sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AGAS

Após sucesso das primeiras oficinas,
Cidreira recebe o Projeto Verão Agas 2014
Público formou fila para participar
de curso em Quintão
Depois de levar sua programação a Quintão, nesta semana, e de receber grande público nos primeiros cursos, a escola itinerante da Agas estará em Cidreira, de 15 a 18 de janeiro, para seguir o ciclo de oficinas destinadas à capacitação, entretenimento e diversão de veranistas e moradores da região.

Trata-se do Projeto Verão Agas, que percorrerá seis praias do Litoral Norte. Na programação, desenvolvida sempre entre quartas-feiras e sábados em cada destino, haverá temas como culinária, preparação de coquetéis, espaço para crianças e dicas de como eliminar insetos.

Para viabilizar a iniciativa, a Associação conta com o apoio dos supermercadistas da região, além dos patrocínios da Ades, Orquídea Alimentos, Set Inset e Laticínios Tirol. Serão seis oficinas em cada balneário, e a programação obedecerá sempre ao mesmo cronograma. As inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser efetuadas no local dos cursos e palestras. Informações complementares pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do e-mail cursos@agas.com.br. Depois de Cidreira, a escola móvel irá a Xangri-lá, com cursos de 22 a 25 de janeiro.

Confira a agenda de Cidreira:
Seminário gratuito aborda adequação à
Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor
Evento na semana que vem terá Vinicius Pimentel de Freitas no comando
A próxima quinta-feira (16) será qualificação e eliminação de dúvidas para varejistas, contadores e profissionais de TI de todo o Estado. Buscando esclarecer pontos sobre a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e), que será obrigatória às empresas em um futuro próximo, a Agas convocou especialistas no tema para debater este assunto junto à comunidade supermercadista.

O evento será comandado pelo coordenador técnico adjunto do Encat e fiscal do tesouro da Secretaria da Fazenda, Vinicius Pimentel de Freitas, e terá, ainda, a participação do bacharel em informática e sócio-gerente da KW Informática, Alexandre Carvalho de Leongo, abordando as questões técnicas da implantação.

Com início marcado para as 14 horas, o encontro ocorrerá no Hotel Deville (Av. dos Estados), 1909, e as vagas são limitadas à capacidade da sala. Informações e inscrições pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail eventos@agas.com.br.
Último mês de inscrições para o curso superior de Gestão em Supermercados
Turma formada em 2013 recebeu diplomas na Expoagas
Mais de 20 profissionais do varejo já garantiram sua inscrição no processo seletivo do curso superior de Gestão em Supermercados, uma realização da Agas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul criada em 2009 para qualificar, com diploma reconhecido pelo MEC, gestores de supermercados de todo o RS com um curso promovido à distância, pela internet.

Como o curso só demanda um encontro presencial mensal, é ideal também para vendedores do setor que não dispõe de tempo para frequentar uma faculdade e estão em busca de mais conhecimento. A última turma formou-se em agosto passado, durante a Expoagas, em cerimônia na Capital que consagrou cinco semestres de estudos de 8 gestores.

A nova turma será formada em 2014, com início das aulas previsto pra março - as inscrições para o processo seletivo encerram-se dia 7 de fevereiro, e a prova será realizada dia 15 do mesmo mês. Informações pelo (51) 2118-5200. Inscrições abertas em www.agas.com.br.
Balanço: vendas de Natal crescem 9%
nos supermercados gaúchos
Pequenos presentes e churrasco puxaram resultado acima do esperado
As vendas recordes de carnes para churrasco, flores, panetones, aves e pequenos presentes nos últimos dias resultaram em um crescimento de 9% nas vendas deste Natal, nos supermercados gaúchos, em relação à mesma festividade do ano passado. O resultado superou a previsão de 7% de crescimento apontada pelos supermercadistas em pesquisa realizada em outubro, segundo informações do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

O grande destaque da véspera do Natal foram as carnes para o churrasco do dia 25, com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Longo, este comportamento de compra mostra que os gaúchos estão dando mais importância para o convívio familiar. "Além disso, os preços dos cortes para churrasco acompanharam a inflação do período, sem grandes altas, devido à desoneração dos impostos federais pelo Governo", lembra Longo.

