fabricante do equipamento.

O modelo do Centro de Inovação e Tecnologia inspira-se no Knowledge Center, da Alemanha, construído para treinamentos e que tem como diferencial a experiência interativa que auxiliará as empresas brasileiras na hora de decidir sobre a implementação de projetos que aperfeiçoem seus processos. "A atualização tecnológica é hoje uma das principais aliadas das companhias, que poderão ver como tudo funciona na prática", destaca João Carlos de Oliveira, que preside a GS1 Brasil e a Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas). A GS1 Brasil investe em uma nova sede com o objetivo de atender à crescente demanda de associados, melhorar a infraestrutura de eventos e modernizar as instalações da entidade, e passará a atender os associados na rua Henrique Monteiro, 79, bairro Pinheiros, na capital paulista.
Cooperativa Vinícola Garibaldi dá início à vindima
Expectativa é colher 18 milhões de quilos de uva
A Cooperativa Vinícola Garibaldi dá início, nesta semana, à sua vindima. A expectativa é que seus cooperados colham em torno de 18 milhões de quilos de uva, quase três milhões a mais do que em 2013. O crescimento, de acordo com o enólogo Gabriel Carissimi, se deve tanto ao aumento de produtividade como das vendas da empresa.

As primeiras uvas a serem colhidas são as da variedade Chardonnay e serão destinadas à produção dos espumantes. "A qualidade desta uva está muito boa, devido à brotação uniforme e às condições climáticas dos meses de novembro e de dezembro", destaca o enólogo. A expectativa da cooperativa em relação à safra também é de crescimento em relação a 2013, bem como qualidade semelhante. "No ano passado, tivemos uma safra muito boa, quando o índice de maturação fenólica das uvas ficou bem acima do índice da safra 2012, o que proporcionou vinhos de bom teor alcoólico e, consequentemente, bem estruturados; com elegância ao paladar", relembra o enólogo.

A expectativa é que a colheita se estenda até a segunda quinzena de março. Para garantir a qualidade das uvas de seus cooperados, a vinícola desenvolve um programa de melhoria contínua junto à produção. Assim, os agricultores associados são acompanhados desde a implantação dos vinhedos até a classificação das uvas no momento da entrega à cooperativa. "A remuneração da uva começa a ser caracterizada no modelo de plantio, o que estimula a produção de uvas de qualidade", esclarece Carissimi.
Curtas
Dinda - A Dinda Alimentos renovou seu patrocínio ao site da Agas. A empresa é especializada em pães e salgados congelados.

Eckart - O Instituto Eckart trará a Porto Alegre, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, o professor doutor Juan Ventura, de OVideo/Espanha, que abordará com exclusividade para 40 participantes entre outros temas, quais as estratégias das empresas europeias e das maiores multinacionais do mundo para enfrentar as mudanças de mercado e consumo que ocorrerão nos próximos anos. Inscrições e informações pelo (51) 3012.9693.

Apras -A Associação Paranaense de Supermercados - Apras informou nesta semana que sua sede mudou de endereço, para a Rua Santo Antônio, 917, em Curitiba/PR.

Arse - Outra entidade a se mudar foi a A Associação Roraimense de Supermercado - ARSE, que foi para a Rua Almero Mota Pereira, Nº 1217, B. Jardim Floresta, em Boa Vista/RR.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Samantha Guerra, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Leandro Corrêa, Leandro dos Santos, Luciano Louzada.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

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