Mais de 6 milhões de caixas de bombons foram vendidas pelo setor, um crescimento de 25% em relação ao Natal de 2012. Este foi o produto mais vendido pelos supermercados na véspera do Natal, dia 24. Outro destaque, as pequenas cestas de presente, com valor máximo de R$ 20,00, registraram incremento de 30% nas vendas. "Estimamos que um em cada três presentes deste Natal tenham sido adquiridos nos supermercados no RS, devido à conveniência de comprá-los junto com os itens para a ceia, às opções de baixo valor, à proximidade de casa e às facilidades de pagamento", destaca Longo. A ocorrência do Natal em uma quarta-feira, ao contrário do ano passado (quando o dia 25 de dezembro caiu em uma terça), possibilitou aos gaúchos um dia a mais para realizarem as suas compras para a ceia natalina.
No Ano-Novo, crescimento foi de 5%
Os supermercados gaúchos encerram 2013 com motivos para comemorar. Depois de atingirem um crescimento de 9% nas vendas de produtos para o Natal, as empresas do segmento alcançaram um incremento de 5% nas vendas, na semana anterior ao Ano-Novo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Longo, o calor registrado nos últimos dias contribuiu decisivamente para o resultado, que também foi puxado pelo crescimento populacional, pelo pleno emprego e pelo aumento das reuniões em família neste final de ano. "Neste mês de dezembro, os supermercados gaúchos receberam em média 3% mais clientes que em 2012", lembra Longo.

Para os supermercados do Litoral Norte, a migração recorde de cerca de 35% dos gaúchos para as praias resultou em um crescimento médio de 10% nas vendas de Ano-Novo em relação à mesma festividade do ano passado. Para as empresas das demais regiões do Estado, a estratégia foi antecipar a exposição e as promoções de itens típicos para a festa da virada, como lentilha, carne suína e outros produtos. O item mais vendido na semana anterior ao Réveillon foi a cerveja, ainda que o produto tenha registrado um crescimento de apenas 5% nas vendas em relação ao Ano-Novo de 2012.

A água mineral, com crescimento de 30% nas vendas, foi outro destaque, seguida por produtos como refrigerantes (+8%), frutas (+15%) e sorvetes (+20%). Os cortes suínos de carne, com incremento de 5% nas vendas, e os espumantes, que cresceram 15%, foram os dois produtos mais vendidos nesta segunda e terça-feiras imediatamente anteriores à festa da virada de ano. "97% das 4,8 milhões de garrafas de espumantes vendidas pelos supermercados gaúchos foram produzidas no RS, e o crescimento foi puxado sobretudo pelos moscatéis", destaca o presidente da Agas.
Supper Rissul inaugura no Shopping Gravataí
Hortifrúti é um dos destaques da nova loja
No dia 20 de dezembro, mais um supermercado Supper Rissul abriu suas portas, desta vez em um shopping center de 30 mil m², o recém-inaugurado Shopping Gravataí. Localizada na RS-30, a Filial 58 oferece aos clientes mais de 1,5 mil m² de área de vendas, com nova e moderna comunicação visual interna e externa, restaurante e cafeteria, banheiros para clientes, estacionamento do shopping, ar condicionado, adega, grill, padaria e açougue, além de contar com todas as áreas de produção e manipulação de alimentos.

Todos os espaços foram pensados e distribuídos de forma que o cliente possa ter ao realizar suas compras uma experiência agradável e prática, desde boa visualização dos produtos localizados de maneira ordenada, até a finalização da sua compra no caixa.

A principal característica do Supper Rissul em suas 42 lojas se estende à nova loja em Gravataí: um supermercado próximo, com características de atendimento amigável, com pessoas interessadas em bem servir.
Nestlé aposta na radiofrequência para agilizar distribuição de produtos
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, estratégia logística é fundamental. A Nestlé resolveu investir na tecnologia RFID (sigla em inglês para a radiofrequência) como forma de agilizar a distribuição de lácteos em todo o território nacional.

O novo centro de distribuição da DPA - joint-venture formada pela Nestlé e a cooperativa neozelandesa Fonterra, inaugurado no dia 16 de dezembro em Araras, interior de São Paulo, permitirá essa agilidade e também que os produtos cheguem às prateleiras com prazo de validade mais amplo. "As principais empresas do mundo estão usando RFID em implementações de grande escala para melhorar a eficiência, aumentar a visibilidade, otimizar estoques e alcançar outros benefícios de negócios significativos", destaca o presidente da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, João Carlos de Oliveira.

O novo CD permitirá um ganho importante para a companhia. Para se ter uma ideia, os produtos produzidos em Araras eram enviados para o centro de distribuição em Cordeirópolis, também em São Paulo, e ao operador logístico da empresa. Eliminada essa necessidade, a empresa deixa a operação mais enxuta e poderá economizar R$ 14 milhões por ano, segundo dados divulgados pela Nestlé. Outro ganho com a radiofrequência diz respeito à capacidade de armazenagem, que aumentou em 50% na comparação com CDs tradicionais. A GS1 Brasil é a entidade responsável pela padronização da tecnologia RFID, que utiliza o do código eletrônico de produtos (EPC), um número único que é usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos.
Uniagro apresenta novos rótulos de frutas secas
A linha de frutas secas em potes da Uniagro ganhou novos rótulos, desenvolvidos pela Duas Designers.

O conceito trabalhado pela agência foi o de passar, através da arte do rótulo, cuidado e carinho. "Escolhemos esse layout porque ele remete a latas antigas, caseiras, da casa da avó, onde os alimentos são guardados com amor e cuidado", diz Carol d'Ávila, designer responsável pela criação.

A linha de frutas secas da Uniagro tem mais de 20 variedades, como damascos, uvas, tâmaras, ameixas, figos, nozes, amêndoas, castanhas e avelãs.
Abras e GS1 levam empresários para NRF nos EUA
Viagem inicia neste fim de semana
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a GS1 Brasil, levará empresários e executivos do setor varejista para a 103ª edição da National Retail Federation (NRF) - maior convenção e feira do varejo mundial -, que acontece de 12 a 15 de janeiro, no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York.

O evento, também conhecido como Retail's Big Show, ou "Grande Show do Varejo", contará com uma área de exposição de 190 mil metros quadrados, na qual expositores de diversas partes do mundo apresentarão as últimas inovações e tendências em produtos, serviços e tecnologias. O roteiro da viagem também inclui visitas a supermercados e centros de distribuição em Toronto, no Canadá.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, é um dos confirmados na comitiva brasileira.
Automóvel zero quilômetro da Languiru foi para associado de Arroio do Meio
Edição 2013 finaliza superando a marca de um milhão de cautelas
Mais do que um dia especial, a última sexta-feira do mês de dezembro de 2013 ficou na história da Cooperativa Languiru. Em sua nona edição consecutiva, a Temporada de Prêmios Languiru chegou à marca de um milhão e 150 mil cautelas, 20% a mais que na edição anterior.

Esse recorde foi presenciado por grande público no quarto e último sorteio da campanha, que ocorreu no dia 27 de dezembro, no Supermercado Languiru do Bairro Languiru. O evento teve a participação de associados, colaboradores e comunidade em geral, além do presidente da Languiru, Dirceu Bayer. Outra presença ilustre no sorteio foi da modelo teutoniense Gabriela Markus, a Miss Brasil 2012 e garota propaganda da Languiru, que levou sua simpatia e beleza para o encerramento da promoção.

Quem encerrou o ano de 2013 com carro novo na garagem foi o associado Revaldo Schwarzer, morador de Forqueta Baixa, município de Arroio do Meio, que foi contemplado com um Voyage 1.0 City 0 Km, modelo 2014. Ele recebeu sua cartela no Agrocenter Languiru de Cruzeiro do Sul. Na oportunidade ainda foram sorteados um televisor de Led 42 polegadas e três vales-compras.
Aurora Moscatel é 25 top Christmas Decanter
A Revista britânica Decanter, a mais importante publicação de vinhos do mundo, acaba de lançar sua lista de 25 Top Christmas, com indicações de vinhos de 15 países presentes no mercado do Reino Unido com preço de até 20 libras. O espumante Moscatel da Vinícola Aurora é único vinho brasileiro e o único espumante dessa lista.

Em sua resenha, a Decanter dá 90 pontos ao Moscatel da Aurora e destaca os deliciosos toques frutados desse espumante elaborado com as variedades Moscato Giallo e Moscato Bianco, cultivadas pelos mais de 1000 produtores dessa cooperativa no Sul do Brasil. Em sua edição de novembro, já havia destacado o Moscatel da Aurora como uma das melhores opções no mercado britânico, "com a cara do Brasil", com 90 pontos.

Nessa seleção dos 25 Top Christmas, os vinhos sulamericanos aparecem com mais três indicações: uma do Chile e duas da Argentina. O país com mais exemplares selecionados nessa lista é a França, com sete vinhos, de diferentes regiões. O espumante Aurora Moscatel é o mais premiado da Vinícola Aurora nos concursos internacionais e um dos espumantes brasileiros com mais medalhas em seu portfólio.
Latco Alimentos lança Nosso Coco, produto premium que agrega conceitos de wellness e beleza
A Latco Alimentos lança, nos mercados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Nosso Coco, água de coco comercializada em embalagens de 200 ml e um litro, nos sabores natural, limão e abacaxi com hortelã. Produto premium elaborado a partir de cocos verdes jovens totalmente brasileiros, apresenta máximo rendimento nutricional, sabor doce e sutil e agrega conceitos de bem-estar, wellness e beleza.

O Nosso Coco é fruto de uma parceria firmada pela Latco Alimentos com a Paraipaba Agroindustrial Ltda. Composto por eletrólitos essenciais e uma grande variedade de nutrientes - incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos -, o Nosso Coco é uma alternativa saudável pala bebidas isotônicas e ajuda a regular a temperatura do corpo, reidratar, acelerar o metabolismo, promover a perda de peso, estimular o sistema imunológico, controlar o diabetes, limpar o aparelho digestivo, melhorar a circulação do sangue e auxiliar no tratamento de cálculos renais.

O Nosso Coco possui certificado de comercialização de produtos orgânicos emitido pelo Instituto de BioDinâmica (IBD), CertificaçãoKosher para comercialização de produtos para comunidade judaica em nível nacional e internacional e em processo de adequação aos requisitos da ISO 22.000.
Vinícola Garibaldi inicia comercialização da linha Acordes
A Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta ao mercado de vinhos sua linha Super Premium Acordes. Os novos rótulos marcam o aniversário de 83 anos da cooperativa, comemorado em 22 de janeiro de 2014, e já podem ser encontrados no Varejo da vinícola, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a preços que variam de R$ 90,00 a R$ 100,00. "Há três anos preparamos esse lançamento como a revelação de uma obra-prima", destaca o presidente Oscar Ló.

A linha Acordes possui dois vinhos de alta qualidade - dois varietais, das uvas Merlot e Chardonnay, e um espumante elaborado pelo método tradicional (champenoise), com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. Sua edição é limitada, são apenas 3 mil garrafas de cada rótulo, e contém exclusivamente uvas colhidas em safras de alta qualidade, cultivadas ao longo dos últimos três anos. "Cada garrafa é única. Elas são numeradas", esclarece Ló.

Os novos rótulos são dedicados ao segmento on-trade, em especial para restaurantes com vocação gastronômica. E as novidades da empresa não param por aí. "Os apreciadores da Linha Acordes terão novas surpresas para 2014", adianta o presidente da cooperativa.
Curtas
Super Nicolini - A empresa Osmar Nicolini & Cia. Ltda. (Supermercados Nicolini) comunicou que a sua denominação social foi alterada para Osmar Nicolini Supermercados Ltda. a partir de 22 de novembro de 2013, permanecendo inalterados os números dos CNPJ, inscrições na Secretaria da Fazenda do RS, endereços e demais dados cadastrais da matriz e filiais.

Amis - Uma das mais ativas entidades supermercadistas do Brasil, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) dará posse, no dia 10 de fevereiro, à sua nova diretoria - eleita para o biênio 2014-2015.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Leandro Corrêa, Leandro dos Santos, Luciano Louzada.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

Nenhum comentário: